APRESENTAÇÃO: Audi Q2 (MY 2016)

- Data de chegada ao mercado português: Outubro 2016

- Típico SUV compacto, segmento em crescimento na Europa

- 3 motores diesel - 1,6 TDI de 116 cv e 2.0 TDI com 150 ou 190 cv - e 3 a gasolina - 1.0 TFSI de 116 cv, 1.4 TFSI de 150 cv e 2.0 TFSI com 190 cv

O Audi Q2 é um típico SUV compacto de 5 portas.

Mede 4,19 metros de comprimento, 1,79 de largura e 1,51 de altura.

Compartilha mecânica, equipamento e algo mais com as outras versões equiparadas do grupo já conhecidas: VW Tiguan e Seat Ateca.

É mais compacto do que o BMW X1 e Mercedes-Benz GLA.

Mede menos 20 centímetros do que o Audi Q3, mas proporciona quase o mesmo espaço para os ocupantes. Apenas a mala tem menos 55 litros de capacidade.

Chega com três motores diesel: 1,6 TDI de 116 cv e 2.0 TDI com 150 ou 190 cv.
A oferta completa-se com três unidades a gasolina: 1.0 TFSI de 116 cv, 1.4 TFSI de 150 cv e 2.0 TFSI com 190 cv.

A versão 1.4 TFSI utiliza o sistema designado "cylinder on demand", que desliga dois dos quatro cilindros em situações de baixa aceleração para reduzir o consumo de combustível.

Todas as versões estão associadas com a uma caixa manual de 6 velocidades ou, em opção, uma transmissão automática de dupla embraiagem S tronic de sete velocidades.

Esta transmissão automática e o sistema de tracção integral permanente quattro são de série com o motor TDI mais potente e o bloco 2.0 TFSI.

O Audi Q2 tem uma capacidade de 405 litros, na média da concorrência.

Rebatendo os encostos dos bancos traseiros o volume aumenta para 1050 litros.

Na lista de opcionais está o portão com abertura e fecho automático e um encostos dos bancos traseiros divididos em três proporções (40:20:40).

Entre os vários sistemas de ajuda à condução possíveis no SUV compacto da Audi, destaque para o “Audi pre sense front”, que reconhece se uma criança atravessa subitamente a rua ou se o veículo que segue à frente trava subitamente.

O sistema avisa o condutor e inicia uma travagem automática de emergência, se necessário. A baixa velocidade pode travar o Q2 até à paragem efectiva.

Através do cruise control adaptativo com função Stop & Go e assistente de trânsito, o Q2 mantém uma distância do veículo à frente de forma autónoma. Este sistema também assume a direcção em condições de trânsito muito intenso, mantendo a faixa de rodagem até uma velocidade de 65 km/h.

Outro equipamento disponível são o “Audi side assist”, “Audi active lane assist”, reconhecimento de sinais de tráfego, assistente de estacionamento semi-automático, “cross-traffic assist rear”, detector de objecto no ângulo morto, reconhecimento de sinais de trânsito ou o aviso de mudança involuntária de faixa de rodagem.

Como acontece em outros modelos da Audi, o painel de instrumentos do Q2 pode incluir o “Audi cockpit virtual” composto por um vistoso ecrã com mais de 12” que permite exibir as informações em diferentes combinações.

Opcionalmente existe ainda o sistema "Drive Select", através do qual o condutor pode escolher entre vários modos predefinidos de condução ou personalizar o seu próprio estilo. Este sistema modifica o funcionamento da direcção, da transmissão automática e da suspensão adaptativa, caso esteja instalada.

Para os amantes do som, o Audi Q2 pode contar também com o sistema de som Bang & Olufsen Sound System, com 705 watts de potência e 14 altifalantes.

Sem comentários