Oito considerações antes de se fazer à estrada


Na hora de sair de casa e fazermo-nos à estrada é normal sentirmos alguma ansiedade. Muitas vezes traduzida em pressa, costuma levar ao esquecimento de alguns artigos relevantes. Uns quilómetros mais adiante, a vontade de chegar também se costuma traduzir em ignorar boas práticas que visam a sua segurança e a dos ocupantes que consigo viajam.

Para tornar a sua viagem ainda mais memorável, compilámos as 8 considerações mais frequentes a ter, para que possa relaxar ainda mais ao colocar os quilómetros para trás de si.

Óculos de Sol

Um dia chuvoso não é desculpa, e ainda que um pouco de estilo nunca tenha feito mal a ninguém, os óculos de sol cumprem uma importante função. Permitem-lhe descansar a visão do excesso de luz, minimizando ainda a possibilidade de ficar encadeado com o Sol. Particularmente úteis naqueles finais de tarde ou ao nascer do dia, não pesam, ocupam pouco espaço e são um aliado de valor na sua viagem.

Kit de Primeiros Socorros

Colocamo-lo na categoria de “melhor ter e não precisar do que precisar e não ter”. O kit de primeiros socorros é útil quando menos se espera. Situações que aparentam tão inocentes como o fecho de portas, pneus para trocar num furo ou pequenas queimaduras quando tocou em algo que não devia, pedem que tenha pelo menos os artigos mais básicos à disposição.

Verificar os Pneus

Seguramente não precisaria, pois verificou há pouco tempo. A questão é que “há pouco tempo” pode ter sido há meses e a pressão dos pneus alterou-se, pois é algo perfeitamente expetável.

Esta não só é uma questão de segurança, como tem um impacto muito real no consumo do seu automóvel. Além do mais, demora instantes a retificar e não lhe custa um cêntimo!

Considerar uma Paragem

Todos temos aquele familiar que vive longe e se gaba das viagens que efetua praticamente sem paragens. Seja de norte ao sul ou a chegar de outro país, uma paragem oferece inúmeras vantagens, a começar pela segurança de condutor e passageiros. Não é necessário ficar num hotel, pois atualmente existe uma fantástica oferta de alojamento em plataformas tais como a Imovirtual à sua disposição para responder a todas as necessidades.

Pontos de Abastecimento

Se já aderiu à revolução elétrica, esta questão ainda se torna mais pertinente. Aventurar-se por zonas remotas é uma experiência que pode e deve levar a cabo para diversão própria. Garanta que existem pontos de abastecimento suficientes para a rota que planeia levar a cabo e desfrute de cada instante.

Documentos

Ainda que atualmente a tecnologia dê uma ajuda, assegure-se que tem à mão os documentos essenciais presentes no formato devido. Seguro em dia, IUC pago, inspeção feita e identificação pessoal são aqueles básicos de que não quer deixar em casa quando já percorreu centenas de quilómetros.

Faça Uma Pausa

Todos entendemos a ansiedade de chegar o quanto antes. Ainda que o prazer de conduzir estrada fora seja algo que nos move, uma paragem a cada par de horas faz toda a diferença na sua concentração e reflexos. Faça-o numa área afastada da via de circulação, evitando zonas muito remotas onde não se sinta seguro.

Navegação a Toda a Prova

Se o seu automóvel tem GPS incorporado, já tem meio caminho andado (por assim dizer). Caso contrário, os smartphones atuais oferecem alternativas gratuitas e extremamente competentes, às quais pode e deve juntar um apoio competente que não o distraia nem interfira com a condução.

Para todos os casos, pode e deve ter um mapa convencional no porta luvas, pois nenhuma viagem estaria realmente completa sem ele.

Sem comentários