Quer andar de carro elétrico sem pagar?



Está em curso desde Abril e durante seis meses um projecto que disponibiliza uma frota de carros 100% elétricos da Renault a turistas, residentes e profissionais, que podem utilizá-los de forma inteiramente gratuita para conhecer as Aldeias Históricas de Portugal

Até Outubro, quem quiser deslocar-se a partir de Castelo Novo para visitar um dos vários pontos que fazem parte do roteiro das Aldeias Históricas de Portugal pode fazê-lo de carro, sem pagar nada, bastando para isso fazer a reserva de uma das cinco viaturas disponíveis através do site www.aldeiashistoricasdeportugal.com.

Desenvolvido pela Renault Portugal, pela Associação de Desenvolvimento Turístico “Aldeias Históricas de Portugal” e pelo Município do Fundão, a iniciativa “Mobilidade Urbana Sustentável” coloca ao dispor de turistas, residentes e profissionais cinco viaturas elétricas da marca Renault: dois ZOE, um Twingo, um quadriciclo Twizy e um furgão comercial Kangoo Z.E..

Estes veículos podem ser levantados e entregues na aldeia de Castelo Novo, havendo porém um serviço de transfer a partir das estações ferroviárias de Castelo Novo, Alpedrinha e Fundão.

Em cerca de dois meses e meio, a iniciativa contabilizou 13.829 quilómetros de utilização destes carros por parte de turistas, residentes e profissionais. 

Até 30 de Junho, a frota de viaturas de uma das marcas com mais presença histórica na mobilidade elétrica em Portugal rodou 264 condutores, 80% dos quais portugueses, tendo os restantes origem nos Países Baixos, Espanha, Japão, Brasil e Alemanha.

A “Aldeias Históricas de Portugal” é uma associação de desenvolvimento turístico, de direito privado e sem fins lucrativos, criada em 2007, com o objetivo de promover o desenvolvimento turístico da região da qual fazem parte doze aldeias históricas (Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso), distribuídas por dez municípios: Almeida, Arganil, Belmonte, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fundão, Idanha-a-Nova, Meda, Sabugal e Trancoso.

De acordo com esta associação, o projecto-piloto que pretende criar um novo serviço de mobilidade sustentável, de natureza gratuita, dirigido para empresas, residentes e visitantes, com vista a proporcionar alternativas de locomoção mais acessíveis e livres de emissões, pode vir a ser replicado numa das restantes onze aldeias.

Quanto a nós, já sabe: se residir na região ou estiver a passar férias num destes municípios históricos, pode reservar um Renault ZOE, um Twingo, um Twizy ou servir-se de um Kangoo 100% eléctrico, sem custos. Basta para isso fazer a reserva através da página "www.aldeiashistoricasdeportugal.com/?serv=rentacar", indicando as datas de recolha e devolução, bem como a necessidade (ou não) de transporte a partir das estações de Castelo Novo, Alpedrinha ou Fundão.

E se ainda não escolheu o destino de férias, decidir visitar ou simplesmente passar um fim-de-semana numa das regiões mais bonitas de Portugal, este mesmo site também permite encontrar um local para ficar hospedado, para comer uma bela refeição ou simplesmente descobrir uma das várias atividades que estão disponíveis, desde passeios pela natureza a visitas guiadas.

Sem comentários