Três dicas para comprar um descapotável este verão


À medida que o Sol radiante vai brilhando sobre nós, a atração subjacente a um descapotável chique faz-se sentir e de uma forma particularmente amplificada.

Conduzir junto à majestosa costa marítima com o tejadilho recolhido é uma alegria imbatível que só os proprietários de um carro descapotável são capazes de valorizar… a questão é que, tal como acontece com qualquer outro carro, é necessário ter a cabeça no lugar e os pés bem assentes na terra antes de se avançar para a compra, sendo igualmente necessário efetuar uma extensa pesquisa.

É para o ajudarmos nesse sentido que aqui estamos, com três dicas no bolso para partilharmos consigo, de modo a podermos assisti-lo na primeira parte da sua viagem – a aquisição de um descapotável de sonho; já o resto, só a si cabe decidir.

1.        Como escolher o descapotável ideal

Se se questionar em relação a “qual carro usado comprar?”, saiba desde logo que o mercado dos descapotáveis disponibiliza um vasto leque de opções – do luxuoso BMW Série 4 ao icónico Mazda MX-5, existe toda uma pletora destes automóveis para todos os gostos e carteiras.

Ao considerar as suas opções, dê prioridade ao que lhe é mais relevante, independentemente de se tratar de velocidade, conforto, eficiência no consumo de combustível ou prestígio da marca.

É um amante dos clássicos? Talvez um carro usado se enquadre nas suas preferências; o mercado de carros usados é uma verdadeira cornucópia de descapotáveis que têm vindo a envelhecer como um bom vinho.

Não se esqueça apenas de que deve verificar o histórico do veículo e executar uma inspeção mecânica minuciosa antes de tomar a sua decisão final.

2.        Compreenda o mecanismo por detrás do tejadilho

Uma das características que tornam um descapotável único é, sem grandes surpresas, a recolha do tejadilho – algo de concretizável com o simples premir de um botão; contudo, existem diferenças entre tejadilhos flexíveis e rígidos que poderão influenciar em muito a sua experiência com este género de veículo.

Os tejadilhos flexíveis são muito mais leves e monetariamente acessíveis, embora não ofereçam o mesmo nível de isolamento ou de segurança que os tejadilhos rígidos, que, por outro lado, reduzem consideravelmente o nível de ruído e aumentam a sua segurança, apesar de serem mais caros e pesados, o que poderá impactar o desempenho da viatura.

Quer venha a escolher um descapotável com tejadilho flexível ou rígido, não se esqueça de que o respetivo mecanismo deve encontrar-se na melhor das condições; antes de finalizar a sua compra, certifique-se de que experimenta esta funcionalidade mais do que uma vez, de modo a garantir que não surgirão imprevistos posteriormente.

3.        Avalie as condições gerais em que o veículo se encontra

A inspeção geral da viatura que pretende adquirir é simplesmente crucial.

Proceda à aferição do habitáculo e confirme se existem rasgos nos estofos ou desgaste em peças como as pegas das portas ou a manete da caixa de velocidades, já para não falar do tablier e, mais concretamente, do painel de instrumentos, uma vez que a exposição ao ambiente externo é, obviamente, muito maior do que num veículo convencional.

Quanto ao exterior, procure por sinais de ferrugem ou danos de outra natureza, especialmente se tiver um carro usado sob a sua consideração.

Uma inspeção mecânica exaustiva, preferencialmente efetuada por um automecânico de confiança, é essencial de modo a poder evitar quaisquer problemas futuros.

Se estiver a adquirir um carro usado, solicite um histórico detalhado – terá acesso a informação valiosa sobre eventuais sinistros em que o veículo possa ter estado envolvido, intervenções efetuadas e cumprimento do calendário de revisões.

Em conclusão

O prazer de poder conduzir um descapotável com o vento a roçar-lhe o cabelo e o Sol a iluminar-lhe o rosto é simplesmente uma experiência imbatível.

Quer esteja a preparar-se para comprar um descapotável novinho em folha ou usado, estas dicas ajudá-lo-ão no seu processo de tomada de decisão; lembre-se de que a aquisição de um automóvel (particularmente um descapotável) não se prende apenas com utilidade, mas sim com a concretização de um sonho e a criação de memórias indeléveis.

Agora que está prestes a embarcar nesta excitante viagem, não se esqueça de que um carro descapotável é uma questão de afirmação, um símbolo de liberdade e a confirmação de que conduzir é um verdadeiro deleite.

Então, se está preparado para experienciar o entusiasmo de ter um descapotável já este verão, faça favor de iniciar a sua pesquisa; quem sabe se o seu descapotável de sonho não estará disponível apenas a um clique de distância?

Sem comentários