ENSAIO: Seat Ibiza FR 2.0 TDI/143 cv

Um desportivo compacto, elegante e que se revela prático nas alturas em que também é necessário transportar a família. Sóbrio o suficiente para não dar demasiado nas vistas, no entanto, senhor de uma silhueta que se impõe, centraliza atenções, provoca e espicaça os sentidos. Tudo isto é característico da nova geração Ibiza FR. Aqui testado não com a motorização mais potente – essa honra cabe ao motor 1.4 a gasolina, sobrealimentado e com 150 cv – mas com um mais “redondo” e económico bloco diesel 2.0 TDI de 147 cv. Um sedutor cocktail com preços a partir dos 24 mil euros no caso da variante a gasolina.

Andar depressa e bem sem prescindir de algum conforto são premissas do Ibiza FR.
Enquanto modelo utilitário, o Ibiza sempre foi bastante popular em Portugal. Uma política de preços agressiva, linhas simpáticas e um espaço interior razoável contribuíram para que assim fosse. Mas o seu sucesso no nosso País deve-se também, em grande medida, às diversas versões desportivas que conheceu ao longo dos anos. Que, no caso da linha “FR”, concilia e alinha num só conceito o melhor de duas características: conforto e perfomance.

Cómodo…

O Ibiza FR é um desportivo indicado para quem não abdica de alguma comodidade.
Significa isso que conserva intacta a funcionalidade das versões mais familiares, adicionando pormenores específicos de um modelo mais desportivo: bancos desportivos com acabamentos em pele, pedais em alumínio, volante e manete das mudanças em pele, alguma instrumentação, logos e outra decoração própria.
De resto, mantém o equipamento de conforto e a insonorização controlada, sem descurar o acesso facilitado que uma carroçaria de 5 portas permite. Ao invés de uma de três portas (SC - SportCoupé), igualmente disponível na linha “FR”.


… ou desportivo?


A suspensão desportiva e rebaixada ressente-se com as irregularidades do piso. Mas esse é um preço a pagar para ter melhor comportamento quando se deseja andar rápido, curvar depressa e com precisão. E de forma mais segura, não dispusesse esta versão de controlos de tracção com autoblocante electrónico, de estabilidade e de um sistema que facilita o arranque em subida.

Economia…


As jantes especiais de 17 polegadas com pneus de muito baixo perfil (215/40) não ajudam, é verdade, ao conforto. Mas são imprescindíveis para manter na estrada toda a energia de um conjunto que começa a responder, e bem, a partir das 1700/1800 rpm. Mesmo assim, as relações finais da caixa de seis velocidades deste Ibiza FR procuram atenuar os consumos. Talvez por isso, com alguma surpresa, a média final do ensaio não avançou muito além dos seis litros. E, como vem sendo moda, o painel contém uma indicação que aconselha a mudança certa para cada momento da condução.


…ou prestações?

Contudo não nos iludamos em torno de uma vertente mais familiar deste Ibiza. Esta é, assumidamente, uma versão desportiva, com suspensão mais firme e rebaixada e ainda com uma barra estabilizadora mais grossa.
Acessórios como um controlo de tracção específico, que decide electronicamente o bloqueio da roda sem tracção, ou a escolha dos pneus, contribuem decisivamente para o seu desempenho desportivo.
Área em que a marca espanhola apostou fortemente. Tanto assim que houve até uma preocupação na distribuição de pesos. Dado o maior peso dianteiro da versão diesel, a bateria passou a estar alojada na zona da mala. Por conseguinte, a capacidade da mala diminui dos 292 para os 250 litros.

Dados mais importantes
Preço25600 euros (2.0 TDI)
Motores
1968 cc, 16 V, 143 cv às 4200 rpm, 320 Nm das 1750 às 2500 rpm, common rail, turbo, geometria variável
Prestações
210 km/h, 8,2 seg. (0/100 km/h)
Consumos (médio/estrada/cidade)
4,7 / 4,0 / 6,0 litros
Emissões Poluentes (CO2)123 gr/km

Procura automóvel novo, usado ou acessórios? Quer saber mais sobre este ou sobre outro veículo?
Outros modelos SEAT recentemente ensaiados:

Sem comentários