APRESENTAÇÃO: KIA Ceed Sportswagon (MY 2013)

O atraso do lançamento em Portugal da nova geração do Kia Ceed deveu-se inteiramente à vontade do importador nacional querer arrancar a sua comercialização em conjunto com a versão carrinha designada Sportswagon. Há muito de desportivo nesta versão: desde a imagem às características dinâmicas, a par da versatilidade e do espaço interior, naturalmente superiores ao “5 portas”. A capacidade da mala mantém-se expressiva: 528 litros no máximo, dependendo da existência ou não de pneu suplente e das dimensões deste. Quanto a motores não existem novidades e serão os mesmos já anunciados aquando da apresentação da gama ou do novo Hyundai i30. Os preços começam antes dos 19 mil euros.

O texto de apresentação do modelo de 5 portas pode ser lido AQUI e o da versão coupé encontra-se AQUI.
Em resumo, a aposta, em termos de motores, para o mercado português deverá continuar a incidir sobre o bloco diesel 1.6 CRDi com 110 ou 128 cv, apesar de estar presente a mecãnica 1.4 CRDi.
Embora continue a oferecer a mesma gama de motores, transmissões e elementos de chassis do Cee’d de cinco portas, o Cee’d Sportswagon apresenta um aumento do espaço do habitáculo e de carga, agora com funcionalidade reforçada. Com tejadilho, painéis laterais, portas traseiras e porta da mala novos, o Sportswagon está 195 mm mais longo (4.505 mm) e 15 mm mais alto (1.485 mm), enquanto a distância entre eixos de 2650 mm, uma as maiores do segmento C, algo que é comum a todas a variantes Cee’d.
Ver no final deste texto uma tabela mais detalhada com as características mecânica.


Capacidade e funcionalidade da mala

A nova porta da mala, quando aberta, atinge uma altura de 1888 mm para um acesso fácil e desimpedido à área de carga. Além disso, a plataforma de carga é mais baixa e existem novos pontos de fixação da rede divisória de carga. Esta pode agora ser presa numa posição mais avançada, acompanhando o rebatimento do banco traseiro.
A capacidade de carga é 39 por cento superior à do Cee’d de cinco portas (528 litros e 380 litros, respectivamente) com os bancos traseiros direitos e 25 por cento superior com os bancos traseiros rebatidos e o espaço de carga carregado até ao tejadilho (1642 litros e 1318 respectivamente).
Na mala existe tomada de 12 V, calhas e pontos de fixação para melhor acondicionamento da carga. Sob o piso há ainda quatro espaços destinados a pequenos objectos.

Habitabilidade

A linha do tejadilho mais alta permite que o espaço para a cabeça apresente agora um aumento de 21 mm (à frente) e 2 mm (atrás).
O interior beneficia de melhorias relativamente ao nível do ruído e das vibrações e, apesar de manter a mesma distância entre eixos e os mesmos índices de habitabilidade para os passageiros da versão de 5 portas, o ligeiro alargamento das vias acabou por lhe conferir uma atitude mais desportiva e melhor postura em estrada.
Pode ser adquirido com luzes LED de circulação diurna, luzes de viragem fixas (para iluminar o lado da estrada a baixa velocidade) e faróis HID avançados que viram as luzes de médios em função das curvas aumentando a visibilidade do condutor mesmo em condições de condução nocturna.
Do amplo leque de equipamento que garante o máximo de conveniência do condutor, consta também o estacionamento facilitado pelo sistema inteligente de auxílio ao parqueamento. Este é capaz de controlar automaticamente a direcção e efectuar, com toda a segurança, as manobras necessárias de estacionamento paralelo..
A capacidade de reboque é de 1500 kg.
Seguem-se as tabelas com a lista completa de preços para Portugal e as principais características de todos os motores.
Procura automóvel novo, usado ou acessórios? Quer saber mais sobre este ou sobre outro veículo?

Sem comentários