Novo sistema de estacionamento automático da Ford

Basta pressionar um botão a partir do interior ou do exterior do veículo e o automóvel estaciona sozinho! Já imaginou o que é estar fora do seu carro a assistir ao controlo automático da direcção e à selecção da mudança certa para avanço ou recuo do veículo? Parece mágico, não é verdade? Por enquanto não passa de um protótipo, mas a Ford promete que se trata de uma tecnologia que ficará disponível a breve prazo. Até porque o sistema utiliza recursos já existentes e presentes na sua gama de modelos, como a Assistência Activa ao Estacionamento e as transmissões Ford PowerShift. O primeiro modelo a recebê-la deverá ser a próxima geração S-Max. E não se assuste. Se existir o risco de correr mal o comando continua a estar na sua mão…

Denominada “Ajuda Integralmente Assistida ao Estacionamento”, esta tecnologia encontra-se ainda na fase de protótipo. Ela controla a direcção e a selecção de mudança para avanço ou recuo do veículo, comandando autonomamente o estacionamento depois de pressionado um simples botão de um controlo remoto.
O controlo deste sistema tem como base tecnologias actuais da Ford, como a Assistência Activa ao Estacionamento e as transmissões PowerShift da Ford. A transmissão Ford PowerShift é capaz de controlar, de modo electrónico, as passagens de caixa, para a frente e marcha-atrás, sem intervenção directa do condutor.
Cabe à “Assistência Activa ao Estacionamento” efectuar a pesquisa de um lugar com dimensão suficiente e direccionar o automóvel para esse espaço.
A “Ajuda Integralmente Assistida ao Estacionamento” detecta lugares de estacionamento em paralelo a velocidades até aos 30 km/h recorrendo a sensores ultra-sónicos.
Depois do condutor colocar da caixa em ponto neutro, pode activar o sistema pressionando o botão do comando remoto, seja no interior do veículo ou no seu exterior. Deverá manter o botão sempre premido durante a realização da manobra. Isso impede ordens acidentais, podendo dessa forma cancelar ou bloquear o sistema em qualquer altura.
O sistema passa então a controlar a direcção, os avanços e recuos do veículo, a travagem e o direccionamento na manobra do mesmo para o espaço de estacionamento a ocupar.
Um dos primeiros modelos que poderá receber esta nova tecnologia deverá ser a próxima geração Ford S-MAX.
"A ‘Ajuda Integralmente Assistida ao Estacionamento’ poderá ter vantagens adicionais no caso de condutores com mobilidade reduzida, incluindo pessoas com deficiência e idosos, bem como clientes que se deparam, no seu dia-a-dia, com difíceis manobras de estacionamento em ruas estreitas e muito movimentadas.”, refere Paul Mascarenas, Director Técnico e Vice-Presidente de Pesquisa e Inovação da Ford.


-->

Sem comentários