ABC do renting automóvel: ter o carro que quero sem precisar de o comprar

renting automovel

Gosta da ideia de poder ter carro durante algum tempo e só pagar uma mensalidade fixa que inclui todas as despesas importantes da viatura?

Então o renting é a solução para quem não gosta de surpresas! 

O renting automóvel é o equivalente a alugar uma viatura durante um espaço de tempo (*).

Esse tempo pode ser medido em meses e inclui um número máximo de quilómetros, que pode percorrer sem se preocupar com as despesas mais caras que um carro tem, como a manutenção, o seguro ou os pneus, por exemplo.

Mas não só.

Durante um determinado tempo e mediante um valor que é igual todos os meses, o condutor pode usufruir de um carro e das condições incluídas no contrato.

E as condições podem não só incluir as despesas da manutenção normal da viatura e dos pneus, como o seguro, a assistência em viagem, uma viatura de substituição no caso de algum imprevisto, o valor do Imposto Único Automóvel (IUC) e da Inspeção Periódica Obrigatória (IPO), se ela for necessária.

E para reduzir o valor que é pago todos os meses, alguns contratos podem incluir entrada inicial.

Ou seja, por um valor previamente definido, o condutor só tem de se preocupar com as despesas do combustível, portagens, estacionamento, lavagens ou outras do mesmo género.

E estamos a falar de quanto por mês e de que carros?

Uma pesquisa rápida na internet e o leitor vai de certeza encontrar muitas campanhas de renting de várias marcas automóveis ou de gestoras de frota.

As campanhas de renting podem ser diferentes consoante os clientes. 

Há ofertas de renting para particulares, campanhas de renting para empresas e renting para empresários em nome individual.

Ou consoante o tipo de automóvel.


Há ofertas de renting para carros a gasolina ou a gasóleo, campanhas de renting para carros elétricos ou híbridos e até renting para carros usados.

Que outras vantagens o renting oferece?

Uma é poder contar também com um serviço de assistência telefónica, que serve para acompanhar as suas necessidades ao longo do contrato.

Marcar uma visita à oficina, dar apoio em caso de um acidente, ou pagar o IUC da viatura dentro do prazo, são alguns serviços prestados por esta linha de assistência.

Outra é não ter de se preocupar com a venda da viatura depois de a utilizar.

Será que a vou conseguir vender? Quanto vai valer? Vou ter de andar a mostrar a viatura e deixar outras pessoas conduzi-la para saber se querem comprar?

O condutor particular que faz um renting automóvel não tem estas preocupações.

Sobretudo nestes tempos em que parecem existir tantas incertezas.

O mais provável é que lhe perguntem se não quer trocar por um carro mais atual. 

Mas se entender que quer ficar com o carro durante mais algum tempo, o renting tem a flexibilidade de poder negociar a extensão do contrato, por exemplo.

A flexibilidade do renting e o apoio do serviço são duas vantagens que levam tantas empresas e empresários a preferirem esta solução quando precisam de uma viatura.

Mas então com o que é que o condutor deve preocupar-se?

Há uma regra muito importante que quem adquire um carro em renting deve seguir: o carro não é seu.

Exceto se no contrato isso estiver previsto e tenha ficado definido um valor. O que não costuma acontecer.

E o que é que significa "o carro não ser seu"?

Bem, apesar de não ser proprietário, o condutor deve utilizar a viatura como se ela fosse sua.

Tem o dever de cuidar do bem, para o renting ser a melhor solução para ter um carro sem preocupações.

Significa então que o condutor é responsável pela correta utilização, conservação e bom funcionamento do carro.

Que deve assegurar todas as necessidades do carro, não deixando que lhe falte o óleo, o líquido refrigerante, que deve ver a pressão dos pneus regularmente, etc..

Não sabe fazê-lo e a temperatura do motor do carro parece que está alta? É para isso que serve a linha de apoio que vai encaminhá-lo até a oficina mais próxima se isso for realmente necessário.

O condutor tem também de garantir as regras básicas de segurança e tomar as devidas precauções para evitar que a viatura seja roubada ou alvo de vandalismo.

Naturalmente, também conduzir de forma segura e responsável, cumprindo o código da estrada.

Porque a responsabilidade das coimas é sempre de quem conduz e, não havendo identificação, do proprietário do contrato de renting.

Já qualquer anomalia de funcionamento, que não seja devido à utilização incorreta do veículo, está coberta nas condições do contrato. 

Também não é possível fazer alterações estruturais no automóvel.

A menos que aceite adquiri-lo no final do prazo pelo valor proposto, ou que isso tenha ficado acordado no início do contrato, a viatura tem de ser devolvida, quando o contrato acabar, nas condições em que foi entregue.

Exceto, claro, qualquer desgaste normal derivado do uso. Mas isso está tudo esclarecido nos termos do contrato.

Por isso tenha atenção na forma como usa a viatura.

Não só a conduzi-la, como evitando pequenos acidentes que à vezes acontecem quando se fuma dentro do carro, com substâncias que podem entornar e danificar ou manchar os estofos, com cargas que podem arranhar partes do interior do carro, ao transportar animais de companhia... 

E porquê?

Porque, se no início não tiver contratado um seguro que cubra qualquer reparação deste tipo ou outra que seja devido a negligência ou mau uso do carro, a empresa que faz o contrato de renting tem o direito de exigir que o cliente pague a reparação.

Quer saber mais sobre o que é o renting ou que outras vantagens pode oferecer para quem procura mas não quer comprar um carro?

Deixe a pergunta que nós vamos querer responder às suas dúvidas.

(*) O renting automóvel é um serviço de locação ou aluguer de uma viatura. É uma solução que permite dispor para uso pessoal um automóvel durante o prazo estipulado em contrato, geralmente menos complexa do que uma solução financeira que implique a contratação de um crédito bancário. Não dispensa a leitura cuidada dos artigos do contrato   

Sem comentários