APRESENTAÇÃO: Citroën DS 5LS

O novo membro da família DS, a classe mais requintada de automóveis da marca francesa, tem como base o Citroën C4 Lounge, a versão 3 volumes do C4. Produzido e, por enquanto, vendido apenas na China, o DS 5LS inaugura a nova identidade frontal da linha DS, inspirada nos “concepts” Numéro 9 (ler AQUI) e Wild (ler AQUI). Com as curvas voluptuosas e sensuais que caracterizam os modelos do universo DS, o novo membro do clube recorre aos motores THP 160 e THP 200 de injecção directa sequencial, ambos associados a uma caixa de velocidades automática de seis relações. No que toca ao bem-estar a bordo, ele é assegurado por uma das maiores distância entre eixos do segmento C, pelo típico cuidado e luxo da linha DS, por bancos com função massagem integrada e, claro está, por uma elevada dotação de equipamento.

O mercado chinês está a tornar-se bastante importante para a Citroën, onde qualquer pequena subida percentual das vendas equivale a várias na Europa.
Num mercado em contínuo crescimento para carros grandes e luxuosos, a "marca" ajustou-se bem e tem conhecido boa implantação naquele país asiático que, ainda por cima, privilegia o que é produzido localmente. O 5LS será por isso o segundo modelo DS a ser produzido na fábrica de Shenzhen, depois do DS5 e, no decurso de 2014, um SUV será também lançado e produzido na China.
Com 4,70 metros de comprimento, uma largura de 1,84m e uma altura de 1,50m, a silhueta potente e refinada deste carro inaugura uma nova identidade frontal da linha DS, directamente inspirada pelos “concepts” Numéro 9 e Wild Rubis, cujos textos de apresentação são estes: Numéro 9 e Wild. Caracterizada por uma grelha escultural e estatutária, denominada “DS Wings”, ligada aos projectores através de duas asas cromadas, estas formam um apertado arco que traz dinamismo e modernidade à frente do modelo. A grelha, de design específico, ostenta o emblema DS. A assinatura de luz “DRL” em forma de bumerangue complementa esta secção frontal inédita.
Uma assinatura lateral cromada estende-se dos vidros pelo corpo da carroçaria, sublinhando força e personalidade. Além disso, este efeito cromado recorta o vidro lateral traseiro, desenhando, de modo subtil, um “aileron” em forma de tubarão. Ainda na traseira, exclusivas luzes em LED com um anel cromado em seu redor enfatizam o design 3D da iluminação.
Vias largas, associadas a rodas de grandes dimensões, completam e reforçam o seu estilo dinâmico.
Para realçar o design exterior do DS 5LS estão disponíveis nove cores, uma das quais inédita: castanho Nocciola com reflexos cintilantes.

Interior naturalmente refinado

O requinte interior expressa-se através de um verdadeiro posto de condução, único e gratificante.
Foi dado ênfase a materiais nobres e autênticos, como o metal, a madeira e o couro semi-granulado.
Os passageiros são recebidos num universo espaçoso e sofisticado, sublimado pela qualidade das inserções em couro que adornam todo o interior até ao painel de bordo. Anteriormente reservados a marcas de luxo, estes couros destacam-se nos assentos de confecção «bracelet», exclusivos dos modelos DS.
O bem-estar a bordo é fruto da maior distância entre eixos do segmento C (2,71 m), dos bancos desenvolvidos com vista ao conforto (com função de massagem, assento traseiro com encosto inclinado a 29°, apoio de cabeça do tipo avião), por uma atmosfera purificada (ar ionizado) e pelo elevado conforto acústico (sistema Arkamys com HIFI DENON.)
Vários equipamentos facilitam o controlo e a condução: acesso e arranque em modo mãos livres, controlo de ângulos mortos, ajuda ao estacionamento dianteiro e traseiro, câmara de visão traseira.
Inclui também uma completa oferta telemática: ecrã táctil a cores, leitor de DVD e chamada de emergência.
O DS 5LS recorrendo a motores como o THP 160 e o THP 200 de injecção directa sequencial, alimentado por uma bomba de alta pressão, turbocompressor do tipo “Twin Scroll”. Ambos estão associados a uma caixa de velocidades automática de seis relações.


Sem comentários