Campanha de verificação de pneus



Fazê-lo não custa nada, ajuda a zelar pela sua segurança em estrada e, no final, ainda lhe oferecem prémios. Que mais é preciso para o convencer?


A Michelin conta este ano com os apoios da Autoridade Nacional Segurança Rodoviária (ANSR) e da Associação Automóvel de Portugal (ACAP) para mais uma campanha de verificação de pneus que decorre até ao próximo dia 3 de Julho.
Nesta que é a quarta acção do género que a marca promove em Portugal, prevê-se que sejam inspeccionados mais de 300 mil pneumáticos de viaturas ligeiras, de todo-o-terreno e modelos comerciais. Para o fazer, os condutores têm apenas que se dirigir a um dos 92 centros de pneus Vialider espalhados pelo País, onde, ao abrigo da campanha, será verificado gratuitamente o estado geral dos pneus do veículo, a profundidade do piso e a pressão. Para além disso receberão ainda um boné "Podium" da Michelin e um cartão aferidor da profundidade dos rasgos dos pneumáticos.


Maus pneus são causa de acidentes


Não raras vezes menosprezado é mais do que conhecida a existência de uma relação directa entre o estado e a qualidade dos pneus e a segurança rodoviária. Um estudo recente analisou cerca de meio milhão de acidentes com vítimas e constatou que 1571 das viaturas implicadas tinham os pneus em mau estado, resultando daí 200 vítimas mortais.
Para além de despistes motivados pelo rebentamento de pneus, as más condições de aderência (pelo mau estado do piso ou pressão incorrecta), que alteram o comportamento e fazem aumentar a distância de travagem do veículo, são as causas mais comuns dos acidentes verificados.
Um trabalho mais pormenorizado sobre a importância do pneu encontra-se no trabalho que se segue nesta página. Nesse texto, o pneu é dissecado nas várias partes que o constituem e explicado o significado das referências que ostenta na lateral. No final são deixadas sugestões para a sua correcta manutenção.

Sem comentários