Smart Escooter

Smart em 2 rodas


A mobilidade urbana está na ordem do dia e tem sido uma das preocupações principais quer de quem "gere" uma cidade, quer dos fabricantes de veículos interessados em corresponder aos desejos dos seus clientes. Aproveitando o embalo que a marca Smart propicia, e também o desenvolvimento de uma versão eléctrica de 4 rodas, o construtor desenvolveu uma outra viatura de apenas duas, mas que integra toda a tecnologia presente no primeiro, como por exemplo, airbag, ABS e até assistente de ângulo morto. A Smart escooter tem uma velocidade máxima de 45 km/h, é alimentada por baterias de 48 Volts com autonomia para 100 km. Pode ser recarregada em qualquer tomada doméstica entre três a cinco horas.

(A seguir informação mais completa sobre o modelo fornecida pelo fabricante)



Smart escooter – Mobilidade urbana em duas rodas

A smart apresenta mais uma inteligente solução para a mobilidade urbana, um inovador estudo que apresenta as vantagens do smart fortwo electric drive aplicadas a um modelo de duas rodas eléctrico: dimensões compactas, ágil, com elevados padrões de segurança e típica condução smart apoiada por uma eficiente unidade propulsora isenta de emissões. Além das suas inovadoras soluções tecnológicas, a nova escooter convence pelo distinto e notável design e pela fácil manobrabilidade. Outra vantagem é a integração dos smartphones: o smart drive kit app dispõe de úteis funções como o velocímetro ou indicador da autonomia da bateria. Tudo isto se traduz em funcionalidade, sustentabilidade ambiental e diversão de condução. A estreia mundial realizou-se no Salão Automóvel de Paris 2010, dando aos visitantes uma nova perspectiva sobre os veículos de zero emissões da smart.

Annette Winkler, responsável pela Marca smart refere: “Quando os nossos Clientes falam com entusiasmo sobre o seu smart, descrevem um automóvel citadino ideal, manobrável, flexível, seguro, espaçoso, ágil e que proporciona uma condução muito divertida quer em estrada, quer quando se procura um lugar para estacionar.”
No tráfego urbano, a smart escooter será uma inteligente alternativa ao automóvel convencional, com excelente manobrabilidade, exemplar conforto e elementos de segurança pioneiros, incluindo um airbag, sistema anti-bloqueio das rodas (ABS) e Assistente de Ângulo Morto.
Este novo modelo permite à Marca chegar a Clientes de uma classe etária mais jovem, que ainda não possui carta de condução. De referir ainda que o veículo de duas rodas, configurado para a propulsão eléctrica, também apresenta vantagens funcionais e ambientais adequadas à circulação no tráfego citadino.



smart escooter – tudo menos convencional

A primeira impressão que se obtém da smart escooter é a de um design muito próprio baseado num sofisticado e ergonómico conceito. Reflecte a joie de vivre da smart, sendo um refrescante e surpreendente elemento no tráfego urbano. O design da escooter caracteriza-se pelas suas atractivas e desportivas proporções. O seu dinâmico e elegante look é reforçado pela forma das linhas, as quais os designers referem como design “iconic”. A aparência da escooter deve-se a detalhes que realçam o seu elevado valor e aspecto moderno, desde o revestimento do cockpit até às luzes traseiras.
A estrutura de apoio do chassis da escooter está cuidadosamente moldada na célula de segurança tridion do smart fortwo. O quadro em aço e alumínio está revestido por bodypanels totalmente substituíveis, o que comprova a sua equiparação com o modelo automóvel. As luzes de presença melhoram a visibilidade lateral e também servem de indicadores de mudança de direcção.
A smart escooter assegura um verdadeiro impacto em termos de “ver e ser visto” graças à notável tecnologia LED integrada no farol dianteiro, farolim traseiro e na luz de travão.

Semelhança visual com o smart fortwo

A cor branca da smart escooter com contrastes verdes sublinha a sua relação com o smart fortwo electric drive. Em termos de utilização diária, a escooter ostenta claramente os genes do modelo de dois lugares. A sua estrutura não só alberga componentes tecnológicos como a bateria e a electrónica disponibilizando, também, espaço de arrumação adicional para os capacetes.

Condução dinâmica, naturalmente sem emissões

Além da sustentabilidade ambiental, a smart escooter concentra-se na condução. Apesar da sua dimensão compacta, o motor em forma de disco montado no cubo da roda traseira debita 4 kW (5,4 cv). Este transmite a potência directamente para a roda traseira. Outra vantagem é o facto de o motor não ocupar qualquer espaço no chassis, oferecendo assim mais espaço de arrumação.
A escooter atinge uma velocidade máxima de 45 km/h. É alimentada por um conjunto de baterias de iões de lítio de 48 Volts. Graças à capacidade da bateria de 80 Ah, é possível atingir uma autonomia de 100 km. A escooter pode ser recarregada em qualquer tomada doméstica entre três a cinco horas.

Filosofia smart: condução descontraída e segura

Uma característica dos automóveis smart é a funcionalidade em combinação com o elevado nível de segurança. Estes dois atributos contribuem em conjunto para uma condução descontraída e segura.
Ao contrário das convencionais scooters, a smart escooter está equipada com elementos de segurança ultra. Inclui sistema anti-bloqueio das rodas na travagem (ABS), especialmente adaptado para um modelo de duas rodas, um airbag integrado no painel debaixo do guiador e o Assistente de Ângulo Morto que chama a atenção do condutor em relação a veículos que circulam na faixa de rodagem. Tal como no Mercedes-Benz Classe E, uma luz triangular pisca no retrovisor avisando o condutor.

Travão dianteiro e traseiro combinado e ABS

Para travar em segurança com a smart escooter basta um toque no travão para travar em simultâneo a roda da frente e da traseira. Quando é accionado o travão de disco hidráulico da roda da frente, activa-se o sistema anti-bloqueio das rodas a fim de assegurar a máxima força de travagem mesmo numa situação de emergência. A roda traseira é travada em paralelo com a roda da frente, não mecanicamente mas electricamente.

Sempre inovador, sempre inteligente – o smart

A escooter é um smart de ponta a ponta em termos de conforto e comodidade.
As suas atractivas, criativas e pragmáticas soluções correspondem totalmente ao princípio “easy to use”.
Um exemplo é a tomada de carregamento, integrada na parte de fora do painel dianteiro da escooter. Tal como com o smart fortwo, a escooter também dispõe de um inteligente sistema de armazenamento. Por baixo do banco existe um espaço de arrumação com suficiente espaço para guardar os capacetes. A bateria de iões de lítio está colocada e bem protegida por detrás do painel na zona dos pés. A resultante distribuição do peso e baixo centro de gravidade contribui para a sua agilidade e estabilidade em estrada.



Ligado via smartphone

O smartphone desempenha um papel especial na escooter, servindo de central de comando e de comunicação. Antes de ligar a escooter, basta o condutor colocar o smartphone num suporte especialmente concebido para o efeito no centro do guiador. Desta forma fica directamente ligado à smart escooter. Ao mesmo tempo, desactivam-se o imobilizador e a protecção anti-roubo, para permitir o arranque da escooter.
O novo e aperfeiçoado “smart drive kit app” permite ao condutor utilizar serviços online. Durante a condução, o smartphone opera o velocímetro da escooter. Além disso, indica a autonomia e o nível de carga, funcionando também como sistema de navegação. Caso o condutor se tenha esquecido onde estacionou a sua escooter, o “GPS Tracking” ajuda-o a localizá-la.
O sistema de aquecimento do guiador também pode ser accionado por comando à distância, um elemento de conforto especialmente agradável nos dias mais frios.

Sem comentários