ENSAIO: Dacia Duster 1.5 dCi/110cv (4x2)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhuQ8kplsZSsgknEXtZhn6mu23KdhcZvoYJlL3IeHGR1usmGsDG-EkydnBs7SSbihHblznkNE27OhgddOUa13wLbboknHN022GgD4Vbq_NFMVl-2B1WHlzkNrRRp_eSAzk837n30T_3UA/s200/cockpitnanet+dacia+duster.jpg)
Dacia? Um SUV de uma marca romena? E se lhe disser que este carro partilha a mesma mecânica do Nissan Qashqai? Talvez comece a vê-lo com outros olhos. Na verdade, Dacia Duster e Nissan Qashqai utilizam, nas suas versões mais procuradas, o mesmo motor diesel de origem Renault. No primeiro caso uma versão com 110 cv, enquanto o carro japonês se contém nos 106. Mas difere em tudo o resto. O Qashqai aposta na irreverência das linhas e no conceito, ajudado, em muito, por um marketing elaborado. Cuida ainda dos detalhes, enquanto no Duster impera a simplicidade prática, imposta por uma contenção de custos de fabrico e por uma necessidade de uma manutenção fácil e acessível. E de que modo exigir melhores materiais ou pormenores mais cuidados, num carro cujo preço de entrada fica abaixo do de alguns utilitários?
Essencialmente prático
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEivrLZBuPqL1Bt4KV6uvJF6TkR032z7yEYssw2Cr3g_0mCAnjMDOmY8rfbVfiN3diHfKK3-fTMFP97Td0liJjNgsoSNoKeBL05auhApMERqLR562WQfp8N80Sx8tvz3rYrZChS4KYawQw/s200/cockpitnanet+dacia+duster+tablier.jpg)
Interiormente é mais clara a poupança. O Duster recorre a soluções encontradas nos restantes Dacia (nomeadamente o Logan, de onde deriva a plataforma), partes do tablier e comandos provenientes de modelos anteriores da Renault. O resultado não é desagradável mas resulta algo "demodé", nomeadamente com a colocação, no centro do tablier, dos comandos de abertura dos vidros eléctricos.
Mas, como já se afirmou, por um preço que no caso da versão a gasolina começa pouco acima dos 16 mil euros, não se pode exigir muito mais. De uma forma geral, os plásticos apresentam a robustez desejada para um carro com estas características, embora os pormenores decorativos não acompanhem a tendência. O que deixa adivinhar que, com tempo e uso, possam advir daí ruídos parasitas.
O aproveitamento e a poupança implicaram igualmente que no interior do Duster não abundem espaços para pequenos objectos. Até mesmo os que existem no forro interior das portas dianteiras são mais estreitos do que o desejável e os da consola central e entre os bancos revelam-se pouco seguros. Igualmente a cobertura da bagageira (com capacidade que varia entre os 475 litros e os 1636 litros) se mostra pouco prática de usar (ver foto). Embora, consoante o uso que se fizer da mala, nomeadamente com cargas de formato irregular, o facto de ser uma mera cobertura, sem retracção e apoiada por encaixes, poder vir a revelar-se mais útil do que o esperado.
Surpreendentemente capaz
Embora não se deva exigir mais do que a altura (20 cm) e a configuração do Duster lhe possibilitam, a desenvoltura do motor nos baixos regimes e uma suspensão tão equilibrada quanto eficaz na capacidade de torção do conjunto, permitem-lhe superar, sem demonstrar grande esforço, alguns pequenos obstáculos. E, sobretudo, trilhar vários quilómetros de piso irregular sem penalizar em demasia o corpo dos ocupantes.
Não há qualquer ajuda à condução fora de estrada embora apresente ângulos excelentes para a prática de TT: 30º de ataque, 36º de saída e 23º ventral.
Já a versão com tracção total automática recorre a soluções de tracção utilizadas no Nissan Murano. Com as dimensões e a boa capacidade de manobra que o o Duster apresenta é de prever um bom desempenho fora de estrada. (ler AQUI o ensaio a esta versão)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiOSBr1XQj7ZdaM9MwHmENgqr58TOuDbxZwdqYmjxLvLZf_YkCzdTy9Al2jNziCTY68JSDY3OGOdOmyRSmQfsAn65CRKwz-pDAXdxCeBXGc2fVa4ABrzVof72I8s6YvjiHmFZBn_E4ljQ/s200/cockpitnanet+dacia+duster+consola.jpg)
Isso torna-se mais patente quando o Dacia Duster tem de enfrenta lombas mais pronunciadas, altura em que o peso, que até nem é muito, e a maior resistência ao vento (Cx de 0,42), impõem a necessidade de reduzir. Por falar nisso, o Dacia Duster não é o mais silencioso dos SUV: em velocidade nota-se a acção do vento e há alturas em que o trabalhar mecânico se impõe no habitáculo.
PREÇO, desde 21000 euros
MOTOR, 1461 cc, 110 cv às 4000 r.p.m., 240 Nm às 2000, turbo de geometria variável, 8 válvulas, injecção common rail
CONSUMOS, 6,4/4,9/5,3 l (cidade/estrada/misto)
EMISSÕES POLUENTES, 139 g/km de CO2
Post a Comment