Alerta de leitor: Via Card classifica e cobra como classe 2, viaturas de Classe 1

O sistema "Via Card" da Lusoponte, para a cobrança de portagens nas pontes 25 de Abril e Vasco da Gama, é um sistema bastante prático e até rápido de passagem entre as duas margens. Habitualmente as filas de trânsito, das cabines exclusivas para esse efeito, são mais curtas do que para as restantes.
É particularmente indicado para quem circula com viaturas diferentes, já que se trata de um simples cartão pré-pago com chip, que debita o valor da portagem à sua passagem por um sensor junto a uma das cabines. Além disso, este cartão recarregável alia ainda a vantagem de um sistema de descontos, que aumenta consoante cresce o número de passagens ao longo do mês.
Mais informações sobre como adquirir, o modo de funcionamento e as vantagens podem ser consultadas AQUI.
Contudo, o que por vezes acontece, dado que o processamento do sistema é inteiramente automático, é a classificação indevida, como Classe 2, de modelos homologados como Classe 1.
Como parecia ser o caso dos SUV's Hyundai ix 35 e Kia Sportage.
O aviso chegou por intermédio de um leitor que, deste modo, desejava alertar os condutores destas ou de outras viaturas na mesma situação, que sem terem ainda reparado possam estar a ser prejudicados.


Relatado o facto aos serviços da Lusoponte, a questão foi prontamente respondida nos termos que se seguem:


"(...) a viatura Hyundai ix35, apesar de estar a ser classificada como classe 1, poderá alterar de classe, devido as características da mesma, encontrando-se em analise. Por outro lado, informamos, que a viatura Kia Sportage 1.7 CRDi é classe 2, devido à sua altura, inequivocamente, superior a 1,10 m, medida ao primeiro eixo, de acordo com o diploma legal que regula a classificação de viaturas, o qual foi classificada correctamente"


Efectivamente, em Março deste ano o importador nacional do Kia Sportage emitia o seguinte comunicado presente na sua página do Facebook:


Kia Sportage é Classe 1 na Rede da Brisa Auto-Estradas de Portugal, S.A.


"Na sequência de algumas dúvidas levantadas no que respeita à atribuição da Classificação do Novo Kia Sportage no sistema de portagens, vimos, assim, informar que o modelo é, desde o seu lançamento, categorizado com a Classe 1, pelo que não se justifica qualquer pagamento de Classe 2.
Independentemente desse facto, e por forma a cumprir com as mais recentes exigências por parte da Brisa Auto-Estradas de Portugal, S.A., que conferem a atribuição de Classe 1 nas Portagens, será necessária a adopção de um Kit de suspensão desportiva a todas as viaturas Kia Sportage que entretanto se encontram em circulação. A montagem desse kit será realizada pela Rede de Concessionários Kia, mediante marcação prévia da intervenção e sem qualquer custo associado para o proprietário.
Para os devidos efeitos, a Kia Portugal encontra-se a contactar os proprietários dos mais de 250 Kia Sportage vendidos desde o seu lançamento, solicitando aos mesmos a marcação da intervenção na sua Rede Oficial Kia.
Todas as viaturas Kia Sportage vendidas a partir do dia 1 de Abril de 2011 já terão, no seu equipamento de série, o Kit de suspensão desportiva montado de origem, pelo que não existe a necessidade de qualquer procedimento por parte do seu utilizador."

Sem comentários