APRESENTAÇÃO: Nissan Juke-R

Esta versão muito especial do popular “crossover” japonês combina o seu próprio conceito com o de um verdadeiro modelo desportivo. Garante por isso emoções redobradas. Para tal, conta com o motor do GT-R, um bloco V6 twin-turbo de 3.8 litros. Será legalizado para circular em estrada e encontra-se quase em fase de testes. Mas serão apenas produzidas duas unidades: uma com volante à direita e outra com volante à esquerda…

O que é que resulta da combinação entre um Nissan Juke e um Nissan GT-R? A própria marca responde, afirmando ser o crossover compacto mais rápido, mais emocionante e mais arrojado do mundo!
Pretensões à parte, na verdade o construtor nipónico revolucionou o mercado automóvel nos últimos tempos. Primeiro com o Qashqai, seguiu-se o Juke (ver AQUI ensaio à versão 1.5 dCi e AQUI ao motor 1.6 a gasolina) e vai agora mais longe com o Juke-R. Ainda em desenvolvimento, o design arrojado do Juke estende-se no “R” com a adição de arcos das rodas alargados, pára-choques dianteiros e traseiros revistos e spoiler traseiro dividido.

Mecânica exigente e super-desportiva

A personalidade dupla do Juke-R deve-se também muito ao que se encontra por debaixo do capot: um motor V6 twin-turbo de 3.8 litros, adoptado directamente do super-desportivo de topo da Nissan.
No Nissan GT-R este motor desenvolve 530 cv e reivindica um binário de 612 Nm.
Tudo isto complementado com a transmissão de seis velocidades do GT-R, as vias dianteiras e traseiras unidas por um veio de transmissão e um veio propulsor modificados do sistema 4WD do GT-R.
Para suster tudo isto à estrada, umas possantes jantes de liga leve de 20 polegadas da RAYS enchem os arcos das rodas.

Habitáculo único e equipado

O interior combina os mesmos traços de bipolaridade. O painel frontal do Juke foi transformado para incluir os indicadores, sinais e o visor LCD personalizável de sete polegadas do GT-R. Fica a icónica consola central do Juke, inspirada no depósito de combustível de uma mota, mas o resto do interior tem o aspecto de uma máquina criada para as pistas. Bancos desportivos com cintos de segurança de cinco pontos no interior de uma estrutura de segurança anticapotamento bem visível — em conformidade com as normas de segurança da FIA — que também proporciona maior rigidez à estrutura, o que se traduz num desempenho ainda melhor.

Somente dois exemplares serão produzidos

A Nissan anunciou que serão criados apenas dois Juke-R, um com volante à esquerda e outro com volante à direita. Ambos desenvolvidas pela marca e construídos pelos especialistas de competição automóvel RML, com o suporte do Nissan Technology Centre para a Europa (NTC-E).
Na internet circulam diversos vídeos com as diversas fases de concepção, construção e desenvolvimento dos modelos.
Existe um canal próprio do YouTube (http://www.youtube.com/user/NissanJuke) e a página facebook específica está em https://www.facebook.com/NissanJukeOfficial
A Nissan encontra-se envolvida na competição em pista desde a década de 60. Compete actualmente no campeonato mundial GT1 da FIA, Super GT, LMP2 e em muitas outras disciplinas em todo o mundo.

Da realidade à ficção... em jogo


Apesar de ainda só ter sido ainda fabricada e testada uma unidade do exclusivo Juke-R, uma versão digital estará disponível para milhões de utilizadores através do novo jogo de corridas da Gameloft: “Asphalt 7”.
De Paris ao Rio de Janeiro, “Asphalt 7: Heat “ permite aos condutores competir em impiedosas corridas, optando pelos modos de um ou vários jogadores. O jogo estará disponível para transferência antes do fim do ano, tanto a partir da Apple Store como do Google Play, por apenas 0,79 Euros.

(texto elaborado com base em documento distribuído pelo departamento de comunicação da marca)

Sem comentários