APRESENTAÇÃO: SEAT Ibiza (MY 2012)

Tem uma nova apresentação exterior e o incremento da qualidade é perceptível nos detalhes e na maior funcionalidade do interior. Mantém as três formas de carroçarias e tem como grande novidade uma versão “E-Ecomotive” com emissões de apenas 89 g/km de CO2. O motor 1.4 TSI de 150 CV passa a estar disponível também no Ibiza ST e, no que toca ao Cupra, só no final de 2012. A restante gama começa a chegar a Portugal durante a Primavera.
A renovada geração do modelo com maior êxito da marca espanhola traz um design ainda mais atraente, capaz de reforçar o carácter dinâmico e de fazer realçar o conjunto de novas e inovadoras tecnologias de condução e segurança.
A nova gama continua articulada entre o compacto e desportivo Ibiza SC de três portas, a prática e elegante carrinha familiar Ibiza ST e o universal Ibiza de cinco portas.
Novidade é “o Portable Media System” com ecrã táctil, capaz de combinar as funções de um sistema de navegação, computador de bordo, sistema de áudio e um dispositivo de mãos livres. Completamente integrado no sistema electrónico do Ibiza pode ser extraído e funcionar de forma autónoma, acompanhando o condutor para fora do veículo. A introdução do “Portable Media System” está prevista para o final de 2012.
Por fim, motores TDI e TSI de última geração, com caixas de velocidades DSG e o sistema Start/Stop, garantem o prazer de condução típico dos automóveis SEAT. Uma eficiente versão Ibiza E-Ecomotive assegura emissões recorde de apenas 89 g/km de CO2.
Quanto ao Seat Ibiza Cupra, a versão mais desportiva e o topo da gama da família Ibiza, não deverá estar disponível antes do final de 2012.

Exterior

O carácter desportivo que o utilitário espanhol desde sempre desejou ter destaca-se, esta geração, na grelha com formato trapezoidal, mais larga e com estrutura em forma de “favos de mel”. Juntamente com a entrada de ar inferior e com um novo pára-choques, isto realça a largura do novo modelo. Maior impacto tem a versão desportiva FR, graças principalmente aos faróis de nevoeiro de grandes dimensões com função “cornering”, elemento de série nesta versão e opcional para as restantes.
Foi dada especial atenção aos faróis dianteiros por considerar que estes conferem identidade ao automóvel. São por isso disponibilizadas duas versões, em halogéneo ou com faróis Bi-xenón e luzes de dia com tecnologia LED. O mesmo ocorre com as ópticas traseiras, que podem opcionalmente dispor de iluminação LED.
O carácter desportivo é destacado pela acentuação das linhas do seu perfil, mas também pelo porte atlético da traseira, quer da versão de três como da de cinco portas, mas também da funcional versão ST. A intenção foi transmitir uma imagem de dinamismo e de força emocional que não prejudicasse a funcionalidade.

Uma carroçaria para qualquer necessidade


As três carroçarias diferenciadas do novo Ibiza adaptam-se a qualquer estilo de vida. O Ibiza SC de três portas e o Ibiza de cinco portas preparam-se para enfrentar as necessidades da vida quotidiana, com um espaço interior considerável e um volume do porta-bagagens de 284 ou 292 litros.

A carroçaria familiar do Ibiza ST é altamente funcional e tem uma capacidade de carga que varia entre os 430 e os 1.164 litros, com a possibilidade de transportar duas bicicletas com as rodas dianteiras desmontadas.
Acabamentos de qualidade e a ampla selecção de cores e materiais incluem até pele nos bancos. Cada detalhe foi executado com precisão, do volante ao desenho do sistema de climatização. Especial atenção foi dada à funcionalidade, com instrumentos de leitura mais fácil e um porta-luvas consideravelmente maior: passa a ter um volume de 10,7 litros.

Motores potentes e eficientes


A gama de motores é igualmente ampla, desde o eficiente 1.2 de 70 CV ao potente 1.4 TSI com sobrealimentação dupla.
Com 150 cavalos e caixa de velocidade DSG de 7 velocidades de série, este último é, para já, o Ibiza mais desportivo. Capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 7,8 segundos e alcançar uma velocidade de ponta de 212 km/h. (comparar AQUI com a anterior versão), este propulsor está agora também disponível na variante ST.
Quanto ao económico e eficiente 1.2 TSI Ecomotive, desenvolve 105 CV e um binário máximo de 175 Nm, disponível às 1.550 rotações. O consumo médio é de apenas 5,1 litros/100 km e apresenta emissões de 119 g/km, graças ao sistema Start/Stop disponibilizado de série.
Os motores TDI são ainda mais eficientes no que toca a consumos e emissões. O expoente máximo da eficiência é o 1.2 TDI CR “E-Ecomotive”, também equipado com função Start/Stop e recuperação de energia. O consumo médio desta versão é de somente 3,4 litros, correspondendo a emissões de 89 g/km de CO2. Este compacto motor TDI de avançada tecnologia tem uma potência de 75 CV e um binário de 180 Nm.
O propulsor mais potente da gama diesel do Ibiza é o 2.0 TDI de 143 CV, capaz de garantir uma velocidade máxima de 210 km/h para um consumo médio de 4,6 litros.

Caixa de velocidades e chassis

Consoante os motores, estão disponíveis caixas de velocidades de velocidades de cinco ou de seis mudanças ou a caixa automática DSG de 7 velocidades.
Conforme a versão, o chassis apresenta um conjunto de afinações cuidadosamente seleccionadas para proporcionar a máxima precisão ao volante, quer em estradas sinuosas como em auto-estradas.
A direcção precisa e o controlo de estabilidade ESP, juntamente com o diferencial autoblocante electrónico XDS (a partir dos 100 CV), garantem reacções seguras, mesmo nas situações mais difíceis.

Equipamento e personalização

A oferta de equipamento também foi actualizada. O modelo básico - Reference - inclui todos os elementos-chave de conforto e segurança.
A versão Style acrescenta ar condicionado de série, enquanto o Ibiza FR se distingue pelos detalhes desportivos na parte dianteira e traseira, jantes de liga leve e volante em pele.
Uma ampla selecção de cores, opcionais e acessórios permite a sua personalização ao gosto de cada um. As jantes podem ser de 17 a 20 polegadas.

-->

Sem comentários