APRESENTAÇÃO: Qoros, uma nova marca chinesa pensada para a Europa, apresenta o primeiro modelo em 2013

Já adiantámos anteriormente alguns pormenores sobre o novo modelo de uma marca igualmente nova e que resulta de uma parceria entre uma construtora chinesa e uma empresa israelita no texto "Carros chineses competitivos graças aos subsídios estatais". Mas recentemente foram desvendados mais pormenores sobre as formas do carro que será formalmente apresentado no Salão Automóvel de Genebra de 2013. Além do que é habitual ler-se nos comunicados das marcas (estilo elegante, identidade própria, conceito bastante funcional, condução agradável, etc.), o texto salienta um ponto muito importante que tem sido o grande obstáculo à entrada de viaturas chinesas na Europa: o construtor espera que este seja o primeiro carro fabricado na China a receber a classificação máxima de cinco estrelas no teste de colisão Euro NCAP! As vendas estão previstas começar no país de origem em finais de 2013, gradualmente começará a chegar à Europa pouco depois dessa data. Mas novos modelos irão sendo lançados com intervalos de aproximadamente seis meses até completar a gama. Saiba mais já a seguir.

Pensada para ser uma marca internacional, a Qoros começou, desde logo, por disputar a designação com a coreana Kia.
Apesar do caso não estar ainda definitivamente encerrado, o Tribunal Distrital de Hamburgo entendeu dar razão à Qoros, numa acção que esta interpôs solicitando o impedimento da Kia utilizar o nome "QUORIS " em qualquer veículo seu comercializado dentro do espaço da União Europeia.
O Kia Quoris é actualmente o modelo topo-de-gama da marca e foi lançado em Maio de 2012 na Coreia. Está actualmente a chegar aos mercados internacionais.

Qoros europeia, desenvolvida na Alemanha

Com centros de design e desenvolvimento do produto localizados na Alemanha, os modelos que a marca prevê lançar nos próximos anos reflectem formas e elementos de design de um automóvel alemão moderno.
Esta procura pela excelência é não só válida para o mercado ocidental como para o próprio mercado interno, uma vez que na China já existe uma grande procura de produtos de qualidade.
Como foi referido no início, a primeira aparição pública ocorrerá em 2013 na Exposição Internacional de Genebra e, logo a seguir, na mostra de Xangai, revelando o primeiro de uma série de novos produtos destinados a novos e exigentes consumidores da China e da Europa.
É que, além do familiar compacto que representa a estreia da marca, no Salão Automóvel de Genebra irão estar ainda dois “concept car” que desvendam futuros modelos da marca chinesa.
Volker Gert Hildebrand (o homem da BMW que esteve por detrás do novo Mini, por exemplo), director executivo da área do design da Qoros, salienta a liberdade de criação e os meios que lhe foram colocados ao dispor para conceber uma nova linha de produtos: "…muito poucos ‘designers’ têm a oportunidade de projectar primeiro um emblema e só depois reflectir sobre uma visão completamente nova na concepção de uma marca automóvel. É uma oportunidade excepcional e eu não acredito que haja qualquer coisa mais excitante para um ‘designer’ ".
Como "não estivemos sujeitos às restrições de continuar a desenvolver um estilo próprio que faz parte do historial de uma marca”, explicou Volker, “podemos criar uma nova filosofia de marca e fazê-la nascer ". Por isso, acrescentou o engenheiro alemão, os três primeiros carros da Qoros distinguem-se por uma "elegância desejável", além de “uma identidade de marca que é única e de uma qualidade de produto que será imediatamente reconhecível”, acrescentou na breve entrevista que nos concedeu.

Mais detalhes sobre o novo carro

Não querendo desvendar muito sobre as formas definitivas ou as características do novo carro (que já rola em testes), ou sequer a propósito das motorizações que serão utilizadas (consoante os mercados poderão ser comprados blocos mecânicos a outros fabricantes), o estilo dinâmico, mas familiar, dos novos modelos é marcado por uma distância entre eixos longa e por extremidades curtas, mas de proporções equilibradas e que enfatizam detalhes da carroçaria de um modo discreto e elegante.
A ideia é privilegiar o carácter funcional do conjunto, sempre de uma forma vincada mas subtil, aliando elementos gráficos que lhe destacam os traços ou linhas que facilitam o acesso ao interior do veículo.
Olhando para os esboços e para as primeiras imagens já reveladas, parece claro, apesar de tudo, que a intenção da Qoros não foi passar despercebida. O modelo recolhe o que há de mais apelativo nas linhas dos modelos actuais e aposta numa silhueta que privilegiam um estilo fortemente marcado por uma cintura relativamente elevada e por um tejadilho baixo, enfatizando o seu aspecto aerodinâmico.
A frente demonstra força e solidez, nas linhas fluídas que agrupam grelha e faróis numa secção compacta, mas o toque de distinção e elegância é dado pelos elementos cromados na grelha frontal ou em outras áreas da secção dianteira, consoante a versão.

Soluções individuais e distintivas

Além do logotipo da marca Qoros, “símbolo de solidez e confiança" segundo Hildebrand, as luzes de circulação diurna são uma solução criada pela marca. As “tiras” de LED - utilizadas quer à frente quer atrás - garantem melhor visibilidade e acabam por se tornar em mais uma característica distintiva dos modelos Qoros. 
Também as jantes em liga leve possuem um design exclusivo que visa tornar-se em mais um elemento inconfundível capaz de distinguir os carros do construtor.
Já no interior, o painel oferece proporções generosas e está tecnicamente projectado para gerar uma sensação de espaço e funcionalidade. Os esboços não permitem concluir grande inovação além da que é adiantada pelo próprio construtor: um sistema integrado de informação e entretenimento inteiramente desenvolvido pela marca e que comanda, através de um ecrã táctil, a comunicação entre o condutor e o veículo. Mas também entre os passageiros e o mundo exterior.
Amplos recursos podem intuitivamente ser controlados a partir do seu ecrã a cores de oito polegadas, bastando movimentar os dedos de forma idêntica ao que é feito com os mais recentes smartphones. A equipe de design criou igualmente diferentes elementos gráficos para as diversas interfaces multimédia.
Em jeito de conclusão, recorde-se que esta empresa, fundada em 2007, é apoiada por fornecedores de renome mundial como a .
A sede da empresa está localizada em Changshu, um grande centro da indústria automóvel na China e as novas instalações, com capacidade inicial para a produção de 150 mil veículos por ano, irão sendo progressivamente alargadas até esse valor atingir as 450 mil unidades por ano.
Graças ao enfoque dado à segurança do veículo, espera-se que este seja o primeiro carro fabricado na China a receber a classificação máxima de cinco estrelas no teste de colisão Euro NCAP.

Procura automóvel novo, usado ou acessórios? Quer saber mais sobre este ou sobre outro veículo?

Sem comentários