APRESENTAÇÃO: Nissan Note (MY 2014). Preços, características e equipamento.

Com um design mais dinâmico e melhorias na funcionalidade e na qualidade do interior, o pequeno monovolume japonês introduz também equipamento inédito na classe: o monitor de vídeo 360º estreado no Qashqai e o “Escudo de Segurança Nissan”, um conjunto de dispositivos que aumentam a segurança durante a condução. Baixas emissões de CO2 a partir de 95 g/km são asseguradas graças ao sistema stop-start presente de série em toda a gama. Quanto a motores há que contar com as versões a gasolina 1.2 com 80 cv e a variante DIG-S que gera 98 cv. Completando a oferta está um renovado motor de quatro cilindros turbodiesel de 1.5 litros com 90 cv, consumo combinado de 3,6 l/100km e emissões de 95 g/km de CO2. Conheça todos os detalhes e confira as imagens do novo Nissan Note, um modelo que está disponível a partir de 14.790 euros.


Com a intenção de se assumir como um sério concorrente do segmento B, face ao anterior Nissan Note o actual futuro envereda por uma abordagem inovadora em matéria de design e engenharia.
Desenhado para responder às exigências dos clientes europeus, vai ao encontro dos desejos dos que procuram veículo compacto e, ainda assim, muito multifacetado.
Efectivamente, com pouco mais de 4,10 metros de comprimento por 1,7 metros de largura, o renovado Note proporciona um espaço interior invejável. Isso acontece graças a uma boa distância entre eixos - 2,6 metros - e à altura do conjunto - 1,53 metros - , mas igualmente devido à deslocação longitudinal do banco traseiro, que permitem fazer variar o espaço para as pernas dos ocupantes e a capacidade da bagageira entre os 311 e os 425 litros. (ler mais adiante)

Preços e níveis de equipamento
Estão disponíveis três graus de acabamento: Visia, Acenta e Tekna. Todos os modelos contarão com sistemas de pára-arranca, seis airbags e controle de velocidade de cruzeiro com limitador.
As versões médias Acenta adicionam ar condicionado, conexão Bluetooth, vidros eléctricos, regulação em altura do banco do condutor e espelhos retrovisores e puxadores à cor da carroçaria. Incluem ainda, como opção, a nova geração do avançado sistema de navegação e comunicações Nissan Connect com ecrã táctil, Monitor de Visualização da Área Circundante e Escudo de Protecção e o Pacote Dynamic Styling.
Os clientes podem ainda optar pelo "Pacote Familiar", composto por vidros traseiros fumados, apoio de cabeça traseiro central, apoio central para os braços no banco traseiro, apoio para o braço do condutor, mesas rebatíveis nos bancos, banco traseiro deslizante e bagageira configurável Karakuri.
Outro pacote opcional disponível para os clientes Acenta é um pacote Auto, composto por faróis de nevoeiro, faróis automáticos, limpa-pára-brisas automáticos e ar condicionado com controlo da climatização.
Os modelos de topo Tekna incluem de série o Escudo de Protecção Nissan, Nissan Connect, Monitor de Visualização da Área Circundante, acabamentos em pele e entrada sem chave com chave Inteligente “i-key”.
As Jantes de liga leve de 16 polegadas, o Pacote Familiar, o Pacote Auto e os faróis de nevoeiro estão também incluídos, enquanto o tejadilho panorâmico e o Pacote Dynamic Styling estão disponíveis como opcionais para clientes Tekna.
O pacote extra de equipamento designado por Dynamic Styling (DSP) permite criar um visual ainda mais distinto e dinâmico. Inclui jantes de liga leve de 16 polegadas com corte em diamante em dois tons, vidro traseiro fumado, pára-choques traseiro a imitar carbono, deflector traseiro de tejadilho, frisos laterais e um pára-choques dianteiro mais agressivo com uma grelha preta brilhante e encimado por faróis com aros pretos. No interior encontra-se um exclusivo volante de três raios.

Uma visão do exterior para o interior do Note

Construído sobre a plataforma peso-pluma da Nissan, a plataforma V, esta possui uma afinação diferente das dos mercados japonês e norte-americano. A versão europeia tem configurações únicas de direcção, suspensão e chassis, para oferecer a combinação perfeita de conforto, tracção e comportamento nas estradas europeias.
Além disso, ao contrário das versões do novo Note vendidas noutros mercados, o modelo europeu tem um design único da frente, bem como espelhos retrovisores esculpidos incorporando repetidores dos indicadores de direcção. Na frente, os faróis integrados na grelha podem ganhar mais realce com o acabamento Dynamic, que inclui o contorno preto dos faróis e grelha e apresenta entradas de ar maiores, mais marcadas, na frente e no pára-choques traseiro.
A inovação mais impressionante está bem na frente do condutor, o visor do painel projectado para garantir a máxima legibilidade em todas as condições de luminosidade.
Um indicador eco de pedal dá um índice de eficiência para a posição do acelerador, enquanto um medidor eco geral dá uma forte indicação visual da economia global alcançada na condução em tempo real.
Com o objectivo de proporcionar um interior com ambiente confortável, prático e refinado, a iluminação em azul confere ao habitáculo um ambiente igualmente relaxante.

Espaço interior e bagageira versátil

Projectado para ser um veículo prático e polivalente, os bancos traseiros mantêm a versatilidade do modelo da geração anterior. Um banco traseiro deslizante permite alternar entre o máximo espaço de bagagem e mais espaço para as pernas dos passageiros, sendo que, em ambos os casos, o Note possui os melhores na classe.
Com o banco mais recuado, a capacidade da bagageira até à chapeleira é de 325 litros. Avançando a fila traseira de bancos esse valor eleva-se para os 411 litros. Rebatido o banco traseiro a capacidade até ao tejadilho é de 2012 litros.
As dimensões do espaço da mala podem variar em comprimento entre os 72,5 cm (banco fixo), 69,7 cm (com o banco deslizante o mais próximo da traseira) e os 85,9 cm com este banco o mais puxado à frente. Os valores máximos de largura são de 120,2 cm e de altura até à chapeleira de 57,4 cm.
A versatilidade aumenta com a dupla posição da tampa do piso da mala, fácil de mudar apenas com uma mão graças a um engenhoso sistema de deslizamento.
Existe um pequeno compartimento sob o piso e, de série, não existe pneu suplente.

Motorizações conhecidas mas aperfeiçoadas

A combinação de uma plataforma leve, um coeficiente aerodinâmico baixo e motores e transmissões avançadas favorecem os custos de utilização, com todas as variantes do novo Note a utilizarem o sistema “pára-arranca/Stop-Start”.
Quatro opções de motores e transmissão serão oferecidas.
Ambos os motores a gasolina do novo Note possuem 1.198 cc e são unidades leves e compactos de três cilindros e de 12 válvulas. Para evitar desequilíbrios muitas vezes associados a um motor de três cilindros, um contrapeso descentrado na polia da cambota anula a vibração causada pela deslocação vertical dos êmbolos. Como resultado, este avançado motor goza dos mesmos níveis de refinamento de um normal quatro cilindros.
O nível de entrada do 1,2 litros produz valores de potência e binário máximos de 80 cv a 6.000 rpm e 110 Nm às 4.000 rpm, respectivamente. Isto traduz-se em consumo de combustível combinado de 4,7 l/100 km, enquanto as emissões de CO2 são de 109 g/km.
No novo Note está ainda um renovado motor de quatro cilindros turbodiesel de 1.5 litros. Este motor desenvolve 90 cv e emite apenas 95 g/km de CO2, para valores de economia de combustível combinado de 3,6 l/100 km.
Todos os motores têm associado o sistema de Paragem/Arranque da Nissan que desliga completamente o motor quando o veículo está parado. Melhorias introduzidas vieram reduzir o ruído e a vibração durante o processo de reiniciação do motor para garantir que funciona da forma mais discreta possível.
No final do texto estão tabelas com características e pormenores técnicos mais detalhados.

O Note mais potente e dinâmico

No topo da gama aparece o inovador motor de 1.2 litros DIG-S com 98 cv a 5.600 rpm e 142 Nm de binário a 4.400 rpm.
Este avançado motor oferece a economia de um diesel tradicional, mas uma experiência de condução normalmente associada a um motor a gasolina de média cilindrada e de quatro cilindros. Entre os muitos destaques técnicos deste motor está o compressor volumétrico. Equipado com um sistema de embraiagem electrónica, o compressor pode ser desligado do motor quando se conduz a baixas velocidades, melhorando assim a economia e reduzindo qualquer fricção desnecessária no motor.
Para reduzir ainda mais as ineficientes perdas de potência dentro do sistema de operação do motor foi adoptado o Ciclo Miller (saber AQUI mais sobre este processo). Ao permitir que a válvula de admissão permaneça aberta mais tempo, em conjunto com uma maior taxa de compressão, o tempo de compressão torna-se mais eficiente.
Combinadas, estas inovações tornam o 1,2 DIG-S um dos motores mais eficientes e flexíveis da actualidade. Apesar do seu forte desempenho, as emissões de CO2 são de apenas 99 g/km com a caixa de velocidades manual (119 g/km com transmissão de variação contínua CVT). O consumo de combustível é de 4,3 l/100 km (com transmissão manual) no ciclo combinado.
As versões DIG-S estão disponíveis com a possibilidade de escolha de uma transmissão manual de cinco velocidades ou de uma XTronic. A nova tecnologia de fricção reduzida implica que a XTronic no NOTE é mais eficiente do que nunca, permitindo uma produção de apenas 119 g/km de CO2.
Os topos de gama DIG-S tiram também benefícios das jantes de liga leve de 16 polegadas de série e de alterações na suspensão, para melhor condução e maior capacidade de manobra. As alterações incluem novas molas, amortecedores e barras estabilizadoras, configurações de direcção revistas e a inclusão de braços de reforço na frente e traseira para melhorar ainda mais a rigidez da carroçaria. Também ocorreram alterações no software do VDC e do ESP para garantir uma perfeita compatibilidade com as alterações estruturais.

Câmara 360º produz visão em redor do Note

O novo Note é também o primeiro automóvel no segmento B com o Monitor de Vídeo 360º (AVM – “Around View Monitor”) da Nissan.
Este sistema utiliza quatro câmaras separadas que projectam imagens para um painel de 5.8 polegadas e que, no conjunto, exibem uma imagem completa do Note “vista por cima”.
Ao produzir-se uma visão completa do que existe em redor do automóvel, como se de uma imagem “aérea” se tratasse, facilitam-se as manobras de estacionamento e evitam-se os pequenos toques.
O novo Note incorpora a última versão do sistema de navegação Nissan Connect, que inclui novos serviços de conexão.

“Escudo de Segurança” assegura uma condução mais assistida

O “Escudo de Segurança da Nissan” é composto por três sistemas. Mas enquanto os concorrentes utilizam sistemas onerosos à frente, atrás e de radar para desempenharem funções semelhantes, o programa da Nissan apenas requer a imagem capturada pela câmara de visão traseira.
As imagens da câmara são exibidas no ecrã de 5.8 polegadas do Nissan Connect e, para manter uma visão clara, foi desenvolvida uma uma função própria de auto limpeza e secagem da câmara. Capaz de analisar e identificar qualquer sujidade, se for necessário, uma pequena quantidade de água é lançada para a lente da câmara traseira, juntamente com um jacto de ar comprimido para a sua secagem.
Três tecnologias funcionam em simultâneo: 
- Aviso de Ângulo Morto (BSW - Blind Spot Warning), utiliza a câmara de visão traseira do AVM para detectar veículos não visíveis nos dois lados do Note. Se um veículo é detectado, uma luz discreta de aviso acende no vidro do espelho retrovisor do Note. Se o condutor indica que vai mudar de faixa e se o sistema detecta um veículo na zona de perigo, são emitidos flashes de luz e activado um aviso sonoro.
- Aviso de Mudança de Faixa (LDW - Lane Departure Warning) detecta se o automóvel está a desviar-se da sua faixa de rodagem. Ao contrário do habitual nos sistemas concorrentes não é necessário a montagem de uma câmara no pára-brisas ou de um dispendioso sistema de radar para esta função; o Note, mais uma vez, utiliza apenas a câmara de visão traseira de grande angular do AVM. Um avançado programa de computador detecta as marcas rodoviárias, ainda que fracas, indicando desta forma se o automóvel está a desviar-se da sua trajectória sem qualquer indicação. Se assim for, o LDW emite um aviso sonoro para o condutor corrigir a sua posição na estrada. O sistema ajusta automaticamente a sua sensibilidade em estradas rurais para permitir um estilo de condução diferente.
- Detecção de Objecto em Movimento (MOD - Moving Object Detection), funcionalidade que oferece ao condutor um co-piloto digital para o ajudar a ver o que se aproxima. Enquanto as convencionais ajudas de estacionamento avisam o condutor de um objecto no seu caminho, o MOD transmite um alerta sonoro e visual se alguém ou alguma coisa se está a mover atrás do automóvel, como por exemplo uma criança. Montado na traseira e tendo uma lente convexa, a câmara de visão traseira do AVM tem um ângulo de visão superior a 180 graus, dando-lhe um campo de visão único da traseira do automóvel.
Quer o AVM como o NSS estão incorporados no novo Nissan Connect do Note, com navegação por satélite, Bluetooth e sistema de áudio.


Características técnicas

1.2 L gasolina (Manual 5 velocidades)

Motor
Código de motor
HR12DE
N.º de cilindros, configuração
3, em linha
Válvulas por cilindro
4
Sistema de admissão de ar
Aspiração Normal
Cilindrada do motor
cm³
1198
Diâmetro x curso
mm
78,0 x 83,6
Potência máxima do motor 1)
kW(CV) @ RPM
59 (80) @ 6,000
Binário máximo 1)
Nm @ RPM
110 @ 4,000
Taxa de compressão
10.7 : 1
Tipo de came
DOHC accionado por corrente
Combustível
Gasolina sem Chumbo (RON 95)
Sistema de ignição
Electrónico
Alimentação
Injecção Multiponto
Sistema de controlo de emissões
Catalisador de 3 vias
Nível de Emissões
EURO 5

Desempenho
Consumo de combustível (3) 
Ciclo combinado
l/100 km
4.7
Consumo de combustível (3) 
Ciclo urbano
l/100 km
(5.7)
Consumo de combustível (3) 
Ciclo extra-urbano
l/100 km
(4.1)
CO2 (combinado)
g/km
109
Aceleração de 0 - 100 km/h
seg.
13.7
Velocidade máxima
km/h
168 (4ª)

1.2 L gasolina DIG-S (Manual 5 velocidades)

Motor
Código de motor
HR12DDR
N.º de cilindros, configuração
3, em linha
Válvulas por cilindro
4
Sistema de admissão de ar
Sobrealimentada
Cilindrada do motor
cm³
1198
Diâmetro x curso
mm
78,0 x 83,6
Potência máxima do motor 1)
kW(CV) @ RPM
72 (98) @ 5,600
Binário máximo 1)
Nm @ RPM
147 @ 4,400
Taxa de compressão
12 : 1
Tipo de came
DOHC accionado por corrente
Combustível
Gasolina sem Chumbo (RON 95)
Sistema de ignição
Electrónico
Alimentação
Injecção Directa Multiponto
Sistema de controlo de emissões
Catalisador de 3 vias
Nível de Emissões
EURO 5

Desempenho
Consumo de combustível (3) 
Ciclo combinado
l/100 km
4.3
Consumo de combustível (3) 
Ciclo urbano
l/100 km
(5.2)
Consumo de combustível (3) 
Ciclo extra-urbano
l/100 km
(3.7)
CO2 (combinado)
g/km
99
Aceleração de 0 - 100 km/h
seg.
11.7
Velocidade máxima
km/h
181 (4.ª)

1.2 L gasolina DIG-S CVT

Motor
Código de motor
HR12DDR
N.º de cilindros, configuração
3, em linha
Válvulas por cilindro
4
Sistema de admissão de ar
Sobrealimentada
Cilindrada do motor
cm³
1198
Diâmetro x curso
mm
78,0 x 83,6
Potência máxima do motor 1)
kW(CV) @ RPM
72 (98) @ 5,600
Binário máximo 1)
Nm @ RPM
147 @ 4,400
Taxa de compressão
12 : 1
Tipo de came
DOHC accionado por corrente
Combustível
Gasolina sem Chumbo (RON 95)
Sistema de ignição
Electrónico
Alimentação
Injecção Directa Multiponto
Sistema de controlo de emissões
Catalisador de 3 vias
Nível de Emissões
EURO 5

Desempenho
Consumo de combustível (3) 
Ciclo combinado
l/100 km
5.2
Consumo de combustível (3) 
Ciclo urbano
l/100 km
(6.1)
Consumo de combustível (3) 
Ciclo extra-urbano
l/100 km
(4.7)
CO2 (combinado)
g/km
119
Aceleração de 0 - 100 km/h
seg.
12.2
Velocidade máxima
km/h
172

1.5 L Diesel TM

Motor
Código de motor
K9K
N.º de cilindros, configuração
4, em linha
Válvulas por cilindro
4
Sistema de admissão de ar
Turbo-compressor + Intercooler
Cilindrada do motor
cm³
1461
Diâmetro x curso
mm
76,0 x 80,5
Potência máxima do motor 1)
kW(CV) @ RPM
66 (90) @ 4,000
Binário máximo 1)
Nm @ RPM
200 @ 1,750
Taxa de compressão
15.5 : 1
Tipo de came
SOHC accionado por correia
Combustível
Diesel
Alimentação
Circuito de pressão positiva (Bomba do combustível no depósito)
Sistema de controlo de emissões
CC cat. por oxi., DPF
Nível de Emissões
EURO 5

Desempenho
Consumo de combustível (3) 
Ciclo combinado
l/100 km
3.6
Consumo de combustível (3) 
Ciclo urbano
l/100 km
(4.3)
Consumo de combustível (3) 
Ciclo extra-urbano
l/100 km
(3.2)
CO2 (combinado)
g/km
95
Aceleração de 0 - 100 km/h
seg.
11.9
Velocidade máxima
km/h
179 (5.ª)

-->

4 comentários:

  1. Por favor qual a concessionaria em Lisboa, onde possa ver o carro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo20 junho

      ENTREPOSTO DE LISBOA, antigo representante da Nissan em Portugal

      Eliminar
    2. Anónimo04 fevereiro

      Qualquer um da Nissan, obviamente.
      Talvez no Japão :)
      Que questão tola!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      Eliminar
  2. Qual motor equipa...? Obrigado...

    ResponderEliminar