APRESENTAÇÃO: Nissan Micra/March (MY 2013)

Viatura muito apreciada pelo público feminino, passa agora a contar com uma frente mais ousada e de acordo com a imagem actual da marca. O look traseiro beneficiou também de algumas alterações. No interior há uma nova consola central, novos acabamentos e mais equipamento, podendo incluir um centro de comunicações totalmente novo e um ecrã táctil do sistema de navegação de maiores dimensões. Quanto a motores não há grandes novidades. A unidade base continua a ser o bloco de 3 cilindros de 1,2 litros com 80 cv e emissões de CO2 inalteradas nas 115 g/km. Em destaque continua a versão DIG-S deste mesmo motor, com 98 cv e emissões de CO2 reduzidas a 95 g/km. Este renovado Micra está disponível a partir de 12.250 euros e a gama de preços e versões estende-se até aos 17.600 euros. Conheça em pormenor tudo aquilo que mudou.

Primeiro automóvel de uma marca japonesa a conquistar o troféu "Carro do Ano" em 1993. De então para cá várias gerações se sucederam, mas não se pode afirmar que o modelo agora apresentado seja uma nova versão. O que aconteceu foi um lavar de rosto que introduziu uma frente mais ousada e que estabelece uma ligação com a imagem actual da marca, além de beneficiar de pequenos retoques no interior e da adição de mais equipamento.
Com melhorias no estilo e na qualidade, o renovado Micra passa a poder contar com novas opções de personalização e apresenta novas características técnicas, onde se inclui o NissanConnect.
Quanto a motores não há grandes novidades.
O Micra é o terceiro modelo da marca japonesa mais vendido na Europa, sendo actualmente produzido na Índia (onde são fabricados os modelos destinados à Europa), Tailândia, México (para o mercado americano) e China.
Já disponível em Portugal, o novo Micra propõe condições muito especiais durante a fase de lançamento. No caso de Clientes Nissan que recorram a financiamento NissanGest são oferecidos 5 anos de Garantia, Manutenção e Seguro.
Segue-se a gama de preços.





O novo look dianteiro e traseiro – incluindo alterações nos próprios painéis metálicos - do novo Micra (ou March em alguns mercados) foi acompanhado por alterações interiores. Existe nova tecnologia, uma nova consola central, um novo friso e novos toques de acabamento, além de áudio USB e entradas "Aux-in".
Dependendo da versão, existe um centro de comunicações totalmente novo com um novo rádio e o mais recente sistema Nissan de navegação com ecrã táctil e agora com maiores dimensões. No exterior, as adições incluem duas novas e ousadas cores, assim como novas jantes de liga leve com 16 e 15 polegadas, consoante a versão.
 A Nissan alargou também as opções de personalização concebidas para permitir que um proprietário crie o seu Micra exclusivo.

Alterações exteriores analisadas com mais pormenor

Uma nova grelha reestabelece uma ligação mais forte com o estilo dos restantes modelos Nissan, onde o conhecido símbolo circular é “mantido” dentro de um “V” cromado.
Capot, abas laterais, faróis e pára-choques dianteiro são também novos. Nos modelos com faróis de nevoeiro dianteiros, estes passam a ter um novo formato e envolvência cromada.
Com estas alterações pretendeu-se conferir ao Micra uma estética mais forte, assertiva e dinâmica.
Por isso, a traseira sofreu alterações, com um novo pára-choques, novas lâmpadas traseiras de LED e um novo painel na parte inferior da bagageira.
Este novo look é complementado por um novo desenho das jantes de liga leve de 15 polegadas e pela introdução de jantes de liga leve polidas com 16 polegadas.
A palete de cores inclui duas novas, o Azul Pacific pérola metalizado, um tom predominantemente turquesa e um metalizado Platinum Sage. A estas juntam-se as oito cores já existentes.

Opção de motorizações permanece

Conservando a base mecânica, o destaque continua a ser o altamente eficaz motor de três cilindros 1.2, a gasolina, com injecção directa e compressor (DIG-S). 
A versão topo de gama DIG-S apresenta novas tecnologias para assegurar que o motor é uma das unidades mais avançadas da sua classe. Esta unidade debita 98 cv para um consumo médio de 4,1 l/100 km e emissões de apenas 95 g/km. Os motores DIG-S possuem também um sistema de paragem/arranque automático quando o veículo está parado, que melhora a poupança de combustível em cerca de 4 por cento. 
Todas as versões do Novo Micra DIG-S utilizam o símbolo PURE DRIVE da Nissan, representando automóveis da marca que produzem emissões iguais ou inferiores a 120 g/km – durante o ano de 2013 o limite está a ser reduzido em 10 g/km dos anteriores 130 g/km associados ao Nissan PURE DRIVE. 
A unidade base de 1.2 litros desenvolve 80cv para um desempenho vivo e emissões de 115 g/km. O Novo Micra possui tracção dianteira e pode ser especificado com uma ágil caixa manual de cinco velocidades ou, como opção, com a caixa Nissan a CVT (Transmissão de Variação Continua) de última geração.
No final do texto existem tabelas mais pormenorizadas com as características mecãnicas, prestações e consumos de cada uma destas versões.

Interior consolidado e mais equipamento

As alterações no interior do Novo Micra passam pelo grafismo melhorado dos instrumentos para uma maior clareza. Ao mesmo tempo existe uma consola central totalmente nova com saídas de ar redesenhadas.
A qualidade do habitáculo beneficia também da utilização de um acabamento a preto brilhante na consola central e de uma aparência prateada no acabamento da alavanca das mudanças. Os apoios para os braços da porta possuem agora uma textura que lhes confere maior qualidade e existem novos tecidos para os bancos e para os painéis das portas. As gamas Visia e Acenta possuem um tecido em malha durável enquanto as versões de topo, Tekna, possuem um tecido tipo camurça com costura de duplo ponto.
O interior beneficia também de entradas USB e "Aux-in" incorporadas no painel central e ligadas a todas as unidade áudio e de uma tomada de 12V, adicionada para permitir que telemóveis e leitores de MP3 sejam facilmente recarregados durante a condução.
Todas as versões à excepção da inicial Visia estão dotadas de um equipamento áudio perfeitamente integrado na consola central, com acabamentos combinados brilhantes e em mate pretos.
Conserva-se ainda a “chave inteligente” para a entrada e para o arranque do motor sem recurso à tradicional chave.
Mantém-se o espaço disponível e as capacidades da bagageira: 265 litros ou um máximo de 605 l com os bancos traseiros rebatidos, de 1132 litros se considerarmos carga até ao tejadilho.

Avançado sistema de ajuda ao estacionamento

Apesar das reduzidas dimensões e facilidade de condução, é mesmo assim possível contar com assistência ao estacionamento, que ajuda a orientar o condutor em lugares de estacionamento apertados.
Embora a sua direcção assistida eléctrica e um dos melhores ângulos de viragem da classe - apenas 4,65m – possam dispensar este equipamento, a assistência ao estacionamento ajuda o condutor a medir os lugares de estacionamento, alertando-o através de uma indicação no painel de instrumentos.
Extraordinário é que este sistema pode ainda ser ajustado para ter em conta as capacidades do condutor: amador, normal ou especialista!

Novidade: NissanConnect

Outra novidade importante agora integrada também no Nissan Micra é o mais recente sistema de comunicação e navegação NissanConnect, com novas funcionalidades, um ecrã maior de 5,8 polegadas e controlos cromados.
A navegação melhorada passa a incluir itinerários ecológicos, que calculam automaticamente o percurso que utilizará menos combustível. Complementada por uma tabela de resultados ecológicos que permite ao condutor verificar quão económica tem sido a sua condução.
O ecrã táctil a cores de maiores dimensões significa não só que as direcções são mais fáceis de ler como também a imagem da capa do álbum ligada à biblioteca de música do proprietário pode ser apresentada. 
O novo sistema incorpora também novas funcionalidades como a tecnologia Google Send-To-Car, que permite ao proprietário planear uma viagem no seu PC ou tablet em casa ou no escritório e, em seguida, enviar as instruções ao automóvel antes da viagem. 
Está também incluída a pesquisa e acesso a Pontos de Interesse (POI) do Google, podendo também solicitar previsões meteorológicas, preços de combustível a nível local e informações sobre voos. O sistema de navegação inclui agora a "vista de saída" de auto-estrada, juntamente com a orientação de faixas para o ajudar a sair de auto-estradas, indicando ao mesmo tempo os limites de velocidade através de um aviso de velocidade configurado pelo condutor e que lhe fornece alertas visuais e sonoros quando o automóvel atinge uma certa velocidade acima do limite permitido. 

Níveis de equipamento

Existem três graus de equipamento na gama do Novo Micra.
O padrão é o Visia e o equipamento desta versão inclui fecho centralizado com comando, vidros eléctricos dianteiros, direcção assistida eléctrica, jantes de 14 polegadas e um pacote completo de equipamento de segurança, incluindo airbags para o condutor e passageiro dianteiro, airbags laterais e airbags de cortina, ABS e ESP.
O grau médio, Acenta, adiciona toques cromados, espelhos retrovisores e puxadores à cor da carroçaria, jantes de 15 polegadas, deflector traseiro, ar condicionado manual, descanso para o braço do condutor, volante revestido a couro e um leitor de CD com conectividade Bluetooth.
As versões de topo, Tekna, possuem ar condicionado automático, o NissanConnect, sensores traseiros de estacionamento, assistência ao estacionamento, jantes de liga leve de 15 polegadas (estão disponíveis como opção jantes de liga leve de 16 polegadas), tecidos tipo camurça, faróis de nevoeiro e controlo automático das luzes, limpa pára-brisas e espelhos retrovisores rebatíveis.
As características opcionais nas versões Tekna incluem também um tejadilho panorâmico e uma chave inteligente associada a um botão de arranque.

Personalização

Uma ampla gama de opções de personalização na gama, a partir das versões Acenta, irá permitir aos proprietários especificar a sua cor favorita dos tampões centrais das rodas e dos puxadores das portas no exterior, enquanto no interior é possível personalizar o punho da alavanca de velocidades, as saídas de ar, a envolvência da alavanca de velocidades ou optar por tapetes em veludo.

Todos os pormenores mecânicos, características e capacidades do novo Micra


1.2 Caixa manual de 5 velocidades

Motor
Código de motor

HR12DE
N.º de cilindros, configuração

3, em linha
Válvulas por cilindro

4
Sistema de admissão de ar

Aspiração Normal
Cilindrada
cm³
1198
Diâmetro x curso
mm
78,0 x 83,6
Potência máxima do motor 1)
kW(PS)/min-1
59 (80) / 6000
Binário máximo 1)
Nm/min-1
110 / 4000
Taxa de compressão

10.7 : 1
Combustível

Gasolina sem Chumbo (RON 95)
Sistema de ignição

Electrónico
Alimentação

Injecção Multiponto
Sistema de controlo de emissões

Catalisador de 3 vias
Nível de Emissões

EU5
DESEMPENHO
Consumo de combustível
Ciclo urbano
l/100 km
6.1
Consumo de combustível
Ciclo extra-urbano
l/100 km
4.3
Consumo de combustível
Ciclo combinado
l/100 km
5
Emissão de CO2
g/km
115
Velocidade máx.
km/h
170
Aceleração de 0-100 km/h
seg.
13.7

1.2 CVT

Motor
Código de motor
HR12DE
N.º de cilindros, configuração
3, em linha
Válvulas por cilindro
4
Sistema de admissão de ar
Aspiração Normal
Cilindrada
cm³
1198
Diâmetro x curso
Mm
78,0 x 83,6
Potência máxima do motor 1)
kW(PS)/min-1
59 (80) / 6000
Binário máximo 1)
Nm/min-1
110/4000
Taxa de compressão
10.7:1
Combustível
Gasolina sem Chumbo (RON 95)
Sistema de ignição
Electrónico
Alimentação
Injecção Multiponto
Sistema de controlo de emissões
Catalisador de 3 vias
Nível de Emissões
EU5
DESEMPENHO
Consumo de combustível
Ciclo urbano
l/100 km
6.7
Consumo de combustível
Ciclo extra-urbano
l/100 km
4.6
Consumo de combustível
Ciclo combinado
l/100 km
5.4
Emissão de CO2
g/km
125
Velocidade máx.
km/h
161
Aceleração de 0-100 km/h
seg.
14,5 (14, 15 pol.) / 14,6 (16 pol.)

1.2 DIG-S (comprimido) manual de 5 velocidades

Motor
Código de motor
HR12DDR
N.º de cilindros, configuração
3, em linha
Válvulas por cilindro
4
Sistema de admissão de ar
Sobrealimentado
Cilindrada
cm³
1198
Diâmetro x curso
Mm
78,0 x 83,6
Potência máxima do motor 1)
kW(PS)/min-1
72 (98) / 5600
Binário máximo 1)
Nm/min-1
147 / 4400
Taxa de compressão
13 : 1
Combustível
Gasolina sem Chumbo RON 95
Sistema de ignição
Electrónico
Alimentação
Injecção directa multiponto
Sistema de controlo de emissões
Catalisador de 3 vias
Nível de Emissões
EU5
Desempenho
Consumo de combustível
Ciclo urbano
l/100 km
5,0
Consumo de combustível
Ciclo extra-urbano
l/100 km
3,6
Consumo de combustível
Ciclo combinado
l/100 km
4,1
Emissão de CO2
g/km
95
Velocidade máx.
km/h
180
Aceleração de 0-100 km/h
seg.
11,3

1.2 DIG-S (comprimido) CVT

Motor
Código de motor
HR12DDR
N.º de cilindros, configuração
3, em linha
Válvulas por cilindro
4
Sistema de admissão de ar
Sobrealimentado
Cilindrada
cm³
1198
Diâmetro x curso
Mm
78.0 × 83.6
Potência máxima do motor 1)
kW(PS)/min-1
72(98)/5600
Binário máximo 1)
Nm/min-1
147/4400
Taxa de compressão
13:1
Combustível
Gasolina sem Chumbo RON 95
Sistema de ignição
Electrónico
Alimentação
Injecção directa multiponto
Sistema de controlo de emissões
Catalisador de 3 vias
Nível de Emissões
EU5
DESEMPENHO
Consumo de combustível
Ciclo urbano
l/100 km
5.9
Consumo de combustível
Ciclo extra-urbano
l/100 km
4.5
Consumo de combustível
Ciclo combinado
l/100 km
5
Emissão de CO2
g/km
115
Velocidade máx.
km/h
175
Aceleração de 0-100 km/h
seg.
11,8 (14, 15 pol.) / 11,9 (16 pol.)

-->

Sem comentários