APRESENTAÇÃO: Kia Soul (MY 2014)

O Kia Soul é um carro com muita alma. Um peculiar crossover indiscutivelmente personalizado, uma combinação de funcionalidade e graça com múltiplas possibilidades de personalização. Lançado em 2009 (ler AQUI o texto do último ensaio), em 2014 chega um modelo completamente novo, apesar de manter a inconfundível silhueta alta e irreverente. Tem uma plataforma nova baseada na do actual Kia Ceed, uma carroçaria mais rígida e suspensão revista para melhorar a dinâmica de condução e o conforto de condução. O novo Soul promete ainda mais espaço, mais silêncio a bordo e ainda mais hipóteses de personalização. De motores pouco sabe ainda, até porque as destinadas possuem especificações diferentes das que são vendidas na América do Norte. Confirmados estão os actuais blocos 1.6 GDI e 1.6 CRDi.

Nova Iorque foi o palco escolhido para o lançamento mundial do icónico Soul, o utilitário urbano nascido no estúdio de design da Kia na Califórnia, EUA.
Instantaneamente reconhecível, a nova geração surge mais fresca e montada sobre uma plataforma mais rígida, mais longa e mais larga, que permite não apenas mais espaço para carga e passageiros, como aumenta o conforto a bordo ao reduzir vibrações e ruído.
À venda na Europa a partir de 2014, o exterior conta com uma aparência mais suave e inteiramente nova apesar de manter o traço característico e inconfundível, uma estrutura quadrada, elevada e provocante.
Além das alterações de design, a dinâmica de condução foi também melhorada com a adopção de uma plataforma totalmente nova, cuja base é a do actual Kia Ceed.
Em resultado de uma carroçaria mais rígida graças ao uso de aço de alta resistência, ligações mais fortes ao longo do capot e dos pilares, aumentaram a rigidez à torção de todo o conjunto. Isto apesar da redução dos pilares em 20 milímetros, de forma a melhorar a visibilidade dianteira.

Interior actualizado e ainda mais personalizável

O interior significativamente mais silencioso emprega materiais de elevada qualidade e com maior capacidade de insonorização.
Maior em todos os sentidos, o habitáculo cresceu em espaço dianteiro (em 20 mm), altura (até 5 mm) e ombros (7,5 mm). O espaço para as pernas no banco traseiro é também maior (até 5 mm), ficando ainda mais fácil entrar ou sair do Soul devido à nova forma e posição dos bancos.
Tudo isto foi conseguido apesar da futura geração ter variado as dimensões exteriores em muito pouco: o comprimento total cresceu 20 mm (4,140 milímetros), na mesma proporção do aumento da distância entre eixos (mais 20 mm, passando a ser de 2,570 mm). O novo modelo é também 15 mm mais largo (1.800 mm), mas a altura permanece inalterada (1.610 milímetros).
Por falar em dimensões, a abertura da tampa traseira é agora 60 milímetros mais larga, facilitando o acesso a uma área de carga aumentada em 4%, para 354 litros com os bancos traseiros na posição vertical.
Mantêm-se as escolhas múltiplas de tons exteriores e interiores, com 11 acabamentos de pintura exteriores, três cores de tejadilho diferentes e oito jantes em liga de 16 polegadas a 18 polegadas de tamanho; que podem combinar-se com quatro novos tipos de pastilhas de travão coloridas para contraste…
Estará ainda disponível um novo pacote de Styling SUV, com protecção preta do para-choque, saias laterais, cavas das rodas e tecto pintado em negro.
Uma nova gama de kits de acessórios foi projectada para permitir aos proprietários desfrutar e explorar a versatilidade deste SUV compacto e bastante exclusivo.

Arquitectura

A carroçaria mais forte e a revisão da suspensão permitiu aumentar a dinâmica de condução e melhorou significativamente o desempenho também em termos de conforto.
A suspensão dianteira MacPherson é agora montada no sub-chassis com quatro apoios destinados a isolar melhor a cabine de vibrações e minimizar a aspereza do piso, enquanto a caixa de direcção foi movida para a frente, melhorando a resposta de direcção e reduzir os impactos sentidos através da roda. Opcionalmente o sistema Flex Steer permite ao condutor escolher entre três configurações distintas de direcção: Comfort, Normal e desportiva.
Na traseira, amortecedores mais longos são montadas verticalmente , proporcionando maior curso da suspensão e uma operação mais suave para melhorar o conforto do passeio .
Disponíveis irão estar as mais recentes versões dos motores 1.6 litros a gasolina e os motores diesel CRDi, equipados com transmissões manuais ou automáticas de seis velocidades.

Equipamento

Dependendo do modelo ou versão, um novo lote de equipamento irá estar disponível: luzes dianteiras e traseiras de LED, faróis HID, entrada e arranque sem chave, controle automático do ar-condicionado, controlo da velocidade de cruzeiro, bancos com guarnições em couro, assentos dianteiros ventilados ou aquecidos, tecto solar panorâmico de vidro e espelhos exteriores aquecidos.
Novos recursos de conectividade avançada e de som irão também ser disponibilizados.
Em matéria de segurança, o novo Kia Soul beneficia de uma série de recursos mais próprios de um veículo de segmento superior: sistema de iluminação com variação automática anti encandeamento, sistema inteligente de assistência ao estacionamento e assistência à transposição involuntária da faixa de rodagem.

-->

Sem comentários