APRESENTAÇÃO: Nissan GT-R (MY 2014). Nissan GT-R NISMO.

A marca japonesa renovou o seu super-desportivo GT-R afinando a suspensão e melhorando a sua capacidade de tracção, incrementando o poder de travagem, aperfeiçoando a direcção e renovando o exterior com os faróis de LED da frente e da traseira redesenhados. Já interiormente, o habitáculo ganha melhor qualidade de materiais e mais opções de acabamentos. Aliado a esta renovação irá estrear uma versão inspirada na competição, o GT-R Nismo com 600 cv retirados do mesmo o motor V6 de 3.8 litros, com o binário elevado para 652 Nm.

As vendas do Nissan GT-R de 2014 começam no Japão já no próximo dia 2 de Dezembro, seguindo-se a chegada aos concessionários Nissan em outros mercados do mundo inteiro.
Ao oferecer mais suavidade, conforto e requinte torna-se uma referência em precisão de construção e de acabamentos.
Eleva ainda o prazer da sua condução graças a um conjunto de actualizações mecânicas:
- Suspensão afinada para reduzir as flutuações de carga entre as quatro rodas, proporcionar maior estabilidade e aderência.
- O contacto mais constante do pneu com o piso é conseguido através de um controlo electrónico optimizado das válvulas dos amortecedores, bem como da barra estabilizadora dianteira e braços de guiamento actualizados. A afinação destes componentes permite um melhor uso dos cursos de suspensão e aumenta a capacidade de aderência à estrada, melhorando ainda mais o comportamento e permitindo uma excelente tracção em estradas irregulares.
- As vibrações e o ruído provenientes da estrada foram reduzidos, assegurada com isso maior estabilidade em linha recta.
- O GT-R passa a estar equipado de série com pneus Dunlop SP Sport Maxx GT 600 DSST CTT, com paredes laterais mais rígidas que reduzem a deformação e melhoram a resposta de direcção em curvas rápidas. Na frente, a medida é 255/40ZRF20 (97Y), na traseira 285/35ZRF20 (100Y)
- A calibração de travagem foi afinada para uma resposta mais firme e linear em velocidades quotidianas, tornando a travagem suave mais intuitiva e proporcionando maior confiança, particularmente em condições de piso húmido.
- A direcção do GT-R foi aperfeiçoada para reduzir o esforço necessário para as manobras em cidade, mantendo a sua sensibilidade excepcional durante a condução a alta velocidade.

Exterior com maior impacto visual

- A actualização dos faróis do Nissan GT-R melhorou o seu impacto visual. Estes novos faróis, mais eficientes e de alta intensidade, recorrem à tecnologia multi-LED para criar um característico "relâmpago" que gera uma assinatura exterior visual marcante. Isso é especialmente notório com pouca luz e à noite, quando os novos faróis dão ao condutor uma maior visibilidade.
- O sistema AFS (Sistema Adaptativo de Iluminação Frontal) adapta automaticamente o ângulo do feixe de luz de acordo com a velocidade do veículo. A alta velocidade, actuadores na unidade de farol ajustam o ângulo dos projectores para aproveitar ainda melhor a luz. As quatro unidades de LED recorrem aos novos LED hi-beam e a três diferentes LED de médios, para permitir, quer uma iluminação intensa a longa distância, quer um feixe de luz aberto nas médias distâncias.
- Na traseira, a característica assinatura de luz de quatro anéis do GT-R forma círculos coerentes de iluminação, conferindo ao GT-R uma identidade facilmente reconhecível por outros proprietários e entusiastas.
- Na carroçaria foi aumentado o nível de precisão da construção dos elementos, recorrendo a avançados métodos de montagem.
- Cada peça é feita de materiais seleccionados para um melhor desempenho: uma carroçaria de alta precisão de construção e com uma composição híbrida de multi materiais, que combina aço, fibra de carbono e ligas de alumínio, permite alcançar elevadas rigidez e leveza.
- Um deflector traseiro e tampa da mala em carbono são propostos como opcional, permitindo uma economia de peso para metade em comparação com a tampa da mala de série.
- Foi alargada a gama de cores de carroçaria com a adição de uma nova cor denominada Gold Flake Red Pearl. Como o próprio nome sugere, existem partículas microscópicas em vidro de cor dourada diluídas na tinta vermelha, criando um efeito espectacular no interior da própria pintura.

Interior de maior qualidade

- No interior a escolha é feita entre três esquemas de cores interiores inclui uma nova opção de acabamento num tom suave de marfim.
- O volante é revestido a pele, enquanto os bancos parcialmente em pele recebem detalhes acentuados por costuras, criando o ambiente a bordo de um verdadeiro GT.
- Um isolamento acústico optimizado permite aos ocupantes desfrutar melhor do som de um motor desportivo.

Características distintivas da versão GT-R NISMO

O Nissan GT-R Nismo estará disponível no Japão no final de Fevereiro de 2014 e nos EUA e Europa no final de 2014. O exterior exclusivo e com melhor aerodinâmica usa as mais recentes técnicas de Simulação Computacional de Dinâmica de Fluídos para analisar o fluxo de ar. Graças a isso, a Nismo desenvolveu um pacote aerodinâmico que melhora a aderência à estrada e minimiza o impacto negativo do atrito no ar, dando ao automóvel uma aparência possante e musculada.
Juntos, o pára-choques dianteiro, a carenagem inferior do motor e o deflector traseiro em carbono aumentam a força aerodinâmica descendente, baixando o centro de gravidade e gerando 100 kg adicionais (a 300 km/h) em relação ao modelo Nissan GT-R 2014 acima apresentado.
As características aerodinâmicas do Nismo estão ajustadas para garantir que esta força descendente é distribuída de forma igual para a frente e para trás em todas as velocidades. A configuração alargada do pára-choques dianteiro e da projecção alongada do pára-choques traseiro permitem manter o coeficiente aerodinâmico Cx=0,26, o mesmo do Nissan GT-R 2014.
O Nissan GT-R Nismo estará disponível em cinco cores de carroçaria: Branco Pérola brilhante, Negro Pérola Meteor Flake, Prata Metálico Ultimate e Vermelho Vibrante. Exclusivo do modelo GT-R Nismo, um Cinza Dark Matte acentua-lhe a imponente “musculatura” exterior.
As jantes de 6 raios em preto do GT-R Nismo inspiram-se no GT-R de competição que corre na classe GT500 no Super GT.

Reforçado o carácter desportivo do interior

O habitáculo garante uma posição de condução optimizada, graças a bancos Recaro reclináveis (Europa/Japão) com costas em fibra de carbono e ergonomicamente esculpidos para suportar confortavelmente, mas com firmeza, o condutor e passageiro da frente.
O painel de instrumentos tem acabamentos tipo carbono e mostradores com um design vermelho. O topo do painel também está revestido com Alcantara®. O acabamento de interiores inclui costura vermelha discreta nos bancos, consola central e guarnição das portas e do volante.
Os pilotos Nismo influenciaram o desenho do volante com três raios, revestido a Alcantara®, com ponto central e costura a vermelho para proporcionar a melhor combinação de aderência, sensibilidade e conforto.

Principais características do Nissan GT-R mais rápido de sempre

- O motor V6 VR38DETT de 3.8 litros beneficiou dos conhecimentos recolhidos nas participações em competição para elevar a potência do motor até aos 600 cv, enquanto o binário subiu para 652 Nm.
- Novos turbocompressores de alto fluxo e grande capacidade, normalmente usados em corridas de GT3, melhoram a “respiração” do motor, enquanto um controlo individual optimizado do ponto de ignição para cada cilindro e uma bomba de combustível mais avançada melhoram a combustão.
- Molas e amortecedores personalizados Bilstein DampTronic desenvolvidos especificamente para a suspensão dianteira e traseira e concebidos para garantir níveis de aderência excepcional. Podem ser seleccionados três modos de suspensão: Comfort, Normal e R, para utilizações em circuito.
- Pneus exclusivos desenvolvidos pela Dunlop com características de aderência e maneabilidade ímpares. Frente: 255/40 ZRF20; atrás 285/35 ZRF20.
- Braços especialmente desenvolvidos para os duplos triângulos da suspensão da frente aumentam o caster para optimizar a posição das rodas em curvas de com elevadas acelerações laterais e melhorar a estabilidade em linha recta e em curva. Adicionalmente são adoptados parafusos maiores e de alta rigidez para aumentar a fixação da roda ao cubo.
- Para minimizar o rolamento da carroçaria nas curvas e mudanças de direcção, o Nissan GT-R Nismo possui uma barra estabilizadora traseira oca de 17,3 mm que aumenta a estabilidade e reduz o peso.
- O aumento da rigidez da carroçaria é conseguido usando colagem adicionalmente à soldadura por pontos, permitindo a precisão de resposta da suspensão sob carga extrema, característica da "preparação de fábrica" da Nismo.

-->

Sem comentários