APRESENTAÇÃO: Honda Civic Type-R Concept

O Salão de Genebra revelou a versão mais desportiva do actual Civic, mais arrojada e agressiva do que nunca. Não trouxesse ela consigo a designação “Type-R”! Descrito pela equipa de design como uma “réplica do carro de corrida para a estrada”, em vez de uma versão de altas performances de um automóvel de produção normal, o novo Type R tem chegada prevista aos mercados em 2015. O espírito de competição da Honda é replicada em múltiplos aspectos de estilo que são mais do que meros adereços estéticos, antes fruto da necessidade de reduzir o arrastamento, acrescentar pressão aerodinâmica sobre o veículo para o fazer "agarrar" à estrada e conseguir um melhor arrefecimento através da optimização do fluxo do ar. No que toca à mecânica, apesar dos poucos detalhes ainda revelados, sabe-se o próximo Type R será o primeiro modelo na Europa a estar equipado com um dos novos motores VTEC TURBO, nomeadamente o de dois litros com injecção directa e turbocompressor de 280 cv.

O Honda Civic Type R irá portanto inaugurar a nova família de motores a gasolina sobrealimentados. Além desta potente unidade de 2 litros com 4 cilindros, turbo e injecção directa, com base numa arquitectura completamente nova de motores, a Honda irá acrescentar um bloco de três cilindros de apenas 1 litro e um outro de 1,5 litros com 4 cilindros.
Quanto ao próximo Civic Type R, a Honda anunciou que o modelo de produção terá um motor de 2,0 litros turbo com injecção directa e comando de válvulas variável (VTEC), uma evolução dos conhecimentos sobre motores turbo que a marca japonesa há muitos anos testa na competição.
Exteriormente, os detalhes acrescentados à carroçaria visaram diminuir a resistência aerodinâmica, aumentar a aderência à estrada e incrementar a refrigeração das partes mecânicas. Por isso, o spoiler dianteiro foi concebido para acrescentar a tal pressão aerodinâmica, enquanto os spoilers verticais nas laterais e o formato cortado do pára-choques dianteiro ajudam a reduzir o arrastamento e a controlar o fluxo do ar na zona circundante aos pneus dianteiros. A faixa vermelha que percorre o spoiler dianteiro ajuda a acentuar a postura baixa e ampla do Type R.
Além disso, o novo design dos faróis, com luzes diurnas de presença de LEDs e os farolins de nevoeiro horizontais de formato afilado, conferem um toque de carácter forte à frente. A grelha dianteira, dividida em duas metades, uma superior e a outra inferior, foi alargada e as saídas de ar do capot ajudam a arrefecer melhor o motor de elevada potência. Os guarda-lamas dianteiros e traseiros foram alargados para acomodarem os pneus largos e possuem saídas integradas de ar para optimizar o fluxo do ar.
Um dos aspectos de maior destaque deste protótipo é o seu novo spoiler traseiro, com luzes traseiras de LEDs integradas. O formato e ângulo dos guarda-lamas traseiros foram pensados para proporcionarem pressão aerodinâmica adicional, resultado directo do feedback obtido dos testes em pista.
Complementarmente, as jantes de 20 polegadas com bordos a vermelho, pinças de travão visíveis também acabadas a vermelho e uma faixa vermelha que percorre a parte inferior do spoiler dianteiro aumentam o seu aspecto agressivo.
A recente participação da Honda no WTCC revelou-se benéfica na aquisição de conhecimentos para o Type R. A sua equipa de desenvolvimento continua a receber informações de performance e estilo, recolhidas directamente das pistas pela equipa do WTCC e que, depois, são usadas na criação deste carro descrito como uma “réplica de estrada de um carro de corrida”.

-->

Sem comentários