APRESENTAÇÃO: Mazda Hazumi

Protótipo revelado em Genebra que indicia a futura geração Mazda2. Tem cinco portas e mede 4,07 metros de comprimento, 1,73 de largura e 1,45 de altura, maior em comprimento e largura do que o actual, e 3 cm mais baixo. De distância entre eixos tem mais 10 cm (2,59 metros em vez dos actuais 2,49 m. A novidade deste protótipo é, no entanto, a revelação de um novo motor Diesel SKYACTIV-D 1.5, do qual é apenas revelado possuir emissões de CO2 inferiores a 90 g/km, equivalente a um consumo de menos de 3,4 l/100 km. Ou seja, em conformidade com a norma Euro 6. A caixa de velocidades é automático de seis velocidades (SKYACTIV-DRIVE).

HAZUMI é uma palavra que, em japonês, significa “vigor” ou “impulso”, adequando-se de modo excelente à passagem de uma imagem de um animal de pequenas dimensões mas vigoroso e cheio de energia.
Para além de reforçar os fundamentos em termos de segurança, como a posição de condução e o campo de visão, o protótipo Mazda HAZUMI adopta conteúdos da avançada tecnologia de segurança de ponta i-ACTIVSENSE da Mazda.
Enquanto isso, o sistema MZD Connect permite aos condutores a facilidade e conveniência em termos de conectividade dos smartphones, num formato seguro e adequado para utilização em veículos.
Quanto ao novo motor diesel limpo SKYACTIV-D de 1,5 litros, ele promete médias de consumos excepcionais e garante, simultaneamente, prestações lineares e excepcionais.

Design exterior atlético 

Combinando os movimentos poderosos e dinâmicos do KODO num hatchback compacto de cinco portas, a Mazda concebeu um HAZUMI com porte atlético.
Com o habitáculo “puxado” o mais para trás possível, o centro de gravidade viu-se colocado perto das rodas traseiras. Daí uma carroçaria com formas vincadas a partir da frente baixa e pronunciada, subindo em direcção à traseira.
Afilada e esculpida, a silhueta apresenta-se como uma demarcação clara dos habituais projectos de modelos subcompactos, onde prevalecem estilos do tipo "movimento único". As curtas projecções e os poderosos guarda-lamas, que se alargam por cima das imponentes rodas, sublinham a postura forte e atlética do modelo.
Os faróis e a grelha estão posicionados o mais baixo possível, dando à secção frontal um olhar afilado. Os anéis de LED adicionam profundidade e solidez aos faróis, evocando os olhos obstinados de um animal selvagem. Outra marca registada do KODO é a asa de assinatura em alumínio, que ressalta da grelha antes de recortar as ópticas.
Uma longa linha prolonga-se a partir do capot, sobe acima da roda dianteira e prolonga-se até à traseira.
As rodas traseiras suportam a elevada linha de cintura, em conjunto com a acentuada inclinação do vidro traseiro, criando um forte sentimento de movimento em frente. A distinta combinação das luzes traseiras oblongas transmite velocidade, adoptando a vitalidade marcante dos faróis da frente.
As jantes em alumínio de 18 polegadas são montadas em pneus de dimensão 215/45.

Habitáculo dinâmico

A velocidade é a essência das formas interiores, que se estendem do painel de instrumentos para o acabamento das portas e para a consola central. O efeito, semelhante ao do exterior, resulta numa dinâmica de movimento em frente. O espaço dos passageiros integra um painel de instrumentos em forma de asa de avião, criando uma sensação confortável de espaço. A consola central surge suspensa como uma ponte, aumentando a sensação de espaço e criar mais espaço para os pés.
O painel de instrumentos é projectado em torno do eixo central do condutor. Possui um manómetro único, posicionado centralmente, com os vários displays em seu redor como se fossem asas. A apresentação do display central - Active Driving Display – e o controlo dos comandos baseiam-se no conceito de ‘interface’ homem-máquina (HMI) da Mazda, denominado Heads-up Cockpit. Foi projectado para ajudar os condutores a lidar com grandes quantidades de informação, permitindo-lhes manter os olhos na estrada e o corpo numa posição segura e estável.
Tem quatro lugares mas, provavelmente, o modelo de produção para a Europa terá cinco.
Motor diesel SKYACTIV-D de 1,5 litros

O Mazda HAZUMI também marca a estreia mundial do bloco SKYACTIV-D 1.5.
Este motor compacto, de baixo peso e limpo foi projectado para garantir uma combustão interna ultra-eficiente, tal como o maior bloco SKYACTIV-D 2.2. Ele oferece um amplo binário e um desempenho dinâmico linear até ao redline, bem como excelentes níveis de emissões de CO2, abaixo dos 90 g/km no Mazda HAZUMI. Irá, também, cumprir com os exigentes requisitos da norma Euro 6 sem necessidade de aplicação de sistemas de pós-tratamento, com vista à retenção de NOx ou redução catalítica selectiva.

Segurança avançada e conectividade de nova geração 

Este modelo integra as avançadas tecnologias de segurança i-ACTIVSENSE baseadas no pacote Mazda Proactive Safety. Estas tecnologias irão ajudar o condutor a desfrutar do Mazda HAZUMI com segurança e paz de espírito.
A Mazda vai ao encontro das necessidades dos jovens que anseiam por experiências estimulantes e querem partilhá-las com os seus amigos. Torna-se possível estar sempre online com o MZD Connect, um novo sistema de conectividade, estreado no novo Mazda3. Em combinação com o Heads-Up Cockpit, o MZD Connect foi desenhado para permitir aos condutores ter acesso aos conteúdos e comodidade dos seus smartphones num formato seguro e fácil de usar quando conduzem.

Carroçaria
Hatchback de 5 portas
Nº de assentos
4
Comp. x Larg x Altura (mm)
4.070 x 1.730 x 1.450
Distância entre eixos (mm)
2.585
Motor
SKYACTIV-D 1.5
Transmissão
SKYACTIV-Drive (automática de 6 velocidades)
Principais sistemas auxiliares
i-stop (sistema de paragem/arranque)
i-ELOOP (sistema de regeneração da energia da travagem)
Pneus
215/45 R18
Jantes
18 x 8J

-->

Sem comentários