APRESENTAÇÃO: Toyota Verso 1.6 D-4D (MY 2014)

- Pensado exclusivamente para a Europa recebeu melhoramentos no início de 2014
- Novas cores exteriores, novas jantes de liga leve, novos revestimentos interiores e sistema multimédia Toyota Touch® 2
- Estreia de um novo motor 1.6 litros D-4D turbodiesel com 112 cv, sistema Stop & Start ajuda a garantir emissões de CO2 de 119 g/km

Lançado em 2013, o atual Verso foi desenvolvido exclusivamente para o mercado europeu.
Monovolume compacto mede 4,46 metros de comprimento. Mas as dimensões exteriores compactas não interferem com a habitabilidade, podendo oferecer até sete lugares.
Possui ainda uma das maiores distâncias entre bancos na sua classe e uma versatilidade multi-funcional graças ao sistema de rebatimento dos bancos Easy Flat.
A segunda fila de bancos é constituída por três individuais, sendo o centro um pouco mais estreito. Oferecem movimento longitudinal de cerca de 24 centímetros e variação da inclinação do encosto.
Os dois assentos individuais adicionais da terceira fila são significativamente mais pequenos e pouco adequados para adultos de estatura média em viagens mais longas. Principalmente por causa do espaço para as pernas. 
Com sete lugares a área de bagagem reduz-se a 155 litros. Com apenas cinco lugares disponíveis é de 440 litros.
O piso da bagageira é sempre plano e a operação de colocação/recolha destes bancos é simples.
No final deste texto encontra-se uma tabela com todas as dimensões interiores.
O novo Toyota Verso dispõe agora de um novo bloco de 1.6 litros D-4D turbodiesel.
No exterior as novidades passam por uma nova cor bronze e pelas novas jantes de liga leve de 16” e de 17”.
O interior foi também melhorado com novos revestimentos e novos acabamentos.
A posição dos instrumentos e dos comandos mantém-se correcta em termos de funcionalidade e visibilidade, embora careça de algumas informações com a temperatura do motor.
Existem poucos locais para colocação de pequenos objectos e as entradas para sistemas auxiliares - áudio AUX e USB – situam-se do lado direito do consola central,  à altura das pernas do passageiro.
A nível de equipamento, assina-se a introdução do sistema multimédia acessível da Toyota - Toyota Touch® 2 – possibilitando diversas facilidades na interação e disponibilização de informação.
Seguem-se os pormenores.

Gasóleo: novo bloco diesel 1.6 D-4D 

Em Portugal a gama diesel é composta por 2 blocos, o novo e importante 1.6 D-4D e o 2.2 D-4D de 150 cavalos acoplado à caixa de velocidades automática de 6 relações. 
O novo bloco diesel 1.6 D-4D (Injeção Direta – Diesel de 4-tempos) está adaptado às características do segmento, nomeadamente à actual fiscalidade de variados países europeus. Por isso, cerca de 50% do mercado europeu nesta classe é preenchido por versões de 1.6 litros. 
O motor 1.6 D-4D, de origem BMW, está acoplado a uma caixa de 6 velocidades da Toyota. Mais leve 20 kg do que a motorização 2.0 D-4D, este motor cumpre as normas Euro 5 e disponibiliza 112 cv às 4.000 rpm.
Oferece 270 Nm de binário entre as 1.750 às 2.250 rpm.
O novo Verso acelera dos 0 aos 100 km/h em 12,7 segundos e alcança uma velocidade máxima de 185 km/h. 
O novo bloco proporciona uma melhoria na eficiência de utilização do combustível em 8 por cento face ao 2.0 D-4D, com um consumo de gasóleo de apenas 4.5 l/100 km no ciclo combinado.
Simultaneamente, as emissões de CO2 foram reduzidas de 129 para apenas 119 g/km, em virtude da estreia do primeiro sistema Stop & Start no Verso. 
O motor foi afinado para proporcionar uma rápida resposta ao longo de todo o regime de rotações. Consegue gerar uma boa resposta inicial a baixas rotações para, à medida que entra em ação o turbo, oferecer um incremento linear de binário. A disponibilidade de binário foi igualmente ampliada, para que o motor suba facilmente de rotação acima das 3.000 rpm. 
Com uma qualidade de rolamento assegurada pela plataforma do actual Verso, as taragens das molas foram modificadas na nova versão 1.6 D-4D para replicar os mesmos níveis de conforto de rolamento e uma redução de movimentos de carroçaria.
Dados mais detalhados sobre os motores no final do texto.

Preços em Portugal do Toyota Verso geração 2014

    
Mais novidades

À gama de 10 cores já existente e de jantes de liga leve de 16” e de 17”, foi acrescentada uma nova pintura Avantgarde Bronze e novas jantes de liga leve de 16” com 7 raios ou um desenho de apenas 5 raios nas jantes de liga leve de 17”, com um acabamento escurecido. 
A bordo, o novo Verso apresenta um desenho mais ergonómico do seletor de velocidades e acrescenta um novo equipamento, o sistema de Aviso de Pressão dos Pneus (TPWS) à lista de equipamentos de série. 
Introduz também uma gama exclusiva de sistemas multimédia acessíveis, de ecrã tátil, de alta resolução e com mais funcionalidades:
- Toyota Touch® 2 com Go combina navegação com serviços e aplicações online, disponibilizado de série em qualquer versão de equipamento
-Toyota Touch® 2 com Go Plus dispõe de sistema de reconhecimento de voz e nova conectividade Wi-Fi
Através de um ecrã tátil de 6.1” a cores, este sistema incorpora rádio AM/FM com um sintonizador opcional DAB/DAB+/DMB-A, leitor de CD/MP3, conectividade Bluetooth para o telemóvel com funcionalidade de streaming de música e uma entrada USB para ligação de dispositivos portáteis de música, com possibilidade de exibir a capa do álbum que se encontra associada no iPod. 
A câmara instalada na parte traseira e que projeta no ecrã de 6.1’’ ajuda o condutor em todas as manobras de marcha atrás, sempre útil em espaços exíguos. 
O novo sistema Toyota Touch® 2 apresenta menus redesenhados com um efeito 3D mais profundo. A resolução da imagem foi incrementada quatro vezes passando dos 400 x 240 para os 800 x 480, projectando uma imagem muito mais clara, definida e viva. 
O menu principal foi ampliado para passar a incluir mais conteúdos sobre informação do veículo, tal como os ajustes do ar condicionado, sendo possível de controlar no ecrã como se de um smartphone se tratasse, ou seja, com a função de arrastar, passando o dedo, ou fazer zoom no mapa possibilitando uma utilização mais fácil e intuitiva. 
O Toyota Touch® 2 está disponível com ‘MirrorLink’, uma funcionalidade que permite que os utilizadores interliguem os seus smartphones e visualizem exatamente a mesma imagem que o ecrã no monitor do sistema multimédia, assim como, interagir/controlar através do ecrã tátil todos os comandos do smartphone. 

Navegação melhorada

O Toyota Touch® 2 com Go oferece ao utilizador um sistema de navegação mais completo que representa a melhor relação preço/qualidade do mercado. O sistema foi especificamente desenvolvido tendo em conta o consumidor europeu. 
Disponível em 20 idiomas, inclui todas as mais populares funções de navegação, tais como limites de velocidades, avisos de câmaras de velocidades, zoom automático, reconhecimento de sinais na autoestrada e visualização de interseções em vias rápidas. A função de zoom é agora mais facilmente controlada por via de um simples botão. 
A funcionalidade de cobertura do tráfego, agora localizada no próprio mapa, assume a forma de uma ‘barra de tempo’ apresentando o congestionamento que haja no trajeto pre definido e o tempo de atraso expectável. 
Através da função Toyota Online, o sistema permite obter informações a bordo, como o Toyota Real Time Traffic operado pela TomTom, Google Street View, Panoramio e Google Local Search – a maior e mais atualizada base de dados de busca do mundo. 
O portal do cliente da Toyota foi melhorado, o qual permite que os utilizadores estejam em contacto com os seus veículos online. Por exemplo, através do Google Maps, os destinos podem ser selecionados remotamente a partir de casa ou do escritório e os Pontos de Interesse (POI) podem ser descarregados para serem usados, posteriormente, como destino no sistema Toyota Touch 2. 
Para além do acesso a diversas informações, o novo Toyota Online permite a instalação de diversas aplicações no Touch 2 com Go Apps, como o preço de combustíveis, informação meteorológica ou os lugares livres disponíveis em determinados parques de estacionamento. 

Toyota Touch® 2 w/ Go Plus 

Disponível na versão Exclusive, o sistema Touch 2 com Go Plus eleva ainda mais a experiência de visualização com a apresentação de modelos de cidades em 3D, ícones de edifícios importantes e uma funcionalidade de leitura de mensagens de ‘texto-para-voz’. 
O sistema poderá apresentar emails e eventos do calendário dependendo da compatibilidade do Bluetooth do telemóvel. Conta ainda com a função ‘Play More like This'. Este sistema inteligente de reconhecimento de música é capaz de apresentar automaticamente recomendações de músicas com ritmos semelhantes. 
O Touch 2 com Go Plus tem conetividade Wi-Fi. Os utilizadores podem definir os seus smartphones como hotspot Wi-Fi para a ligação às funções online do sistema. 
Com o número de idiomas agora ampliado para 15, a função Avançada de Reconhecimento de Voz foi concebida para permitir a mais simples utilização durante a condução. 
Esta função está focada em três funções principais, permitindo que o condutor selecione através de um simples comando vocal um destino de navegação, faça um telefonema ou escolha uma canção específica a partir de um iPod que esteja ligado. 
O Toyota Touch® & Go Plus inclui três anos gratuitos de atualizações de mapas e de software.






-->

Sem comentários