APRESENTAÇÃO: Citroën Berlingo (MY 2015)


 - Exterior renovado ganha novas frentes que poderão variar consoante o nível de equipamento

- Novos motores Euro6 mais eficientes

- Interior ganha ecrã táctil de 7 polegadas

- Disponibilizado mais equipamento de segurança e ajudas à condução

A nova versão ganha uma frente mais assertiva, composta por um novo pára-choques com as luzes diurnas em LED posicionados mais em baixo e uma nova grelha com os “chevrons” redesenhados.

Há um novo nível de equipamento XTR, na linha do Concept Berlingo Mountain Vibe.

Ganha duas novas cores exteriores - Cinza Acier e o Castanho Moka – e o interior novos revestimentos interiores e foi revisto para receber um novo ecrã táctil de 7’’. Este ecrã táctil agrupa funcionalidades de média e de navegação, e ainda a função de duplicação do smartphone através do Mirror Screen.

O Berlingo de 2015 adopta também a tecnologia de travagem automática de urgência, Active City Brake, bem como a câmara de marcha-atrás e a ajuda ao estacionamento dianteiro.
Motores revistos e mais eficientes completam-se com uma novidade: uma versão eléctrica com 170 km de autonomia.


Tecnologia, polivalência e versatilidade


O posto de condução mantém um painel de bordo funcional e uma alavanca de velocidades integrada no painel de bordo. O assento é regulável em altura e o volante em altura e profundidade.

O novo ecrã táctil de 7’’ torna mais simples e leve o painel de bordo e propõe uma nova navegação, táctil, que permite uma vista da cartografia em perspectiva, a vista dos limites de velocidade, a tomada em conta das condições de circulação e a possibilidade de escolher o percurso mais económico.

Integra ainda rádio, o streaming áudio, a conexão com aparelhos móveis, além da função mãos livres, via conexão Bluetooth, que permite o acesso ao repertório do telefone e a gestão de dupla chamada.

Graças à tecnologia Mirror Screen, através deste ecrã podem explorar-se as aplicações do smartphone de maneira segura e adaptada à condução, mas também replicar as aplicações terceiras, como Coyote, web radios, etc., graças a uma conexão por cabo ou wireless.

O novo Citroën Berlingo possui agora também uma tecnologia que permite explorar o reconhecimento vocal do seu smartphone para fazer chamadas, escolher e ouvir música, ler ou escrever mensagens de texto em extrema segurança, sem tirar os olhos da estrada. A funcionalidade activa-se a partir do botão de comando vocal integrado no posto de condução e necessita de um telefone compatível e ligado ao veículo em Bluetooth.

Conservando as mesmas dimensões exteriores, a capacidade do interior não sofre também alterações, nomeadamente no volume da bagageira: 675 litros, podendo estender-se até aos 3 000 litros com os bancos da segunda fila rebatidos.

Características que conferem grande capacidade de adaptação do Berlingo Multispace às mais diversas utilizações:

- Três bancos independentes e extraíveis atrás
- Versatilidade e volumes de armazenamento do habitáculo
- Duas portas laterais deslizantes
- Um portão traseiro como uma janela vidrada que se pode abrir para permitir o acesso fácil à bagageira
- Sistema de armazenamento Modutop®

Níveis de equipamento


Em função dos mercados, é proposto com quatro variantes de frentes:

- LIVE: uma frente única para a versão Multispace e a versão Comercial privilegiando robustez e protecção ao nível das zonas de potencial contacto pelo seu pára-choques negro em tom pigmentado.

- FEEL: uma frente dotada de um pára-choques pintado na cor da carroçaria.

- SHINE: uma frente caracterizada por um pára-choques pintado na cor da carroçaria, incluindo as partes inferiores. A silhueta recebe inserções negras em relevo e a assinatura luminosa formada por dois faróis diurnos em LED e os faróis anti-nevoeiro.

- XTR: uma novidade. Frente idêntica ao nível SHINE mas munida de uma banda Preto Onyx posicionada sob os chevrons e enriquecida por uma protecção do motor em cinzento alumínio

Equipamentos disponíveis


De auxílio à condução:

- Ajuda ao estacionamento traseiro

- Regulador e limitador de velocidade

- Acendimento automático dos faróis (incluído do pack Visibilidade)

- Ajuda ao arranque em plano inclinado

- Grip Control, um sistema anti-patinagem aperfeiçoado e que optimiza a motricidade das rodas dianteiras em função do tipo de terreno

- Active City Brake (a partir de Novembro 2015): sistema de travagem automática capaz de evitar os choques a baixa velocidade

– Ajuda ao estacionamento dianteiro

– Câmara de marcha-atrás, com imagem transmitida no novo ecrã táctil de 7’’

Características mecânicas


O conforto de rolamento é conseguido graças aos trens rolantes de tipo pseudo-McPherson derivados do Citroën C4 Picasso e à precisão de direcção.

A chave do conforto acústico está na aerodinâmica e no motor encapsulado numa caixa acústica, enquanto o painel de bordo foi fortalecido por um tratamento anti-corrosão e o habitáculo revestido de numerosos absorventes.

Os motores BlueHDi permitem uma tecnologia já de acordo com as futuras regulamentações Euro 6.

Na motorização BlueHDi 120 S&S, o Berlingo adopta pela primeira vez uma caixa manual de 6 velocidades.

As características principais de consumo e emissões são as seguintes:

- Motorização BlueHDi 100 S&S CVM: 4,1 l/100 km e 109 g/km de CO2

- Motorização BlueHDi 100 S&S ETG6: 4,2 l/100 km e 109 g/km de CO2

- Motorização BlueHDi 120 S&S CVM6: 4,3 l/100 km e 113 g/km de CO2


Variante comercial


A versão comercial do Berlingo é um verdadeiro sucesso comercial e o modelo da categoria mais vendido de 2013 e 2014.

Está disponível em dois comprimentos:

- L1, volume útil até 3,7m3

- L2, até 4,1m3

A superfície de carga permite o transporte de duas europaletes, enquanto as portas laterais deslizantes ou as portas traseiras assimétricas, abrindo em 180º, melhoram a operação de carga.

Pode ainda contar-se com a cabina modulável Extenso® que oferece:

– Pode acolher 3 pessoas à frente, graças a um lugar central que se adapta rapidamente e sem esforço às diferentes necessidades dos seus utilizadores

– O banco lateral do passageiro é escamoteável para criar uma superfície plana e permitir transportar cargas até 3 m de comprimento no L1 e 3,25 no L2. Esta configuração aumenta o volume útil em 400 litros: a capacidade de carga é assim levada até aos 3,7 m3 no L1 e 4,1 m3 no L2

– O banco lateral do passageiro pode igualmente colocar-se em posição cinema, ou seja, o assento elevado contra o encosto, para transportar cargas altas directamente na cabina

– O desenho rebatível do banco central assegura uma função de escritório móvel graças à sua forma de escrivaninha

– Um volume suplementar de 7,5 litros está disponível sob o assento do banco central e pode fechar-se com cadeado.

A gama de motores para as variantes comerciais do novo Citroën Berlingo são:

- Motorizações Euro 5: HDi 75 CVM, HDi 90 CVM, e-HDi 90 ETG6 e HDi 115 CVM a Diesel.

Posteriormente irá receber motorizações Euro 6 com os seguintes consumos e emissões de CO2:

- BlueHDi 75 CVM a partir de 110 g/km de CO2*

- BlueHDi 100 CVM a partir de 110 g/km de CO2*

- BlueHDi 100 S&S ETG6, caixa pilotada de 6 velocidades a partir de 106 g/km de CO2*

- BlueHDi 120 S&S CVM6 a partir de 112 g/km de CO2*

(* homologação em curso)

A gama completa-se com uma versão eléctrica com autonomia de 170 km. Com 67 cv e um binário quase constante em qualquer regime (200 Nm de 0 às 1500 rpm), oferece boas recuperações a atinge facilmente os 110 km/h.

A versão comercial ganha também o novo ecrã táctil de 7’’. Adopta igualmente a tecnologia de travagem automática de urgência, Active City Brake, bem como a câmara de marcha-atrás e a ajuda ao estacionamento dianteiro.


Sem comentários