APRESENTAÇÃO: Volvo Ocean Race 2015 Lisboa



- Volvo Ocean Race regressa a Portugal de 
25 de Maio a 7 de Junho de 2015

- Os seis rápidos veleiros vão fundear na Doca de Pedrouços em Algés

- Durante 14 dias haverá concertos musicais e um extenso programa de actividades com entrada gratuita

- Quinta maior competição desportiva a nível mundial, do ponto de vista do impacto económico

Seis rápidos barcos veleiros monocasco vão sulcar as águas do Tejo a partir do final de Maio, na continuação da mais dura competição mundial que atravessa quatro oceanos e faz onze escalas em cinco continentes durante quase 39 mil milhas náuticas de circum-navegação.

A “Volvo Ocean Race” é a competição náutica mais mediática em termos mundiais. Trata-se da prova desportiva mais extrema, nove duros e longos meses durante os quais os velejadores “dobram” dois dos cabos mais temidos do Mundo: na ponta sul dos continentes africano e americano.

Pela segunda vez aporta Lisboa e ficará sediada na Doca de Pedrouços (abrir link com mapa de localização), em Algés, Lisboa, de 25 de Maio a 7 de Junho de 2015. Daqui vão partir rumo a Lorient, em França, para terminar a aventura a 27 de Junho em Gothenburg, na Suécia.

Vindos de Newport, EUA, estão previstas três regatas nas águas do Tejo que vão servir como treino e para dar a conhecer ao público as capacidades destas rapidíssimas embarcações monocasco. A paragem em Portugal poderá também assinalar o regresso à prova da sétima embarcação que durante a segunda etapa ficou arredada da competição após ter ter encalhado numa ilha deserta a norte do arquipélago das Maurícias.

Com abertura às 10h30 e encerramento à meia-noite (com horário alargado aos fins de semana), por Algés vão passar concertos musicais, exposições e actividades subordinadas ao tema do mar. As actividades prometidas incluem aulas de vela, de paddle surf, de zumba e de antigravity com o Holmes Place, workshops de modalidades náuticas, exposições relacionadas com o mar, jogos e o inevitável fogo-de-artifício a encerrar a festa.

Os cerca de meio milhão de visitantes que estão previstos vão poder ainda desfrutar da rara oportunidade de um contacto mais directo com a dura realidade desta prova ou simplesmente entreter-se com as várias animações que serão proporcionadas no “Volvo Ocean Race Village”.

Cartaz Musical da Volvo Ocean Race

Concerto todos os dias a partir das 20h30m

- Dia 24 e 25 de Maio - Kumpania Algazarra e fogo de artificio
- Dia 25 de Maio - Banda da Marinha e fogo de artifício
- Dia 26 de Maio - Frankie Chavez 
- Dia 27 de Maio - Ala dos Namorados C/ João Gil
- Dia 28 de Maio - Capitão Fausto
- Dia 29 de Maio - Carminho 
- Dia 30 de Maio - Miguel Araújo
- Dia 31 de Maio - Rui Unas ft. DJ Van Breda e Carolina Torres DJ Set
- Dia 1 de Junho -Carlão 
- Dia 2 de Maio - Ana Free Mikkel Solnado
- Dia 3 de Junho - Sara Tavares 
- Dia 4 de Junho - Bezegol com convidado especial 
- Dia 5 de Junho - Zé Pedro DJ Set Legendary Tigerman DJ Set 
Dia 6 de Junho - Blasted Mechanism 

A passagem da Volvo Ocean Race por Lisboa representa um investimento conjunto de cerca de 4 milhões de euros da Urban Wind, empresa responsável pela organização do evento, da Câmara Municipal de Lisboa e da Administração do Porto de Lisboa.

O impacto económico da edição de 2012 foi de mais de 30 milhões de euros.

Como é habitual a marca de automóveis tem em comercialização uma série especial "VOLVO OCEAN RACE" disponível no Volvo V40, V40 Cross Country, V60 e XC60.

Cada um contém pormenores de design específicos e alusivos à competição, nomeadamente ao nível dos detalhes interiores em alumínio e revestimentos que evocam motivos náuticos. Mesmo bastante equipada, a edição especial Volvo Ocean Race ainda oferece até mais cinco mil euros em equipamento à escolha.



Características do Volvo Open Classe 65

Cada embarcação está orçada em 4,5 milhões de dólares. Para a próxima edição, a organização espera ter, à partida, 8 a 10 veleiros ainda mais rápidos do que os actuais e com tecnologia mais moderna.

Comprimento do casco: 20,37 metros (66 pés)
Comprimento flutuação: 20,00 metros (65 pés)
Comprimento total: 22,14 metros (72 pés)
Casco: 5,60 metros (18,4 pés)
Peso em Vazio: 12.500 kg (£ 27.557) 

PUB

Sem comentários