Renault Clio (MY 2106). Preços. Motores. Equipamento

- Motores 1.5 dCi e 1.2 TCe mais potentes com caixa de 6 velocidades

- Iluminação Full Led

- Mais sistemas de som e conectividade

- Mais ajudas à condução incluindo sistema de estacionamento mãos livres



O Renault Clio renova-se a partir de Setembro de 2016 e passa a contar com uma nova assinatura led, caixa de 6 velocidades no diesel 1.5 dCi e no TCi120 (apenas nas versões GT Line), mais equipamento e tecnologia de conectividade.

O sucessor do R5 é o carro mais vendido da Renault na Europa, com mais de 13 milhões de unidades.

Nos últimos anos tem sido também o modelo (gama) mais vendido em Portugal e, no nosso país, já comercializou mais de 425 mil unidades.

As 4 gerações deste modelo tem sido mesmo um dos pilares do sucesso da marca, que há 18 anos lidera a tabela das vendas em Portugal.

Mantendo a silhueta de sucesso que tão bem identifica tanto a versão berlina (5 portas) ou carrinha (Sport Tourer), o Clio passa a poder contar com luzes totalmente em LED, para uma iluminação mais límpida e potente, inserida numa frente muito subtilmente redesenhada.

À frente, esta tecnologia fornece mais 20% de luz e um feixe de halogéneo que provoca menos encandeamento. Nas versões superiores, os faróis diurnos (DRL) LED têm a forma de "C", característicos da nova assinatura luminosa da gama.

Disponível consoante as versões e apenas na carroçaria berlina, as luzes traseiras LED, acesas em permanência, adoptam também a forma em "C".

Nas versões de entrada e médias, há apenas faróis diurnos LED e elementos cromados na parte inferior da grelha dianteira.

Para reforçar o seu carácter, a parte inferior dianteira do novo Clio é visualmente mais larga e, na traseira, o design da saia da embaladeira foi também modificado para proporcionar maior robustez.

Preços do Renault Clio 2016 (incluindo DCi110 e TCe120)



Motores Renault Clio com 6 velocidades


As novidades mecânicas do Renault Clio 2016 incluem o motor a gasóleo 1.5dCi com 110 cv e caixa manual de 6 velocidades.

Uma caixa também de 6 velocidades passa a equipar o motor a gasolina 1.2 TCi de 120 cv.

Estas versões vão estar para já apenas disponíveis nos níveis de equipamento "GT Line"

Apesar da maior energia revelada com estas duas novas motorizações, a Renault garante que o Clio não é significativamente mais penalizado nos consumos e emissões, uma vez que as 6 relações da caixa permitem uma maior distribuição da transmissão.

O motor Energy 1.5 dCi 110 vem equipado com Stop & Start e sistema de recuperação de energia na travagem e na desaceleração.

A potência de 110 cavalos é atingida às 4000 rpm e oferece um binário de 260 Nm às 1750 rpm.

O motor a gasolina TCe 120, também associado à caixa manual de seis velocidades (complementando a oferta da caixa automática de dupla embraiagem EDC) disponibiliza 205 Nm a partir das 2000 rotações.

A oferta a gasóleo continua a contar com versões do bloco 1.5 dCi com 75 e 90 cv, distribuídos pelas carroçarias de 5 portas berlina), carrinha (Sport Tourer) e comercial ligeiro.

A gama a gasolina abrange mecânicas com 75, 90 e 120 cv, com caixa de velocidades manual ou automática de dupla embraiagem (EDC).

Novidades no habitáculo do Renault Clio 2016


- Volante redesenhado sem alguns elementos plásticos que dispunha

- Volante revestido a couro nas versões superiores

- Alavanca de velocidades com um estilo mais moderno

- Painéis das portas renovados

- Apoios de braço, agora integrais, ganham maior qualidade visual e incorporam novos botões de comando

- Arejadores centrais foram redesenhados

- Iluminação de tecto integra luzes de leitura individuais, bem como iluminação LED

- Qualidade dos tecidos dos bancos evolui em todas as versões e nas versões superiores, o novo design dos bancos é mais envolvente e oferece um melhor apoio lateral.

- O programa de personalização permite mais de 30 combinações diferentes, entre 5 strippings de tejadilho (lisos ou em dégradé), retrovisores exteriores pintados e 4 packs de personalização exterior: frisos de grelha dianteira e protecções laterais das soleiras das portas

Equipamento de som e navegação


O Clio que chega aos mercados em Setembro de 2016 pode contar com mais conectividade e mais equipamentos destinados a facilitar a vida a quem conduz e garantir mais segurança a todos.

Assim, consoante as versões, o Clio passa a propor 3 sistemas multimédia, incluindo o inteligente sistema R&Go®, disponível desde a gama de base, e a mais recente evolução do sistema R-LINK.

Um ecrã táctil de 7” permite aceder ao “Media Nav Evolution” com funções de navegação com informações de trânsito, Bluetooth, música em streaming a partir de um smartphone, visualização das imagens da câmara de marcha atrás e função Driving Eco2, com dados sobre o tipo de condução e conselhos para otimizar o consumo.

Já o R-LINK Evolution integra: 

- Navegação TomTom®, complementada por informações de trânsito em tempo real (serviços TomTom® Live), com oferta de um ano de conectividade (consoante o país),

- Função Bluetooth e 3G, 

- Reconhecimento de voz, 

- Visualização de fotografias ou vídeos (com o automóvel parado),

- Renault R-LINK Store, que permite aceder a um variado catálogo de aplicações, 

- Gestão de novos sistemas de ajudas à condução (consoante as versões).

Aos amantes do melhor som é oferecida a possibilidade de optar pela qualidade de um sistema de som Bose®

Ajudas à condução do Renault Clio 2016


Para facilitar a condução em cidade, o Renault Clio passa a poder também contar com “Easy Park Assist”.

Este sistema de estacionamento mãos-livres, capaz de detectar espaço disponível e de executar as manobras de volante necessárias para o parqueamento, está disponível nas versões superiores.

O condutor começa por indicar o tipo de estacionamento pretendido: em paralelo, na perpendicular ou em espinha. A menos de 30 km/h, o sistema detecta qualquer espaço disponível adequado. Após isso, o condutor apenas tem de se preocupar em controlar o acelerador, o travão e a caixa de velocidades.

Além disto, agora, os retrovisores rebatem-se automaticamente quando as portas são trancadas, os espelhos de cortesia dispõem de iluminação e o retrovisor é electrocromático, evitando o encandeamento em condução nocturna.

Alguns factos e recordes importantes do Renault Clio


- A segunda geração do Clio foi, até à data, a que teve maior sucesso comercial sendo 3 vezes o modelo mais vendido em Portugal (163.016 unidades)

- As 50.545 vendas do Clio Société II são um recorde de todas as gerações e o ano histórico em termos de vendas foi 2000, com 7.259 unidades desta versão comercial

- 1992 foi o ano que registou o recorde absoluto de vendas do Clio: 30.362 unidades, das quais 3.531 versões comerciais

- O projecto mecânico do Clio II foi de tal maneira bem concebido que, apesar da 3.ª geração ter surgido em 2005, manteve-se em comercialização até 2008 (Storia).

- O Clio III foi uma vez o modelo mais vendido em Portugal, 4 vezes líder da classe e o primeiro do segmento a obter 5 estrelas. É a base da actual gama Dacia

- O pior ano de vendas do Clio III em Portugal foi 2012, com apenas 4.592 unidades, sendo o 2.º modelo mais vendido logo atrás do Mégane

- A grande novidade introduzida na terceira geração do Clio foi a Sports Tourer. A carrinha do Clio representa actualmente 25,5% das vendas da 4.ª geração do Clio em Portugal

- Quando foi lançado, em 1990, as vendas das versões a gasóleo (1.9 dCi) eram praticamente residuais e quase circunscritas às versões comerciais. Em 2015, na gama de passageiros, o diesel representou 59,5% das vendas.

Sem comentários