APRESENTAÇÃO: SEAT Mii

Jovem, enérgico e desportivo. Ideal para um estilo de vida urbano, as reduzidas dimensões do Seat Mii não lhe impedem uma boa habitabilidade ou um porta-bagagens de dimensões extraordinárias no segmento dos citadinos. Com um lote vasto de acessórios e equipamento que permite personalizá-lo ao gosto individual de cada consumidor, o Mii, apesar de se tratar de um carro pequeno, não regateia também em tecnologia. Nomeadamente a relacionada com a segurança, propondo um inovador sistema de assistência à travagem em cidade dotado de sensor laser.

Versão citadina da marca espanhola que pertence ao grupo VW. Tal como o VW Up! ou o Skoda Citigo, o Mii vale-se de um conjunto de novas motorizações para assegurar consumos e emissões poluentes bastante reduzidas.
Como o seu nome deixa desde logo adivinhar, o Mii é igualmente um carro que aposta fortemente na componente tecnológica. Nos tempos mais recentes, não há memória da marca espanhola recorrer a outra designação que não o nome de uma localidade de Espanha para designar os seus modelos. Dizem os fãs de informática que “Mii” é um cibercorpo, uma espécie de máscara gráfica com entidade digital, geralmente utilizada para dissimular a verdadeira e permitir ao seu utilizador viajar no ciberespaço. E se esta designação parece complexa, já a tecnologia utilizada no Mii destina-se, na verdade, a facilitar as tarefas da condução ou a incrementar o lazer; o Portable Infoteinment Device, que reúne entretenimento, navegação, conectividade Bluetooth e outras funções do automóvel é disso um exemplo.

Dimensões e habitabilidade

Neste campo não há diferenças substanciais ao que foi escrito a propósito do Up! e do Citigo: com apenas 3,56 metros de comprimento, o Mii recorre a uma forma interessante de gestão de espaço que permite uma lotação para 4 ocupantes e um surpreendente volume de carga: 251 litros, ampliáveis até aos 951 litros com o rebatimento dos bancos traseiros.
Moderno e funcional, a ergonomia dos instrumentos e dos dispositivos de controlo do Seat Mii encaixam-se em superfícies personalizáveis que utilizam painéis de cor diferentes consoante os níveis de equipamento.
No forro das portas há espaço para garrafas de 1 litro e no habitáculo existem 4 porta-copos. Na versão base do Mii, o porta-luvas não tem tampa e a altura dos assentos traseiros é 7 cm mais elevada do que os dianteiros.
Inicialmente comercializado na versão de 3 portas, no início do Verão será lançada a carroçaria de cinco portas.

Variações de equipamento e preços

Disponível em três versões: Entry, Reference e Style.
Desde a versão Entry oferece todos os elementos-chave para a segurança e diversão na condução urbana, como o Controlo Electrónico de Estabilidade, o ABS, airbags para condutor e acompanhante, airbags de cabeça - tórax e fixações Isofix nos lugares traseiros, alarme acústico e luminoso de colocação de cinto de segurança, faróis dianteiros individuais e iluminação diurna em led, aviso acústico das luzes acesas, tomada de 12V na consola central, jantes de aço de 14”, kit de reparação de pneus, volante ajustável em altura, apoios para cabeça posteriores reguláveis em altura, assento traseiro rebatível e vidro posterior térmico, entre outros.
Na versão Style o equipamento acrescenta o fecho centralizado com controlo remoto, rádio com CD e MP3, 6 colunas e entradas auxiliares de som, vidros eléctricos, manípulos das portas na cor da carroçaria, banco do condutor regulável em altura + easy entry nos bancos do condutor e passageiro, e banco traseiro rebatível com divisão, entre outros.

No equipamento opcional destaca-se o Pacote Sport, disponível para a versão Style. Contempla jantes de liga leve com 15”, vidros traseiros escurecidos, volante e alavanca de mudanças em pele, faróis de nevoeiro dianteiros, espelhos retrovisores eléctricos e aquecidos e suspensão desportiva com molas e amortecedores mais rígidos. Este pacote rebaixa a altura do Mii em 15 milímetros. 
Os clientes que desejam um carácter mais elegante podem eleger o pacote Chic, com cores e elementos decorativos especiais para a personalização interior. As jantes de liga leve e um volante de pele fazem sempre parte do conjunto; o interior cromado da versão Chic outorga um carácter exclusivo ao habitáculo.
O Seat Mii está disponível em Branco Candy, Amarelo Sunflower, Vermelho Tornado, Azul Night, Cinzento Reflex, Preto Phantom e Prata Leaf, para além da versão especial em Tribu Metallic.

Preços

Motorização e prestações

Equipado com um motor de 1.0 litro inteiramente novo, muito leve e compacto, declina-se em duas potências: 60 e 75 CV. Graças ao baixo peso do conjunto – o seu peso base é de apenas 854 quilos sem o condutor -, este propulsor de três cilindros garante a necessária agilidade e dinamismo para a cidade.
Uma versão Ecomotive - que em breve estará disponível - assegura emissões de somente 97 g/km de CO2, graças ao sistema Start/Stop, a função de recuperação de energia e outros elementos mecânicos e aerodinâmicos.
Com velocidades máximas de 160 e 171 km/h, respectivamente, o depósito de 35 litros de capacidade garante uma autonomia de mais de 800 quilómetros.
O bloco do motor é em alumínio e todo o conjunto é de tal modo refinado e bem equilibrado que os engenheiros não tiveram sequer que instalar um revestimento isolante por baixo do capot. O de acesso à gama desenvolve uma potência de 60 CV a 5.500 rpm, contando com um binário máximo é de 95 Nm, disponível entre as 3.000 e as 5.000 rotações. Com caixa manual de cinco velocidades e um consumo ponderado de 4,5 litros aos 100 quilómetros, 90% do binário máximo está disponível entre as 2.000 e 6.000 rotações.
A versão Ecomotive regista um consumo de 4,2 litros, o que equivale a nível de emissão de CO2 de apenas 97 g/km.
Mais potente que o anterior, a variante de 75 CV apresenta os mesmos 999 cm3, com a potência aumentada graças às melhorias introduzidas no sistema de gestão do motor. Na combinação com a caixa manual de cinco velocidades, o consumo ponderado é de 4,7 litros e alcança uma velocidade máxima de 171 km/h. A sua versão Ecomotive reduz o seu consumo para 4,3 litros, emitindo 99 g/km de CO2.
Como alternativa à transmissão manual, o Mii pode dispor de uma caixa manual automatizada.


Versões "Ecomotive" amigas do ambiente

As variantes “Ecomotive” apresentam uma altura rebaixada da carroçaria, pneus com reduzida resistência ao rolamento, controlo inteligente do motor com a função de recuperação e sistema Start/Stop. Uma quinta velocidade mais longa aumenta a eficiência quando se circula a velocidades elevadas e o equipamento de série do Seat Mii já inclui um indicador de mudança recomendada instalado no painel de instrumentos.

Condução e manobra

O reduzido comprimento - 3,56 metros - joga a favor de um diâmetro de viragem de apenas 9,8 metros. A boa visibilidade em manobra é assegurada por pilares estreitos que permitem ampliar a superfície vidrada, nomeadamente a do pára-brisas.
Com 1,64 metros de largura e uma distância entre eixos de 2,42 metros – uma das maiores do segmento – a silhueta compacta do Mii faz dele um modelo ideal para a cidade. Contudo, o espaço interior e os níveis de comodidade que oferece são acompanhados por uma dinâmica quase desportiva que não regateia distâncias maiores. É que, apesar da estrutura ligeira da carroçaria, que no seu conjunto pesa só 270 quilos, esta assegura uma excepcional rigidez que lhe confere uma sensação de qualidade, solidez e conforto.
O uso de uma carroçaria mais leve permite igualmente a instalação de um motor, tubo de escape, transmissão, depósito de combustível e trem de condução mais pequenos e mais leves. Daí que a relação entre o peso do veículo e a rigidez da carroçaria seja extraordinariamente boa, quase 34% melhor no Mii do que no anterior Arosa.

Portable Infoteinment Device

Trata-se de mais um sistema inovador de ajuda para uma condução eficiente. Um detalhe exclusivo composto por um ecrã táctil de cinco polegadas extraível, perfeitamente integrado na electrónica do automóvel.
As suas múltiplas funções incluem o sistema de navegação, o kit mãos livres com controlo por voz e um computador de bordo que proporciona ao condutor todo o tipo de informação relativa ao funcionamento do veículo. Pode funcionar com o sistema integrado de rádio e colunas e, a partir do leitor de cartão de memória SD, torna-se possível transportar e aceder a uma lista de ficheiros de músicas gravadas em formato MP3.
As funções exclusivas do Portable Infoteinment Device incluem ainda o “Eco-trainer”: um indicador de mudanças, recomendações sobre a velocidade do motor, valores médios e perfil de consumo, parâmetros que permitem ao proprietário do Mii conduzir de forma mais económica e ecologicamente responsável.
Desenvolvido em colaboração com a Navigon, pode ser actualizado através da Internet ou enriquecido com novas aplicações que oferecerão funções adicionais.

Tecnologia inovadora de segurança


O Assistente de Travagem em Cidade, uma tecnologia única nesta classe de veículo, ajuda o Mii a “travar sozinho”. Com isso previne e atenua muitíssimas colisões e acidentes - ou, pelo menos, as suas consequências – alertando o condutor em caso de perigo ou, no limite, travando automaticamente.
O funcionamento é baseado num sensor laser colocado na base do espelho retrovisor. Este emite um raio invisível ao olho humano, que leva o software do sistema a reagir perante qualquer obstáculo. Ao reconhecer a presença de veículos que circulam ou que estão parados à frente do Mii, a partir da análise do tempo que o sinal leva a regressar, calcula a distância entre o automóvel e o obstáculo e a velocidade de aproximação ao mesmo.
O assistente adverte o condutor em caso de uma colisão iminente quando circula entre 5 e os 30 km/h e o sistema de travões recebe um sinal, de modo a que, quando o condutor pisar o travão, o sistema proporcionar toda a força necessária para o acto.
No caso de o condutor não reagir ele trava por si mesmo de forma inteiramente automática.
Este assistente está sempre associado com o sistema de controlo de estabilidade ESC, de série em toda a gama do SEAT Mii. Quando efectuada uma travagem de emergência, os piscas acendem-se de forma automática para advertir os condutores que circulam atrás.
Alcançando as cinco estrelas nos exigentes testes Euro NCAP, recebeu uma menção especial ao nível da protecção dos joelhos e do fémur dos passageiros dianteiros.


-->

Sem comentários