APRESENTAÇÃO: Hyundai ix35 FCEV

Dois ix35 FCEVs (Fuel Cell Electric Vehicles) participaram no Zero Rally, competição destinada a veículos de baixas emissões. Através da Suécia e da Noruega, em condições reais de circulação, os dois SUV da marca coreana, equipados com motor eléctrico e célula de hidrogénio, percorreram 525 km apenas com uma única carga e emitindo somente água.


O Zero Rally é uma competição anual para os carros de zero ou baixas emissões e apresenta um percurso de 314 km entre Sundsvall, Suécia, e Trondheim, na Noruega. Considerado o percurso mais ecológico do Mundo, este é o quarto ano consecutivo que o evento se realiza.
Desta forma, a Hyundai pode comprovar, no terreno, a eficácia do ix35 FCEV, primeiro modelo híbrido que combina a célula de combustível de hidrogénio com um motor eléctrico.
Conduzido por uma equipa da Hyundai e por jornalistas, o ix35 FCEV completou com regularidade os 314km, terminando a prova em quarto lugar da classe de veículos a hidrogénio e superando veículos eléctricos de produção massiva, híbridos plug-in e a biocombustível.

Energia com futuro

Empenhada na exploração de soluções alternativas de energia, a Hyundai está há muito a desenvolver de veículos com célula de combustível de hidrogénio, e a bem-sucedida participação no Zero Rally evidencia a viabilidade desta energia como uma alternativa aos motores de combustão interna. O incremento dos testes em estrada na Europa serão cruciais para o sucesso da implementação e posterior desenvolvimento do ix35 FCEV, enquanto o apoio ao estabelecimento e crescimento das infra-estruturas de produção irá aumentar a velocidade da aceitação pública do hidrogénio como o “combustível do futuro”.
Os dois tanques de armazenamento de hidrogénio com uma capacidade total de 5,64 kg permitem que o ix35 FCEV percorra 525km (modo NEDC) com uma única carga, sem necessidade de parar para abastecer combustível e emitindo apenas água pura.
O veículo está equipado com uma pilha de célula de combustível de 100 KW e pode atingir uma velocidade máxima de 160km/h.
O fornecedor oficial de hidrogénio para o Zero Rally é a H2 Logic, empresa com a qual a Hyundai assinou um protocolo de cooperação com o intuito de avançar para a divulgação do uso desta forma de energia e para a instalação de estações de abastecimento de hidrogénio.

Sem comentários