APRESENTAÇÃO: Nissan X-Trail (MY 2014). Preços, características e equipamento.

- Vem ocupar o lugar do anterior X-Trail mas sobretudo da versão de 7 lugares existente na anterior geração Qashqai
- Tem um design e um conceito completamente diferente do anterior
- Aproveita o tremendo sucesso do Qashqai para combinar o conceito de um SUV ou crossover com a herança de 4x4 da Nissan
- As versões de 7 lugares apenas com tracção dianteira poderão beneficiar com a classificação "Classe 1" nas portagens quando associadas ao serviço Via Verde
- Com um único motor - 1.6 dCi de 130 cv - existem versões de 2 ou 4 rodas motrizes, com cinco ou sete lugares, com caixa manual de seis velocidades ou transmissão automática CVT
- Na configuração de cinco lugares a capacidade da bagageira é de 550 litros.
- Chega a Portugal no final do verão com preços a partir de 33.800 euros.
- Em Portugal está em pré-venda a partir de 15 de Maio. As primeiras entregas a cliente estão previstas para Agosto.

Com aparência robusta, moderna e equipado com a mais recente tecnologia da área da segurança, conforto e ajudas à condução, a próxima geração do Nissan X-Trail é construída sobre a nova arquitectura de plataforma - desenvolvida em conjunto pela Nissan e pela Renault - designada Common Module Family (CMF).
Além de vir tentar melhorar a credibilidade de todo-o-terreno do seu antecessor (o resultado do último ensaio ao modelo remonta a 2008 e pode ser lido AQUI), este novo X-Trail busca inspiração nos crossovers líderes de mercado da Nissan.
São indisfarçáveis as semelhanças entre o Qashqai e este novo X-Trail, maiores ainda quando nos sentamos ao volante e aquilo que nos é oferecido é exactamente igual ao do Qashqai.
Daí assumirmos que o actual X-Trail é a versão de sete lugares presente na anterior geração do Qashqai e que, por questões de marketing, assume uma nova designação independente.
Em vez das linhas quadradas da geração anterior, o seu visual revela maior fluidez e dinamismo.
A redução de peso foi uma prioridade, apesar de o novo X-Trail possuir maior área de superfície do que o modelo anterior. Por exemplo, a porta da bagageira é, na sua maioria, de plástico, poupando sete quilos.
Foi dada também atenção à aerodinâmica do automóvel, com espelhos retrovisores das portas cuidadosamente delineados e um deflector que cobre a panela de escape e o painel traseiro.
Tudo isto contribui para manter o bom desempenho com motores de menor tamanho, combinando o ritmo de condução de uma motorização maior com a economia e as emissões de uma fonte de energia menor.
O novo X-Trail recebe para já o bloco turbo-diesel 1.6 dCi de 130 cv, com a opção de tracção de duas ou quatro rodas e a disponibilidade de uma caixa de velocidades automática XTronic para esta última transmissão.
Em termos de novo equipamento, há que contar com o aclamado "Escudo de Protecção da Nissan" e entre as novas funcionalidades incluem-se um tecto de abrir panorâmico e faróis LED.
No final do texto encontra-se uma tabela com as características principais deste novo modelo.

Preços e equipamento

Está disponível em três versões: Acenta, 360 e Tekna.
Todas as versões dispõem de ar-condicionado, jantes de liga-leve e seis airbags, luzes de presença diurna em LED, painel de instrumentos com ecrã TFT de 5 polegadas a cores, Bluetooth com microfone, controlo de velocidade de cruzeiro e limitador de velocidade.
O arranque assistido em subidas, os bancos traseiros deslizantes e reclináveis e o sistema de placas de repartição de bagagem estão também entre as características de série.
Os modelos Tekna topo de gama oferecem uma variedade de tecnologias que confirmam ainda mais a liderança da Nissan no mercado crossover. Estas incluem faróis LED, bancos em couro, banco do condutor electricamente ajustável, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e jantes de liga leve de 19 polegadas.
Além disso, os modelos Tekna possuem também uma chave Inteligente com botão de arranque do motor, Sistema Anti Colisão Frontal, Aviso de Mudança de Faixa, Regulador Automático de Máximos e Reconhecimento de Sinais de Trânsito.

Habitáculo de qualidade e elevada funcionalidade

O interior, mais espaçoso do que o Qashqai devido a uma maior distância entre eixos, possui bancos posteriores elevados e tem como opção dois bancos adicionais para permitir sete lugares no interior.
As características práticas incluem portas traseiras que abrem até quase 80 graus – bem mais do que as portas normais – para permitirem um acesso fácil e facilitarem a carga e descarga de um banco de criança.
O conforto dos bancos da fila central foi melhorado com espaço adicional para os joelhos, possível devido a uma distância entre eixos mais longa e ao facto dos bancos dianteiros terem encostos esculpidos de forma mais acentuada.
Os bancos da fila central são reclináveis e deslizam. Se instalados, a terceira fila rebate e dobra para a frente, de forma a aumentar o espaço da bagageira.
No habitáculo existem acabamentos em "piano black", superfícies metálicas geométricas e cromadas. As opções incluem um sofisticado revestimento em tecido e uma oferta totalmente em pele, com pormenores costurados contrastantes. Outros pormenores úteis incluem, por exemplo, uma caixa na consola entre os bancos. Esta caixa é suficientemente grande para guardar um iPad ou um tablet de 10 polegadas.

Funcionamento da área da mala

A versatilidade da bagageira contempla piso duplo de carga, capaz de fornecer opções de armazenamento flexíveis.
A sua capacidade na configuração de cinco lugares é de 550 litros.
A área de carga pode ser dividida em áreas inferior e superior, num movimento simples e com uma única mão.
Na sua posição mais elevada, a divisória pode aguentar até 10 quilos de bagagem ou 75 quilos na sua posição mais baixa. Esta solução de carga dividida permite ao utilizador armazenar, por exemplo, um carrinho de bebé e itens grandes em baixo, criando simultaneamente uma superfície de carga superior para itens mais leves e mais pequenos.
Além disso, o acesso à área da bagageira foi facilitado o mais possível com o funcionamento remoto eléctrico da porta da bagageira.


Chassis e sistemas de tracção

O novo X-Trail adopta o avançado sistema de tracção às quatro rodas electrónico, ALL MODE 4x4i.
Controlado através de um interruptor rotativo na consola central, através dele é possível optar entre tracção às duas rodas, modo Auto ou Bloqueio, disponibilizando permanente tracção às quatro rodas.
No modo "padrão" Auto, o sistema monitoriza constantemente a posição do acelerador, a rotação do motor e o binário para antecipar a patinagem das rodas e distribuir o binário entre os eixos dianteiro e traseiro, se necessário, a velocidades até 80 km/h.
Acima dessa velocidade, o sistema reage directamente à patinagem das rodas, passando novamente a tracção para o eixo de trás para restaurar a tracção, conforme necessário. Para condições complicadas e a baixa velocidade, o Bloqueio fornece tracção às quatro rodas permanente ao novo X-Trail.

Tecnologia de assistência à condução

Foram concebidos quatro sistemas electrónicos para tornar a vida mais confortável e mais segura: dois são líderes mundiais e um terceiro encontra-se actualmente apenas no veículo de luxo Infiniti M.
O Active Ride Control monitoriza a superfície da estrada na frente do X-Trail, para detectar ondulações que podem potencialmente afectar a oscilação da carroçaria do veículo e actua sobre o amortecimento para compensar essa oscilação.
Por outro lado, o Active Engine Brake aproveita a potência e a controlabilidade da transmissão Xtronic, para adicionar um grau de travagem do motor nas curvas ou quando se desacelera para uma posição estacionária. As vantagens são um maior controlo de travagem e uma sensação melhorada com menos esforço do pedal.
Um terceiro sistema, pioneiro no segmento premium, é o Active Trace Control (ATC). Ao utilizar sensores a bordo para monitorizar a velocidade, o ângulo de direcção, a posição do acelerador e o esforço de travagem, o Active Trace Control trava as rodas individualmente, conforme necessário, para reduzir a subviragem e ajudar o condutor a fazer um trajecto mais seguro nas curvas: é particularmente eficaz em estradas com piso escorregadio e molhado.
Por fim, o novo X-Trail beneficia do Uphill Start Support (USS) - Arranque Assistido em Subida - e do Advance Hill Descent Control (AHDC) - Controlo Avançado de Descida.

Tecnologia de informação e entretenimento

É o primeiro a beneficiar da última geração do sistema de informação, entretenimento e navegação no automóvel totalmente integrado do sistema NissanConnect.
Igualmente disporá de um conjunto abrangente de características de assistência à condução que constituem o sistema de Escudo de Protecção Nissan do X-Trail.
Na sua versão mais recente, o NissanConnect evoluiu de forma a disponibilizar conectividade com smartphones para manter os proprietários ligados ao mundo exterior, onde quer que as suas viagens os levem. Com acesso a uma gama projectada de aplicações que abrangem música, redes sociais, entretenimento e viagens através de um grande ecrã táctil a cores, de 7 polegadas.
O sistema de navegação por satélite de última geração integra-se com o Google® para revelar um conjunto de informações úteis, desde previsões meteorológicas à localização de estações de combustível, hotéis, restaurantes e muitos outros pontos de interesse. A famosa função Send-to-car permite também aos condutores planear uma viagem em casa e enviar esse plano para o sistema NissanConnect no automóvel com um clique. O sistema inclui transmissão de áudio e integração de telemóvel por Bluetooth, assim como entradas Aux-in e USB.
Para além da integração de telemóvel, o sistema inclui também transmissão de áudio por Bluetooth.
O condutor beneficia igualmente de um dos mais avançados painéis até agora vistos, com um visor a cores, TFT, que inclui nada menos do que 12 visores gráficos acessíveis em rotação e que disponibilizam conselhos e avisos sobre velocidade média e velocidade actual, instruções de navegação passo a passo, conteúdo áudio, reconhecimento de sinais de trânsito, conselhos para uma condução ecológica e definições de distribuição de binário no modo 4WD.



-->

Sem comentários