APRESENTAÇÃO: Hyundai Genesis Coupé chega a Portugal

O Hyundai Genesis Coupé já está em Portugal. Evolução da berlina Genesis, a versão Coupé exibe 4,6 metros de comprimento e possui uma imagem de elevada performance e agilidade no comportamento. Desportivo, com linhas fortes e uma silhueta agressiva em forma de cunha, o Genesis oferece uma longa distância entre eixos e um interior de estilo provocante e carregado de emoção. Com uma eficaz combinação de motor dianteiro e transmissão às rodas traseiras, representa uma grande evolução no estilo e projecção da imagem da marca coreana na Europa.
Em Portugal possui preços a partir dos 40 000 euros (*), existindo duas versões a partir da mesma base mecânica e do mesmo nível de equipamento Style. A diferença está na possibilidade de escolha da caixa de velocidades automática.


A frente irradia o carácter de um puro desportivo: capot longo, detalhes de estilo do pára-choques e faróis afilados e distintos. Dois pormenores, em particular, definem o aspecto espectacular do Génesis Coupé, fornecendo a dimensão correcta do seu carácter desportivo: a linha em Z esculpida nos flancos, que funciona como linha de cintura, e o sistema único de abertura dos vidros. Visto de traseira, o formato do pára-choques e a dupla saída de escape projectam um aspecto sólido.



Habitáculo sofisticado


O interior reflecte a sofisticação e a face desportiva do exterior em cada detalhe: instrumentação cilíndrica e um botão “Start” para ligar o motor, entre outros pormenores.
O banco do condutor foi ergonomicamente esculpido para permitir um excelente suporte para uma condução entusiástica. Um acesso prático aos lugares traseiros é possível, graças ao rebatimento das costas dos bancos dianteiros. Para uma maior funcionalidade, os bancos traseiros podem ser rapidamente rebatidos utilizando um manípulo colocado no interior.
Com a sua longa distância entre eixos, o Genesis Coupé oferece um interior generoso no espaço para cabeça, ombros e pernas. O comprimento total é de 4630 mm, a largura de 1865 mm e a altura de apenas 1385 mm.


Comportamento desportivo


O Genesis Coupé tira pleno proveito do facto de ter transmissão traseira. Isso possibilita uma repartição de peso perfeita de 55/45 entre o eixo dianteiro e o traseiro, respectivamente, o que permite melhorar-lhe o comportamento. Os engenheiros da Hyundai exploraram esta distribuição de peso para oferecer aos utilizadores benefícios que incluem a transferência de peso para as rodas traseiras nas acelerações, melhorando a tracção e possibilitando uma direcção mais directa graças à ausência dos semieixos de transmissão nas rodas dianteiras.



Desempenho superior do motor


O motor é um 4 cilindros de 2,0 litros, sobrealimentado e com intercooler. A unidade motriz conta com o sistema Dual CVVT (controlo variável contínuo do tempo de abertura das válvulas duplo) e refrigeração dos pistões através de um jacto de óleo, diminuindo dessa forma a temperatura de funcionamento. Logo, com reflexos nos consumos e na durabilidade do motor.
Com 210 CV e um binário de 300 Nm, este propulsor a gasolina permite que uma aceleração dos 0-100 km/h em 8,0 segundos. A velocidade máxima é de 223 km/h. A caixa de seis velocidades pode ser manual ou automática de 5 velocidades, com patilhas selectoras situadas atrás do volante.


Estrutura e comportamento


O chassis foi optimizado para exibir um comportamento dinâmico de topo e uma direccionalidade apurada. A suspensão dianteira do tipo McPherson Dual Link melhora a capacidade de manobra ao reduzir o deslocamento do centro da roda e as ligações da mesma à suspensão, incrementando o ângulo de caster. A suspensão traseira é do tipo multibraços com cinco ligações, que reduzem as variações de camber durante a aceleração, travagem e trajectória em curva, para assegurar uma resposta precisa e imediata às acções do condutor.
O diferencial de deslizamento limitado (autoblocante) possui um sensor de binário para um maior conforto e comportamento em qualquer tipo de condição da estrada. A coque do diferencial traseiro está montada num sub-chassis com três apoios (contando com um casquilho hidráulico) para reduzir ruídos e vibrações. Os amortecedores possuem reservatórios separados para as câmaras de gás e óleo, assegurando assim uma pressão estável, resultando dai um melhor comportamento e maior conforto.
Utilizando medidas de protecção contra impactos em zonas críticas da estrutura, a rigidez torsional da carroçaria foi incrementada em 15 por cento, o que é não apenas alicerce para um melhor comportamento e maior conforto, mas também mais segurança e reduzido nível de NHV. Graças a isso é um dos automóveis mais silenciosos da sua classe, mas também dos reforços da carroçaria e à aplicação de várias almofadas de esponja de poliuretano e outros absorvedores de ruído.


Segurança e conforto


A utilização de aço de alta tensão na carroçaria aumenta a segurança em caso de embate ao permitir fazer uma carroçaria mais leve, mas mais resistente. O equipamento de segurança inclui seis airbags, encostos de cabeça activos, ESP (Programa de Estabilidade Electrónico), TCS (Controlo de Tracção) e BAS (Sistema de Assistência à Travagem).
No interior existem ligações USB/iPod, tomada AUX, chave inteligente com comando à distância do fecho centralizado e do alarme, ar condicionado automático, auto cruise control com comando no volante, bancos aquecidos à frente, bancos com acabamento em pele, banco do condutor com regulação eléctrica, pedais desportivos com acabamento metalizado, entre outros equipamentos.
Como únicos opcionais contam-se uma asa traseira (com a terceira luz de travagem), um sistema de áudio premium-Infinity com 8 colunas, coluna central e woofer, e o tecto de abrir eléctrico.
Além de todas estas vantagens, o Hyundai Genesis Coupé beneficia da garantia Tripla Confiança que oferece cinco anos de garantia com quilometragem ilimitada, cinco anos de assistência em viagem e cinco anos de verificações gratuitas ao veículo.


(*) exclui despesas de preparação e transporte






(Elaborado com base no comunicado difundido pelo Departamento de Comunicação da Marca)

Sem comentários