Desenvolvimentos da Aliança PSA Peugeot Citroën e General Motors: veículos em comum, novos motores e unidades industriais em mercados emergentes


Na sequência do acordo cujos pormenores podem ser vistos neste texto, os dois construtores confirmaram que a sua Aliança Estratégica Global irá inicialmente abranger três projectos comuns de desenvolvimento de plataformas de veículos e a criação de uma organização conjunta de compras. Revelaram ainda a intenção de desenvolverem em conjunto uma próxima geração de pequenos motores a gasolina, económicos e de alta performance, bem como novos projectos de veículos e de iniciativas industriais na América Latina e noutros mercados emergentes.


Os primeiros projectos de desenvolvimento comum de plataformas e de veículos compreendem uma viatura MPV (Multi-Purpose Van) compacto para a Opel/Vauxhall e um Crossover Utility Vehicle compacto para a marca Peugeot, um MPV utilitário para os dois grupos e uma plataforma moderna para o segmento dos Utilitários, com baixas emissões de CO2,  destinada às próximas gerações de modelos da Opel/Vauxhall, Peugeot e Citroën na Europa e noutras regiões.
Mas estão em análise outros projectos para veículos comuns, de modo a reforçar ainda mais a Aliança.
Os primeiros veículos resultantes desta cooperação têm lançamento previsto para 2016. Os modelos Opel/Vauxhall, Peugeot e Citroën serão claramente diferenciados e coerentes com as características das marcas respectivas.
Os parceiros da Aliança estabeleceram ainda o acordo definitivo para criar uma organização conjunta de compras na Europa, no sentido de beneficiar das sinergias daí decorrentes.
Com base no sucesso da sua colaboração, ambos os parceiros anunciaram também a sua intenção de desenvolver novos projectos à escala mundial. Assim, foi manifestada a intenção de desenvolver conjuntamente uma próxima geração de pequenos motores a gasolina, económicos e de alta performance, baseados no programa global de pequenos motores a gasolina da PSA (motor EB).
Em estudo estão novos projectos de veículos e de iniciativas industriais na América Latina e noutros mercados em ciclo de crescimento.

Intervenientes no processo

A General Motors Co. produz veículos em 30 países para as marcas Chevrolet, Cadillac, Baojun, Buick, GMC, Holden, Isuzu, Daewoo, Jiefang, Opel, Vauxhall e Wulling.
O grupo francês PSA é formado por duas marcas de renome mundial, Peugeot e Citroën e ao comercializar 3,5 milhões de automóveis no mundo em 2011, 42% dos quais fora do continente europeu, tornou-se no segundo maior fabricante de automóveis da Europa.

Sem comentários