Conselhos de segurança para umas férias tranquilas

Agora que chegou o tempo de férias para muitos portugueses e que esta é a altura propícia do ano para grandes viagens de automóvel, a Goodyear Portugal deixa 10 conselhos aos condutores para umas férias mais tranquilas em família. O mais importante dos quais não subestimar o estado dos pneus da sua viatura. Mas há mais!


Por norma as férias de verão são sinónimo de grandes viagens e de muitos carros nas estradas. E como muitos condutores subestimam frequentemente a importância de preparar uma viagem de longa distância, a Goodyear apresenta 10 conselhos importantes para ter em conta antes de entrar no carro:

1. Estar preparado: a falta de preparação pode transformar pequenos problemas em grandes dores de cabeça. Verifique sempre que a bagagem está bem acondicionada, que deixou a casa sob vigilância, que combinou com amigos ou familiares a recolha do correio e alimentação do animal de estimação. Tudo isto evita chamadas capazes de aumentar a ansiedade enquanto está a conduzir ou ter que voltar para trás. Fazer uma lista de viagem também ajuda.

2. Estar repousado: aplica-se ao condutor e aos passageiros. Nunca se deve subvalorizar o cansaço de uma grande viagem, sobretudo nas estradas que não conhece ou com tráfego intenso. Os condutores devem descansar bem e estar completamente conscientes do que os rodeia durante a viagem. Passageiros descansados também ajudam a reduzir a ansiedade no interior do carro.

3. Acondicionar a bagagem: Evite sobrecarregar o veículo com bagagem e pense no que vai levar. Por exemplo, um guarda-sol pode parecer importante, mas se sobressai da área de passageiros talvez valha a pena comprar ou alugar no destino ou colocá-lo no tejadilho do carro para repartir melhor a carga.

4. Analisar o percurso: o GPS pode ser um óptimo aliado, mas um estudo, com antecedência, sobre a duração do percurso, as estradas onde passar e as possíveis paragens podem reduzir consideravelmente o stress.

5. Fazer intervalos: é aconselhável parar, pelo menos, a cada duas horas para ajudar à concentração do condutor. Ingerir alimentos ligeiros e beber muita água evita a sensação de saturação e cansaço que se tem depois de uma refeição pesada. O mesmo se aplica aos passageiros que aproveitam melhor a viagem se tiverem a oportunidade de parar e esticar as pernas.

6. Conduzir por turnos: se for possível, tenha um parceiro de condução e façam a viagem por turnos. Assim, cada condutor tem oportunidade de descansar, aumentando a concentração. Um segundo condutor pode também alertar para uma situação potencialmente perigosa acompanhando a condução no lugar do pendura.

7. Verificar se o carro está preparado: uma avaria a meio de uma longa viagem pode tornar-se rapidamente num pesadelo stressante e dispendioso. Verifique a banda de rodagem dos pneus antes de sair. Não se esqueça que, se não mudar de pneus, com o tempo pode deparar-se com situações perigosas.

8. Utilizar as bermas apenas quando for absolutamente necessário: estas vias foram concebidas para situações de emergência, mas não garantem a sua segurança. Os veículos passam a poucos metros. Pare o carro onde for possível e seguro, vista o colete reflector, acenda as luzes de emergência e leve toda a gente para trás da barreira de segurança. Se tiver um filho doente, por exemplo, o melhor é tentar chegar à estação de serviço mais próxima, onde se pode estacionar de forma segura.

9. Testar os pneus: assegure-se de que os pneus estão em boas condições para ter uma viagem segura e cómoda. Teste a banda de rodagem dos pneus, mas veja também se os pneus têm a pressão adequada às necessidades de um carro com a carga completa. Se levar uma caravana ou reboque, verifique também os mecanismos de atrelagem e circuitos eléctricos, teste todas as luzes traseiras e outros elementos necessários.

10. Descarregar uma aplicação de segurança: a Goodyear disponibiliza uma aplicação de segurança rodoviária criada especificamente para os trajectos de férias pela Europa. Inclui conselhos úteis sobre as leis locais de trafego e regulamentações, bem como frases chave em várias línguas para ajudá-lo a enfrentar uma série de problemas na estrada e no caso de necessitar de ajuda. Está disponível para download, tanto para iPhone como Android.

CockpitAutomóvel recomenda também a leitura dos trabalhos:

-->

Sem comentários