Yvan Muller junta-se a Sébastien Loeb como piloto CITROËN WTCC em 2014

Depois de confirmar a presença de Sébastien Loeb, nove vezes campeão do Campeão do Mundo de Ralis (ler AQUI), a Citroën Racing anuncia agora a contratação de Yvan Muller, três vezes campeão do WTCC: em 2008 pela Seat e, em 2010 e 2011, com a Chevrolet. O piloto francês vai pilotar um dos Citroën C-Elysée WTCC inscritos a partir de 2014 (ler AQUI mais desenvolvimentos) e pode levar para a marca francesa o número 1, se vencer a próxima prova em Sonoma (7 e 8 de Setembro)  e conquistar o título pela quarta vez. O contrato de Yvan Muller abrange as duas próximas temporadas. Após um primeiro contacto com o volante do Citroën C-Elysée WTCC no circuito Val de Vienne irá participar no programa de testes que decorrerá até ao arranque do Campeonato do Mundo de 2014.


“Competitivo, regular e excelente afinador”. É assim que o construtor gaulês define Yvan Muller, acrescentando que a “a chegada de um piloto tão experiente irá ajudar-nos a progredir rapidamente”, já que ele “demonstra grande sede por vitórias”.
Yvan Muller nasceu a 16 de Agosto de 1969 em Altkirch, França, e estreou-se na competição em 1979, no karting, modalidade com a qual conquistou o título europeu em 1986.
Em 2006 chega ao WTCC ao volante de um Seat, conquistando o seu primeiro pódio logo na prova de abertura do campeonato desse ano (segundo lugar) e uma vitória na quinta corrida realizada em Inglaterra. O primeiro título de campeão do WTCC chegaria em 2008, com o Seat Leon TDI. Feito que repetiria em 2010 e em 2011 com um Chevrolet Cruze. 

Convivência entre pilotos campeões

O relacionamento entre dois pilotos tão fortes e carismáticos quanto Sébastien Loeb e Yvan Muller parece não representar qualquer problema: “Originários da mesma região, eles conhecem-se há muito e estimam-se mutuamente, permitindo-nos criar uma coesão natural na equipa”, afirma o comunicado. Yvan Muller recorda que conheceu Loeb no final da década de 90, numa corrida do Troféu Andros e que ele lhe foi apresentado como uma “jovem promessa”: “segui a sua ascensão e hoje não posso senão admirar a sua carreira. Isto porque ele foi, por nove vezes, o melhor piloto do Mundo! Posso imaginar o que isso significa, mas mesmo se as minhas próprias estatísticas são boas, não têm nada a ver com o que o Seb tem feito”.
Por isso, ambos “já não têm muito a provar e sabem o que significa trabalhar para um construtor”, adianta Muller. “Há que pensar na Marca acima de tudo; obviamente que prefiro estar no degrau mais alto do pódio, mas o primeiro objectivo é o de dar vitórias à equipa e a solidariedade entre os companheiros de equipa é um dos componentes essenciais do sucesso.”

Impressões sobre o carro e a equipa

Tendo colaborado com cinco construtores ao longo da sua carreira nos “touring cars”, Yvan Muller mostra-se também motivado pelo desafio lançado pela Citroën: “Não será a primeira vez que integro uma equipa que não tem uma grande experiência na disciplina em que se inscreve. Para além do simples papel de condutor, é particularmente interessante trazer os meus conhecimentos e participar activamente na construção do sucesso”.
A correr em 2013 com um Chevrolet Cruze para uma equipa independente, Yvan Muller fala ainda das primeiras impressões tidas no contacto com a sua futura equipa e com o carro: “Encontrei um enorme profissionalismo, mas tal não constituiu uma surpresa, tendo em conta o palmarés da equipa nos ralis. O carro é mais leve, mais potente e mais eficiente em termos aerodinâmicos. Tem, também, pneus mais largos e travões maiores. Em resumo, tudo é melhor e esta nova geração será muito mais rápida do que a actual. Tirando isso, é um carro de turismo, um pouco mais fácil para o condutor. Pareceu-me ser uma boa base de trabalho e estou ansioso por iniciar os testes de desenvolvimento”, concluiu o piloto francês.

Principais Títulos :
− 1986 : Campeão da Europa de Karting
− 1992 : Campeão da Grã-Bretanha de F2 (F3000)
− 1995 : Campeão de França de Superturismo (BMW)
− 1995-2006 : 10 títulos consecutivos no Trophée Andros
− 2003 : Campeão da Grã-Bretanha de BTCC (Vauxhall)
− 2008 : Campeão do Mundo de Carros de Turismo (Seat)
− 2010 : Campeão do Mundo de Carros de Turismo (Chevrolet)
− 2011 : Campeão do Mundo de Carros de Turismo (Chevrolet)

-->


Sem comentários