APRESENTAÇÃO: Nissan Qashqai (MY 2014). Preços. Características.

A próxima geração do Qashqai estreia uma nova plataforma que servirá de base a futuros modelos da Aliança Renault/Nissan. No capítulo estético aproxima-se da imagem da nova geração do X- Trail e, quanto a motores, a grande novidade é a disponibilidade do novo 3 cilindros a gasolina 1.2 Turbo com 115 CV. A gasóleo, o motor 1.6 DCi vê a sua eficácia aumentada, mantendo-se ainda na gama a motorização dCi de 1,5 litros com 110 cv. Em 2015/16 poderá conhecer também uma versão híbrida. O carro, que já rendeu à marca japonesa vendas superiores a 2 milhões de unidades desde 2007 vai começar a chegar aos mercados em Janeiro de 2014, mas já estão abertas as pré-encomendas. Tudo o que há de importante para saber, preços, características mecânicas e de equipamento já a seguir.

O novo Qashqai é 49 mm mais longo do que a primeira geração, 20 mm mais largo e 15 mm mais baixo. Será o primeiro automóvel a entrar em comercialização com base na nova plataforma CMF (Família de Módulo Comum) da Aliança Renault-Nissan.
Recheado de tecnologias inovadoras, oferece aos condutores um conjunto abrangente de características capazes de melhorarem todos os aspectos da condução. As tecnologias do Escudo de Protecção Inteligente Nissan passam a incorporar o Sistema Anti-colisão Frontal, o Sistema de Alerta de Fadiga e o Identificador de Sinais de Trânsito, assim como diversos outros apoios vitais para o condutor, como o Sistema de Estacionamento Automático que retira o stress das manobras em meios urbanos.
A inovação continua com uma gama de motores mais abrangente e eficiente, todos recorrendo ao uso da turbo-compressão para permitirem, com cilindradas reduzidas, baixar as emissões. A busca de maior eficiência é sublinhada por um programa abrangente de redução de peso, resultando numa perda de 40 kg em algumas versões, apesar das adições substanciais de novos equipamentos.
As variantes de tracção às rodas dianteiras constituem a maior fatia de vendas na generalidade dos mercados, no entanto as versões ALL-MODE 4x4-i de tracção às quatro rodas também estarão disponíveis com a possibilidade de escolha entre transmissão manual de seis velocidades e a totalmente nova Xtronic.
O último ensaio realizado a um modelo da primeira geração encontra-se AQUI (Nissan Qashqai 1.6 dCi/130 cv).
Esta é a tabela completa de preços para Portugal de todas as versões:


Reinventar o modo de viajar

Conforto, conectividade e controlo são três elementos essenciais que sustentam a concepção e disposição do habitáculo do novo Nissan Qashqai.
Apesar da ligeira redução em altura, o espaço interior para a cabeça aumentou em 10 mm, mantendo-se, contudo, a característica posição de condução elevada.
Nenhuma parte do habitáculo foi ignorada na busca de uma maior flexibilidade e sentido prático. A bagageira, por exemplo, possui uma capacidade de carga de 430 litros com os bancos traseiros na sua posição normal, uma melhoria de 20 litros relativamente ao Qashqai anterior. Isso coloca o novo Qashqai ainda mais à frente da sua concorrência no segmento C, com o Ford Focus e o Volkswagen Golf a oferecerem um espaço de carga bastante mais reduzido.
Os passageiros também podem desfrutar de mais espaço no novo Qashqai, quer para a cabeça, quer para as pernas. O aumento geral na largura permitiu criar mais espaço ao nível dos ombros, enquanto um redesenho das aberturas das portas tornou os actos de sair e entrar mais fáceis do que nunca.
Os bancos foram redesenhados de modo a proporcionarem um maior suporte devido aos reforços adicionais introduzidos nas áreas pélvicas, lombares e torácicas. O resultado é um banco confortável para viagens longas.
A flexibilidade do espaço de carga também melhorou com uma porta da bagageira que agora abre 150 mm mais para acima e inclui um sistema de piso duplo concebido para fornecer um espaço de carga flexível e versátil. Os dois painéis do piso reversíveis podem ser facilmente elevados ou baixados, criando 16 possíveis configurações para maximizar o espaço de carga ou disponibilizar um piso completamente plano com os bancos traseiros rebatidos. Para além disso, a placa traseira encaixa com facilidade numa posição vertical, criando um espaço ideal para o transporte de sacos de compras. A cobertura de carga encaixa perfeitamente sob o piso da bagageira, tornando possível utilizar completamente todo o espeço da mala para carregar artigos volumosos. As placas da bagageira possuem uma superfície fácil de limpar de um lado e uma carpete suave do outro, por isso botas lamacentas, por exemplo, podem ser transportadas sem receio de danificar as superfícies têxteis.
O Qashqai possui ainda um novo sistema de luz ambiente do habitáculo, com uma subtil tonalidade laranja em volta da alavanca da caixa de velocidades. Concebido para trazer ao habitáculo qualidades topo de gama durante as viagens nocturnas, o sistema de iluminação pode ser controlado na sua totalidade pelo condutor e aumentado, reduzido ou simplesmente desligado de forma simples.
No final do texto encontra-se uma tabela com o resumo do equipamento principal consoante a versão.

Motorizações em detalhe

A gama de lançamento é constituída por quatro motores: dois a gasolina e dois a gasóleo, com a opção de tracção às duas ou às quatro rodas. Os clientes também podem escolher entre a transmissão manual e a transmissão automática totalmente nova Xtronic. No final do texto encontra-se uma tabela com o resumo das principais características mecânicas.

- DIG-T de 1,2 litros com 115 cv (86 kW)
Recorrendo a uma transmissão manual de seis velocidades, este motor avançado com turbocompressor desenvolve 115 cv (86 kW) e gera 190 Nm de binário. Apesar das suas dimensões modestas, é capaz de oferecer uma aceleração mais apurada e uma maior flexibilidade do que o anterior motor de 1,6 litros com aspiração natural. Devido ao seu menor peso e operação mais eficiente em termos de combustível, é consideravelmente mais ecológico e económico do que o modelo que substitui. O motor DIG-T de 1,2 litros emite 129 g/km de CO2 (15 g/km menos do que a unidade de 1,6 litros a gasolina anterior) e tem valores de consumo de combustível de 5,6 l/100 km (melhoria de quase 10% - 0,6 l/100 - em relação ao consumo do anterior modelo de 1,6 litros).
Tal como todos os motores da gama Qashqai, o DIG-T de 1,2 litros está equipado com o sistema de arranque/paragem de série e beneficia de um vasto leque de tecnologias capazes de poupar combustível, incluindo um alternador regenerativo, relações de caixa optimizadas e óleos especiais com viscosidade reduzida.

- DIG-T de 1,6 litros com 150 cv (112 kW)
Programado para se juntar à gama Qashqai no Verão de 2014, o mais poderoso motor a gasolina será o DIG-T de 1,6 litros, que combina um desempenho apurado com emissões reduzidas e uma notável eficiência de combustível. Conta com uma avançada tecnologia de turbocompressão e diversas funcionalidades adicionais, concebidas para maximizar o desempenho e a economia.
 Gerando 240 Nm de binário, o DIG-T de 1,6 litros proporciona uma impressionante força nos regimes baixos e médios, com excelente flexibilidade entre relações de caixa. Apesar do seu forte desempenho, a opção a gasolina topo de gama retém uma eficiência impressionante. O consumo de combustível é de 5,6 l/100 km no ciclo europeu combinado, enquanto as emissões de CO2 são de 132 g/km.

- dCi de 1,5 litros com 110 cv (82 kW)
A mais recente evolução do motor a diesel de injecção directa garante ao Qashqai emissões de CO2 de apenas 99 g/km. Esta unidade dCi de 1,5 litros de sexta geração é mais suave e eficiente e oferece uma maior flexibilidade entre velocidades, além de um aumento de 20 Nm no binário.
Em termos de consumo de combustível, o dCi de 1,5 litros estabelece novos padrões no segmento dos crossover, com um extraordinário valor combinado de apenas 3,8 l/100 km. Em comparação com o dCi de 1,5 litros do Qashqai de geração anterior (5,2 l/100 km), o novo modelo é 36% mais eficiente em termos de combustível.
Alterações significativas no interior do motor também resultaram numa operação mais silenciosa e numa redução da vibração. A remoção do apoio superior eliminou um potencial transmissor de ruído do motor ao habitáculo e o peso total da unidade foi reduzido graças à introdução de componentes mais leves.
Este motor também possui o sistema de Paragem/Arranque automático da Nissan, com uma tecnologia de gestão inteligente extremamente eficaz, que assegura o reinício do motor no espaço de 0,5s após o accionamento da embraiagem. O reduzido ruído de combustão aumenta ainda mais o requinte geral da unidade.

- dCi de 1,6 litros com 130 cv (97 kW)
No topo da gama a gasóleo do Qashqai está o dCi de 1,6 litros, disponibilizado com a opção de tracção a duas ou quatro rodas. Esta unidade de 130 cv (97 kW) proporciona ao Qashqai um equilíbrio perfeito entre um forte desempenho e uma excepcional economia.
Na forma manual de tracção às duas rodas, o dCi de 1,6 litros tem emissões de CO2 de 115 g/km e um valor de consumo de combustível combinado de 4,4 l/100 km. A versão Xtronic emite 119 g/km e consome 4,6 l/100 km, enquanto a versão manual de tracção às quatro rodas tem valores de 129 g/km e 4,9 l/100 km.
Entre as muitas inovações da unidade inclui-se o sistema de recirculação dos gases do escape a baixa pressão em circuito frio. Ao reciclar os gases de escape a uma temperatura mais baixa, as emissões de óxidos de azoto e CO2 são reduzidas. A gestão térmica do dCi de 1,6 litros é também muito mais eficiente, com uma fase de aquecimento mais curta, reduzindo as perdas devido à fricção e o consumo de combustível.

- Nova transmissão Xtronic
Desenvolvida especificamente para o Qashqai de segunda geração, a nova transmissão Xtronic está disponível com o motor dCi de 1,6 litros.
Esta altamente avançada transmissão baseia-se no princípio de uma transmissão continuamente variável, mas foi criada para proporcionar uma experiência de condução mais suave e natural. Ao contrário das transmissões variáveis convencionais, a caixa de velocidades Xtronic do Qashqai imita o comportamento das caixas de velocidades tradicionais de relações múltiplas durante acelerações drásticas, com mudanças graduais. Durante uma condução mais suave, as relações são ajustadas com subtileza para criar uma maior suavidade de funcionamento. Isso significa que a transmissão Xtronic oferece o melhor de ambos os mundos aos condutores, com um funcionamento suave em situações de carga de motor reduzida e desempenho enérgico durante uma condução mais viva.

Características mecânicas: suspensão e direcção

Várias são as novidades incorporadas num modelo novo assente sobre a nova plataforma modular que foi especificamente adaptada para o pioneiro da segunda geração dos crossover.
A generalidade da carroçaria do novo Qashqai foi concebida e desenvolvida na Europa. Como resultado, o novo Qashqai adapta-se perfeitamente às estradas europeias, com padrões de condução e capacidades de manobra que superam em todos os sentidos as expectativas para este segmento.
Quanto à arquitectura da suspensão, o novo Qashqai recorre a conjuntos MacPherson na dianteira e a um de dois tipos diferentes na traseira. Os modelos de tracção às duas rodas estão equipados com uma avançada barra de torção, enquanto os modelos com ALL-MODE 4x4-i possuem um sistema multi-link. A suspensão do Qashqai foi desenvolvida na Europa para criar o tipo de experiência de condução suave e reactiva à qual os clientes da Nissan já se acostumaram.
O novo Qashqai está equipado com avançados amortecedores de pistão duplo que proporcionam um amortecimento sem falhas em ambas as condições extremas da gama dinâmica. O sistema recorre a dois canais: um convencional para o tipo de lombas de baixa frequência encontradas em estradas irregulares e um canal adicional para as lombas pequenas de elevada frequência encontradas em estradas mais regulares. O resultado é um automóvel com uma condução suave e refinada em qualquer tipo de superfície rodoviária.
A direcção foi totalmente redesenhada e alvo de uma nova engenharia, sendo introduzida uma nova Direcção Assistida Electrónica (EPAS) em toda a gama. O sistema foi afinado com uma nova lógica de controlo que cria uma experiência de condução mais natural. Sabendo que diferentes condutores gostam de diferentes níveis de resposta na direcção, a Nissan criou um sistema de direcção com dois modos que os clientes podem alternar consoante a sua disposição ou preferência: no modo Normal, o Qashqai oferece respostas leves perfeitamente adequadas a uma condução urbana, manobras a velocidades reduzidas e condução sem esforços; No modo Desportivo, o sistema EPAS fornece uma maior resposta ao condutor e requer um maior esforço na direcção para fazer uma viragem.

Ajudas electrónicas à condução

- O Controlo de Chassis Nissan melhora tanto o conforto como a manobrabilidade, graças às capacidades de um diferencial de deslizamento limitado (LSD). Enquanto o sistema de Controlo Dinâmico do Veículo (VDC) continua a corrigir perdas de tracção substanciais, a velocidades mais reduzidas e de forma mais suave o Controlo de Chassis Nissan aplica uma força de travagem específica a cada roda para corrigir o trajecto do Qashqai nas curvas, criando uma sensação mais dinâmica sem interferir com a experiência de condução. Ao conduzir em pisos com ondulações, o Controlo de Chassis Nissan aplica os travões a cada roda para manter a carroçaria numa trajectória plana, aumentando o conforto para todos os passageiros.

- O Controlo Activo da Carroçaria monitoriza a superfície da estrada para detectar ondulações que possam potencialmente afectar a oscilação da carroçaria do veículo, ajustando o binário do motor e aplicando uma travagem subtil para compensar as oscilações e garantir uma trajectória plana da carroçaria.

- O Travão Activo de Motor aproveita a potência e a controlabilidade da transmissão Xtronic para adicionar um grau de travagem do motor nas curvas ou quando se desacelera para uma posição estacionária. Os benefícios são um maior controlo da travagem e uma melhor sensibilidade com menos esforço nos pedais, assim como uma menor aplicação dos travões nas curvas e uma melhor sensação de travagem ao parar.

- O Controlo Activo de Trajectória monitoriza o comportamento e trajectória do automóvel e aplica uma travagem subtil para fornecer uma função similar ao Diferencial de Deslizamento Limitado, melhorando a tracção e minimizando a subviragem. Este sistema altamente inteligente funciona na perfeição com o condutor, distribuindo constantemente binário do motor para criar uma experiência de condução ágil e segura.

- O Assistente de Arranque em Subidas trabalha com o sistema ESP do automóvel para assegurar um arranque sem problemas. Ao aplicar os travões nas quatro rodas, o automóvel é mantido imóvel por 2-3 segundos quando se encontra num declive. Os travões são libertados automaticamente quando a tracção é aplicada nas rodas.

Tecnologias presentes no novo Qashqai

O Escudo de Protecção Inteligente Nissan é um conjunto de funcionalidades concebidas para melhorarem a segurança de condutor e passageiros. As tecnologias do Escudo de Protecção Inteligente incluem as seguintes funcionalidades:

- Sistema Anti-colisão Frontal
Ao analisar a estrada à sua frente com o sistema de radar incorporado, proporciona três níveis de assistência. O primeiro é um aviso sonoro, alertando o condutor se o espaço até o veículo em frente se reduzir. Em segundo lugar, se o condutor não reagir, os travões são aplicados parcialmente de modo automático. Finalmente, se o espaço continuar a reduzir, os travões serão aplicados na totalidade para fazer com que o automóvel pare completamente, caso seja necessário.

- Sistema de Alerta de Fadiga
Depois de 10 minutos de "aprendizagem" do estilo de condução, o Escudo de Protecção Inteligente Nissan irá monitorizar os sinais de condução, exibindo um alerta no painel de instrumentos se a direcção começar a ser errática, indicando que o condutor deve fazer uma pausa.

- Identificador de Sinais de Trânsito
Para ajudar os condutores a permanecerem tanto em segurança, como dentro da lei, os sinais de limites de velocidade são lidos automaticamente pela câmara dianteira e apresentados ao condutor. Esta função está disponível em toda a Europa, não obstante a diferente topografia nacional dos sinais. O Qashqai consegue inclusivamente reconhecer que alguns países aplicam um limite de velocidade dependente das condições climatéricas, sendo apresentados aos condutores os limites associados tanto ao tempo seco como com chuva.

- Aviso de Mudança de Faixa
Detecta se o automóvel começa a deslocar-se para fora da faixa sem que o condutor tenha operado os indicadores de mudança de direcção. A avançada programação informática consegue até detectar marcações rodoviárias esbatidas, permitindo ao Qashqai determinar se está a sair da posição. Se isso ocorrer, é emitido um aviso ao condutor para corrigir a sua posição na estrada.

- Aviso de Ângulo Morto
Utiliza a câmara traseira do Monitor 360º para detectar veículos nos ângulos mortos ocultos em ambos os lados do Qashqai. Caso seja detectado um veículo em qualquer um dos ângulos mortos, uma discreta luz de aviso acende-se no vidro do espelho retrovisor. Se o condutor indicar que vai mudar de faixa e o sistema detectar um veículo na zona de perigo, a luz pisca e é emitido um aviso sonoro.

- Detecção de Objecto em Movimento
Os sensores de estacionamento dianteiros e traseiros emitem avisos sonoros ao condutor durante as manobras, exibindo também um aviso no painel de instrumentos do Qashqai. Para além desta funcionalidade, o Qashqai beneficia de uma versão melhorada do sistema de assistência ao estacionamento com "vista de helicóptero" disponibilizado pelo Monitor 360º. Quando imobilizado, se algum objecto se deslocar na área abrangida pelas quatro câmaras, o sistema emite um aviso sonoro e destaca a área na qual o objecto em movimento foi detectado. Montada na porta da bagageira e tendo uma lente de olho de peixe, a câmara de visão traseira do Monitor 360º tem um ângulo de visão superior a 180 graus, dando-lhe um campo de visão incomparável para o que acontece na traseira do automóvel. As imagens da câmara são apresentadas no novo e maior ecrã do Nissan Connect, com sete polegadas.

- Regulador Automático de Máximos
Uma câmara de alta resolução combinada com um software avançado levaram a uma sofisticada função automatizada de mudança entre faróis médios e máximos, optimizando a utilização dos faróis para fornecer a maior quantidade de luz possível em qualquer cenário de condução.

- Sistema de Estacionamento Automático
Medindo automaticamente a dimensão de um lugar em paralelo disponível, a Sistema de Estacionamento Automático da Nissan requer apenas 80 cm além do comprimento do Qashqai para estacionar automaticamente o automóvel. O condutor apenas precisa de seguir as instruções no ecrã para controlar a tracção para a frente e para trás. O sistema também consegue estacionar em baias de parques automóveis, podendo o condutor beneficiar da vista de helicóptero disponibilizada pelo Monitor 360º para o ajudar durante o processo.

- Nissan Connect
Este novo crossover será o primeiro modelo à venda com a uma nova geração do sistema Nissan Connect. Agora com um ecrã táctil de sete polegadas, o Nissan Connect disponibiliza conectividade com smartphones, permitindo aceder a uma gama de aplicações que incluem música, redes sociais, entretenimento e viagens. O novo Nissan Connect acrescenta assim novas funcionalidades às recentemente introduzidas de pesquisa no Google® e Send To Car, que permitem ao condutor planear a viagem a partir de casa. O sistema inclui transmissão de áudio e integração de telemóvel por Bluetooth, assim como entradas Aux-in e USB e rádio DAB.
Para lá do ecrã principal Nissan Connect, o condutor também irá beneficiar de um visor adicional no painel de instrumentos. É um dos mais avançados painéis até agora vistos, com um visor a cores TFT de cinco polegadas com não menos do que 12 visores gráficos acessíveis em rotação. Podendo ser personalizado para apresentar as diferentes cores da carroçaria do Qashqai, o painel disponibiliza conselhos e avisos sobre funções tais como as velocidades médias e instantânea, a economia de combustível, instruções de navegação curva a curva, conteúdos áudio, sistema Identificador de Sinais de Trânsito, Escudo de Protecção Inteligente Nissan, sistema de Controlo de Chassis Nissan, conselhos para uma condução ecológica, informações sobre a pressão dos pneus e definições de distribuição de binário nas versões de tracção às quatro rodas, quando o modo 4WD está a ser utilizado. Para além disso, o condutor pode personalizar várias definições do veículo, incluindo a sensação de peso da direcção, a lógica de iluminação, a sensibilidade automática à luz, a lógica do limpa pára-brisas e de bloqueio e os conteúdos do computador de bordo.

-->



Sem comentários