APRESENTAÇÃO: Dacia Dokker Van por 10.850 euros, IVA incluído!

Após a revelação do Lodgy no início de 2012 (ler AQUI o texto de apresentação deste novo modelo monovolume), chega a vez da versão comercial destinada a clientes profissionais que procurem aliar elevada capacidade de carga a baixos custos de utilização e, claro, a um preço que desafiará toda a concorrência. Comercial ligeiro robusto, tem uma extraordinária capacidade de carga (máximo de 750 Kg) e acesso facilitado à zona de carga através de uma porta lateral deslizante. Pode transportar objectos até 3,11 metros de comprimento graças à astuciosa modularidade do banco do passageiro (Dacia Easy Seat, opção). Equipado com o comprovado motor 1.5 dCi 90 é comercializado por 10.850€ (IVA incluído).

Para uma melhor resposta às expectativas dos profissionais, o Dokker Van oferece múltiplas possibilidades de transformações, bem como uma ampla gama de acessórios.
Tal como no Dacia Lodgy, o interior do Dokker Van prima pelo conforto e modernidade. Acolhe o sistema multimédia Media Nav, composto por um ecrã táctil de 18 cm (7’’), navegação, rádio, conectividade e sistema Bluetooth. O limitador de velocidade e o sensor de estacionamento traseiro fazem, também, parte do catálogo de opcionais.
Em relação ao Logan MCV, a posição de condução é 3,5 cm mais elevada e o banco do condutor é, tal como o volante, regulável em altura para proporcionar uma melhor ergonomia.

Preços e relação do equipamento


Designação, capacidade e motores

O nome Dokker resulta da contracção da palavra inglesa "dockworker", que designa os estivadores. Em alguns mercados, a versão de passageiros - Lodgy - será comercializada com esta designação.
Em Portugal será comercializado exclusivamente com o conhecido e comprovado bloco 1.5 dCi na variante de 90 cavalos.
Motor com assinatura Dacia eco2 apresenta consumos a partir dos 4,5 l/100km e emissões de CO2 de 118g/km. O binário é de 200 Nm às 1.750 rpm, proporcionando recuperações rápidas a partir dos regimes mais baixos. A caixa de velocidades é manual de 5 relações.
Com um comprimento de 4,36m, 1,75m de largura e 1,81m de altura, as linhas e proporções do Dacia Dokker revelam, desde logo, um grande espaço interior. A largura das portas laterais deslizantes e as portas traseiras assimétricas auxiliam o acesso a um amplo volume de carga de 3,3 m3, para uma profundidade de caixa de 1,9 metros.
A carga útil máxima do Dacia Dokker Van atinge os 750kg.
A ampla porta lateral deslizante é de série mas propõe a segunda porta em opção.
As portas traseiras assimétricas abrem-se a 90° e são bloqueadas graças a um sistema de retenção que impede o fecho da porta, por exemplo, por acção do vento. Esta fixação liberta-se, muito simplesmente, com um manípulo no interior da porta traseira que permite abrir as portas a 180°.

Interior “inteligente”

O interior foi concebido em torno do moderno e funcional painel de bordo, e oferece inúmeros espaços de arrumação pensados para uma utilização intensiva. O novo design dos manómetros, herdado do Dacia Lodgy, bem como a integração do sistema multimédia Media Nav, dão um toque de modernidade e tecnologia ao ambiente interior.
A elevada capacidade de carga deve-se à astuciosa opção Dacia Easy Seat, com um banco do passageiro polivalente: as costas são completamente rebatíeis e o banco pode ser encostado ao porta-luvas, libertando um comprimento de carga de 2,42 m.
Este banco pode mesmo ser retirado para obter um volume de carga de 3,9 m3. Nesta configuração é possível carregar facilmente objectos com mais de 3 metros de comprimento (comprimento de carga: 3,11 m). Estes valores são os melhores do mercado e colocam o Dacia Dokker Van entre os modelos mais funcionais do segmento.
Esta modularidade não compromete o conforto do passageiro, já que o Dacia Easy Seat é, igualmente, regulável em comprimento, enquanto as costas do banco são reclináveis em função das necessidades.
O habitáculo é separado do espaço de carga através de um painel completo com janela, excepto na opção Dacia Easy Seat, em que existe um painel basculante com uma grelha para permitir rebater o banco do passageiro.

Aplicações profissionais

O Dacia Dokker Van capitaliza o "know-how" da Renault em matéria de adaptações complementares destinadas aos profissionais.
Em conjunto com uma rede de transformadores autorizados pela Renault, foram já desenvolvidas numerosas transformações, desde ambulâncias, carros frigoríficos e isotérmicos, transporte de pessoas de mobilidade reduzida, entre várias outras transformações possíveis.
Com a preocupação de satisfazer as exigências dos seus clientes profissionais, a Dacia propõe um gama de acessórios adaptados às suas necessidades: revestimento em madeira, protecção das cavas das rodas, kit para arrumações, barras de tejadilho, etc...
Está, igualmente, disponível a personalização do automóvel, através da pintura nas cores das empresas.

Equipamento e opcionais

Tal como no Lodgy, estão também disponíveis novos equipamentos de auxílio à condução: limitador ou regulador de velocidade, sensores de estacionamento traseiro e um sistema de climatização redimensionado tendo em conta o tamanho do habitáculo e a superfície vidrada.
O sistema multimédia Media Nav., inaugurado no Lodgy e perfeitamente integrado no painel de bordo é composto por um ecrã táctil de 18 cm (7’’) e estará disponível como opção com o atractivo preço de 430€ (já com IVA). De utilização muito simples, combina o sistema de navegação, o rádio e o sistema mãos-livres Bluetooth®.
As tomadas USB e jack permitem ligar facilmente um aparelho portátil, que pode ser manipulado através do ecrã táctil ou do comando sob o volante.
A navegação táctil intuitiva tira partido de um grafismo 2D e Birdview (3D). Graças à entrada USB e à interface web, os clientes podem actualizar a cartografia.
Como alternativa ao Media Nav, estão disponíveis duas soluções multimédia:
- O sistema Dacia Plug & Rádio, composto de um grande ecrã, rádio, leitor de CD compatível MP3, tecnologia Bluetooth®, entradas jack e USB e comandos sob o volante.
- O rádio Dacia Plug & Music, que possui as mesmas funções que o sistema Dacia Plug & Radio, excepto o leitor de CD.

Mecânica e segurança

Tal como o Dacia Lodgy, o Dokker Van foi concebido sobre a nova plataforma M0 que integra um novo compartimento para o motor e uma unidade traseira específica.
O trem dianteiro é do tipo Pseudo MacPherson de braço triangular idêntico ao dos restantes modelos da família Dacia. O trem traseiro, originário do Renault Kangoo, é composto por um eixo flexível de deformação programada e molas helicoidais. Particularmente adaptado para situações de transporte de carga, este eixo oferece uma boa manutenção da carroçaria e reforça a estabilidade em curva. A diferença de comportamento em vazio e em carga é praticamente inexistente.
O Dacia Dokker Van dispõe do mesmo sistema de travagem que o Dacia Lodgy, composto por um sistema ABS com repartidor electrónico de travagem e auxílio à travagem de urgência. Disponível em opção, o sistema de controlo de trajectória ESC de última geração, o Continental Mark 100, também proposto no Dacia Lodgy.
Para garantir uma protecção máxima dos seus ocupantes, o Dacia Dokker Van possui uma arquitectura reforçada, de aço e com materiais que absorvem e dissipam da melhor forma a energia.
Os cintos de segurança estão dotados de limitadores de esforço calibrados para proteger o tórax em caso de embate. Mas o Dacia Dokker Van foi também concebido para garantir um bom nível de segurança na protecção dos peões. A espessura e rigidez do pára-choques dianteiro foram estudadas para proteger os membros inferiores. O capot e os guarda-lamas foram desenvolvidos para absorver e amortecer, da melhor forma, o embate com um peão através da ausência de elementos duros sob o capot ao nível dos pontos de impacto da cabeça.


1 comentário:

  1. Único se não, falta de mais um lugar para passageiro, hoje em dia justifica as Van poderem transportar condutor e dois passageiros, faz sempre falta.

    ResponderEliminar