Hélder Rodrigues, piloto português n.º1 da Honda, quer ganhar o Dakar

O piloto português de motos Hélder Rodrigues, campeão do Mundo de todo-o-terreno em 2011, regressa ao rali Dakar com uma ambição: vencer a competição onde já foi terceiro, quarto e quinto classificado em 2011, 2010 e 2009, respectivamente. Na edição de 2013 da prova que agora decorre em terras sul-americanas, o piloto “DreamTeam” da TMN conta com a vantagem de ser o primeiro piloto da Honda. O regresso deste construtor às competições de todo-o-terreno, e logo num evento que a Honda já venceu cinco vezes nos anos 80, acontece depois da estreia da Honda CRF450 Rally no Rali de Marrocos, em Outubro, uma corrida que serviu para avaliar, no terreno, o estado de preparação desta nova moto de competição. O Dakar começa oficialmente dia 2 de Janeiro de 2013 com as verificações oficiais e a partida para a primeira etapa acontece a 5 desse mês. A prova deverá terminar dia 20 de Janeiro depois de ter percorridas diversas etapas na Argentina, Peru e Chile.


Em 2012, a Honda anunciou o seu regresso a duas importantes competições da qual estava arredada nos últimos anos, mas onde conquistou anteriormente inúmeras vitórias: nos automóveis ao WTCC (seguir este link para conhecer mais pormenores) e nas motos às competições de todo-o-terreno seguir este link para saber mais), com vista a vencer a mais mítica e mediática competição, o Dakar.
Para piloto n.º 1 de ambas as armadas, o construtor japonês escolheu dois portugueses vencedores e com grande palmarés em qualquer das competições em que já participaram. E se Tiago Monteiro, com o Civic, já deu um pódio à Honda na corrida de Macau, Hélder Rodrigues venceu a primeira etapa que disputou aos comandos da CRF450 Rally no rali de Marrocos. E certamente não obteve melhor lugar na geral, traído por um problema mecânico que o arredou das primeiras posições.

Discurso de campeão

Mas o grande objectivo e o meio ano de preparação sempre tiveram em vista o evento que, em 2009, se transferiu de África para a América do Sul. Convicto nas suas capacidades e nas da equipa oficial que representa, já anteriormente Hélder Rodrigues tinha afirmado que era “muito bom voltar à Honda, onde eu vivi das melhores experiências da minha vida enquanto piloto. Estou muito contente pelo convite que me foi feito, principalmente por ser um momento tão importante, tanto para a marca como para mim. É uma honra representar a Honda neste seu regresso ao Dakar”.
Agora, durante a apresentação da equipa Honda, Red Bull e TMN acrescentou: “É muito importante ir bem preparado para qualquer corrida. Só assim se conseguem ganhar as grandes maratonas de todo-o-terreno. Antes de Marrocos treinei muito, o que me permitiu entrar muito bem nesse Rali e, dessa forma, poder superar pilotos como o Marc Coma e o Cyril Despres. Foi o primeiro shakedown da Honda para o Dakar e, desde então, a equipa HRC tem estado a trabalhar afincadamente para que nada falhe na América do Sul”.

Resenha desportiva

Hélder Rodrigues integra desde a sua fundação, em Abril de 2008, o TMN Dream Team. Esta é uma sólida equipa de jovens desportistas portugueses de 10 modalidades diferentes, apoiada pela TMN, que este ano ganhou uma ainda maior versatilidade e se posicionou como a equipa mais jovem e multidisciplinar do país.

Fica então parte do currículo desportivo de Hélder Rodrigues:
- 1999: Vice-Campeão Europeu de Enduro 250 e Campeão Absoluto Nacional de Enduro e da Classe 250
- 2003: Campeão Mundial Enduro Classe 125
- 2004: Hexa Campeão Absoluto Nacional de Enduro 
- 2006: 9º Rali Dakar e Campeão Nacional de Enduro 450
- 2007: 1º Rali Dakar Classe Maratona e 5º Geral Motos 
- 2008: Vice-Campeão do Mundo de Todo-o-Terreno
- 2009: 5º Rali Dakar Argentina
- 2010: 4º Rali Dakar Argentina, melhor Português
- 2011: 3º Rali Dakar Argentina, melhor Português 
- 2011: 1º na etapa do Rali dos Faraós, onde se sagrou Campeão do Mundo de Todo-o-Terreno

É possível seguir o seu trajecto no Dakar 2013 através das redes sociais Facebook e twitter ou do site da equipe HRC.


Procura automóvel novo, usado ou acessórios? Quer saber mais sobre este ou sobre outro veículo?

Sem comentários