APRESENTAÇÃO: Volvo V70 e XC70 (MY 2013)

Sem mudar muito, a Volvo renovou um dos seus modelos mais antigos e, talvez por isso, de linhas mais clássicas: a série 70. A carrinha V70 e a sua correspondente declinação radical XC70 cresceram em sofisticação beneficiando do redesenho do para-choques e de um conjunto de aplicações cromadas exteriores. No interior surge um novo sistema de conectividade, a que a marca chamou “Sensus Connected Touch”, e o Display Digital Adaptativo, estreado no V40, com o qual o condutor pode escolher três temas gráficos distintos para o painel de instrumentos: “Elegance”, “Eco” ou “Performance”. Houve ainda alterações nos motores visando o menor consumo de combustível e a redução de emissões.

Por mais voltas que se dêem no sentido de começar este texto, não há possibilidade de ignorar uma das principais características tanto da V70 como do XC70: o seu tamanho exterior e a elevada habitabilidade.
Com um espaço de carga de 575 litros e uma superior funcionalidade do banco traseiro, que rebate em três segmentos - 40/20/40 -, com o rebatimento destes a volumetria da bagageira eleva-se a 1.600 litros. A porta traseira mecânica pode ser operada remotamente através da chave ou do painel de instrumentos.
O banco traseiro pode integrar cadeira elevatória dupla destinada a crianças com idade a partir dos três anos.
Exteriormente o redesenho do pára-choques dianteiro levou ao aumento das entradas de ar e da própria grelha, enquanto subtis detalhes cromados pretenderam elevar a sua elegância a um patamar de luxo e sofisticação.
Um novo pára-choques traseiro com saídas de escape e, mais uma vez, acrescento de pormenores cromados acompanham ópticas traseiras redesenhadas.
O carro está também disponível com jantes de até 19 polegadas de diâmetro.
Como termo de comparação podem ser consultados ensaios anteriores à Volvo V70 D3 2.0D (MY2011) e ao Volvo XC70 DRIVe 2.0/163 cv

Volvo XC70: robusto e sofisticado para aventuras fora de estrada

Uma série de novas características de design exterior aguçam a presença em estrada do XC70.
Estas incluem uma grelha dianteira mais avantajada com o símbolo da Volvo em grande destaque e detalhes como as luzes diurnas em tons de prata fosco.
Tal como a V70, o XC70 está disponível com jantes de até 19 polegadas de diâmetro.
Com coberturas exteriores plásticas mais eficazes na protecção da carroçaria, passou também a contar com algum equipamento opcional útil na condução em mau piso: “All-Wheel Drive” e “Hill Descent Control”.
Interiormente, salvo a existência de alguns comandos adicionais, não difere na forma ou no tamanho em relação à V70.

Melhorias no consumo, nas emissões e na segurança

O consumo de combustível do diesel D2 de quatro cilindros com 115 cv é líder na classe: 4,2 l/100 km (111 g / km) com caixa manual ou de 4,3 l/100 km (112 g / km) com a caixa de velocidades automática.
As versões D5 (215 cv) e D4 (163 cv) com caixa manual e All Wheel Drive vem com o consumo de combustível de 5,3 l/100 km (139 g/km).
O IntelliSafe, um novo conjunto de dispositivos apoia a condução em matéria de segurança activa, .
O sistema “City Safety”, de série, funciona agora com velocidades de até 50 km/h, quando o sistema de detecção de peões actua é efectuada uma travagem automática total e o sistema de detecção de sinais de trânsito assinala a presença destes no display do automóvel.

“Sensus Connected Touch”: conectividade a bordo

“Sensus” é o nome da Volvo para a nova funcionalidade HMI (Human Machine Interface) e o novo "Sensus Connected Touch" a sua mais recente criação.
Este sistema permite a conectividade e o acesso à internet no automóvel, comandado a partir de um ecrã táctil de 7’’ que pode ser operado mesmo com luvas calçadas.
A conexão é feita através da ligação 3 ou 4G do próprio automóvel ou do telemóvel do condutor ou de qualquer um dos passageiros.
O utilizador tem acesso a navegação internet completa (excepto durante a condução), streaming de música, rádio online (TuneIn Radio Live and Orange) com milhares de canais de todo o mundo, Google Maps e Pesquisa.
Tem ainda acesso a navegação 3D com informações on-line de trânsito e avisos de perigo. O sistema inclui ainda localização de estacionamento, informações sobre o tempo, uma série de aplicações e um serviço de busca de concessionários e oficinas Volvo. Possibilita, ainda, Wi-Fi para todos os passageiros. Este sistema pode ser activado por voz e funciona em todas as fontes de música conectados ao Sensus.

Painel digital adaptativo com 3 temas à escolha

O "Adaptive Display Digital", estreado no Volvo V40, usa uma tela TFT activa para fornecer as informações da condução de modo personalizável.
Existem três temas para escolher: Elegance, Eco e Performance.
O modo “Elegância” oferece um padrão visual clássico.
O modo “Eco” tem um tema de cor verde e foi projectado para encorajar e recompensar um estilo de condução eficiente de combustível. O medidor de Eco da esquerda mostra o consumo de combustível actual e acumulado. Uma condução eficiente é recompensada com uma luz verde E.
A iluminação vermelha e um conta-rotações vermelho dominam a terceira opção: “Performance”, A velocidade do veículo é mostrada digitalmente, enquanto à direita um medidor de energia mostra a quantidade de potência do motor está disponível, uma ferramenta muito útil para ultrapassagens.

Condução no escuro mais tranquila

O Active Control High Beam ajuda o motorista a controlar as luzes máximas de forma mais eficiente.  Trata-se basicamente de uma tecnologia que elimina a necessidade de alternar entre médios e máximos.
O Active Controle High Beam torna possível manter os faróis acesos em máximos continuamente. Quando um outro automóvel se aproxima em sentido oposto (ou circula na mesma faixa a menor velocidade), o sistema evita o encandeamento do condutor que se aproxima sombreando, conforme necessário, a zona do farol que provocaria o encadeamento.
No interior, um conjunto de pormenores e espaços recebem iluminação para aumentar a segurança e o conforto da sua operacionalidade.

-->

Sem comentários