EMEL reforça frota com veículos eléctricos Renault

A partir de Janeiro de 2014, a EMEL, empresa pública municipal que gere a mobilidade e o estacionamento na cidade de Lisboa, passou a contar, na sua frota, com cinco automóveis 100% eléctricos Kangoo Z.E.. Aplicando uma política de renovação de frota que privilegia as soluções mais económicas e ambientalmente mais responsáveis, a EMEL concluiu, após um período de testes, que o Kangoo Z.E. se adapta às suas necessidades diárias de manutenção de espaços e equipamentos e na colecta. A EMEL integra o projecto europeu FREVUE que testará a utilização de veículos eléctricos na área logística e é também, neste âmbito, que concretiza a aquisição desta primeira frota, em Portugal, de veículos Comerciais Ligeiros Zero Emissões.

O projecto FREVUE envolve um consórcio com Autoridades, Indústria e Universidades de 8 Estados Membros da União Europeia, que pretende mostrar soluções com a aplicação do veículo eléctrico para optimização da eficiência logística urbana e para melhoria da gestão do fluxo de transporte e redução do impacto ambiental em áreas urbanas.
Lisboa é uma das 8 cidades eleitas para acolher este projecto, liderado por Londres, e que conta com a participação de Madrid, Estocolmo, Oslo, Roterdão, Amesterdão e Milão. Cada cidade terá programas específicos na área da mobilidade urbana e logística com utilização de veículos eléctricos, permitindo a troca de conhecimentos e experiências entre as cidades parceiras.
O teste em Lisboa será desenvolvido pela EMEL, CTT e CML que adquirem veículos neste âmbito para testar no seu trabalho regular na área logística da cidade.
A entrega formal desta pequena frota eléctrica foi realizada no Parque do Chão do Loureiro, em Lisboa. Este estacionamento situado no coração da baixa lisboeta é um parque multifuncional da EMEL que, entre várias outras valências, tem um piso dedicado a veículos eléctricos, onde todos os lugares estão equipados com um ponto de carregamento eléctrico.


Sem comentários