Apresentação: Mazda MX-5 (MY 2015)

- Nova geração é mais compacta e 100 kg mais leve
- Mantém arquitectura de motor dianteiro e tracção traseira
- Distribuição de pesos 50:50
- Centro de gravidade rebaixado
- Novo motor a gasolina SKYACTIV-G, de injecção directa e caixa manual de seis velocidades 

Ao longo dos seus 25 anos de história, o Mazda MX-5 manteve-se fiel aos seus princípios: ser um descapotável que todos os condutores pudessem apreciar, um pequeno e compacto desportivo de baixo peso, com motor dianteiro montado centralmente, tracção traseira, distribuição de peso 50:50, reduzida inércia na transferência de massas e preço acessível.
Neste quarto de século, o aumento das exigências de segurança e com necessidades ambientais obrigaram as anteriores três gerações a ligeiros aumentos do tamanho da carroçaria e no peso.
Mas na quarta geração MX-5, a Mazda regressa aos propósitos originais da primeira geração, restaurando a cultura do desportivo de baixo peso para um maior prazer da condução, mas também, naturalmente, da eficiência.

Mais compacto e leve

O recurso à tecnologia SKYACTIV e à filosofia de design KODO tornaram possível obter uma carroçaria mais compacta do que em qualquer geração anterior e uma redução de peso superior a 100 kg face ao MX-5 de terceira geração.
Manteve-se a combinação de motor dianteiro com tracção traseira para se alcançar uma distribuição ideal de peso 50:50.
Linhas que partem dos faróis e que alcançam o seu ponto alto nos guarda-lamas dianteiros, convergem rumo aos pneus traseiros, antes de se elevarem acima dos guarda-lamas para criar uma sensação de movimento a diferentes velocidades. 
Sentado ao volante, o condutor sente aumentar o prazer de condução de um modelo desportivo descapotável.
Na nova geração o motor está colocado próximo do centro do veículo, o capot e a tampa da mala, os reforços dos guarda-lamas da frente e dos pára-choques dianteiro e traseiro são feitos em alumínio, e o peso da capota em lona é reduzido. Esta combinação permite reduzir a inércia na transferência de massas e obter um centro de gravidade mais baixo.

Prazer sem tecto

Ao desenhar o novo modelo percebeu-se que o recuo ligeiro da cabine criaria a aparência de que os ocupantes ficam sentados num ponto médio da carroçaria, beneficiando com isso o centro de gravidade.
A altura do capot foi rebaixada e os pilares A e o topo do pára-brisas são mais finos e mais inclinados para trás, de modo a aumentar a visibilidade frontal e periférica.
Pedais, comandos, mostradores e todos os equipamentos foram posicionados de modo a optimizar uma postura correcta e uma condução confortável.
O posicionamento do velocímetro e um volante de menor diâmetro no mesmo eixo estão em simetria com as saídas redondas do sistema de climatização à direita e esquerda do painel do instrumento. Isso estabelece um eixo único ao longo do cockpit, ao mesmo tempo que cria uma sensação agradavelmente apertada, que permite ao condutor concentrar-se na condução.
A capota soft top, facilmente operada mesmo quando o condutor permanece sentado, oferece melhor controlo do vento, o que aumenta o prazer de condução com a capota aberta.
A forma das guarnições das portas torna a secção vidrada mais compacta, igualmente de modo a controlar activamente o fluxo de ar que invade o cockpit.
Altifalantes integrados nos encostos de cabeça aumentam ainda mais as sensações.
O sistema de travagem foi também desenhado para maximizar o controlo da viatura e assegurar a sua total eficácia, com enorme poder e uma postura optimizada.

Características:

Carroçaria
Desportivo descapotável
Número de lugares
2
Comprimento x largura x altura total
3.915 mm x 1.730 mm x 1.235 mm
Distância entre eixos
2.315 mm
Motor
SKYACTIV-G, a gasolina de injecção directa
Transmissão
SKYACTIV-MT, manual de seis velocidades
Suspensão dianteira
De duplo braço triangular
Suspensão traseira
Multi-link
Direcção
Assistida electricamente, pinhão e cremalheira (EPAS)
Travões (dianteira / traseira)
Discos ventilados / sólidos
Pneus
195/50 R16

-->

Sem comentários