APRESENTAÇÃO: Renault Kadjar. Preço. Motor. Equipamento.

- Suspensão modificada especificamente para Portugal. Comercialização em Portugal: 2017

- Classe 1 nas portagens só com Via Verde

- Dimensões compactas mas maiores do que o Qashqai elevam habitabilidade e espaço de mala

- Disponível com tracção a duas rodas, suspensão traseira independente e 19 cm de distãncia ao solo

O segmento do Kadjar representa, actualmente, cerca de 1/5 dos automóveis vendidos em todo o mundo.

Modelo construído para ser vendido a nível mundial, em Portugal, o arranque da comercialização só aconteceu em Janeiro de 2017, depois de garantida a Classe 1 nas portagens com o dispositivo Via Verde.

Para isso, foi alterada a suspensão traseira, para conseguir garantir um peso bruto superior a 2300 kg, já que a medida vertical no eixo dianteiro é superior a 1,10 metros. (ver no final do texto mais pormenores sobre as alterações)

A versão XMOD será comercializada por 29.710 euros, enquanto a versão topo de gama Exclusive terá um preço de 31.600 euros.

Não faltam modelos crossover para concorrer com o novo Kadjar, o primeiro dos quais o best-seller da classe, o Nissan Qashqai.

Mas se é verdade que Kadjar e Qashqai partilham a plataforma, muita mecânica e não só, a verdade é que o primeiro ganhou uma personalidade própria, mais desportiva e musculada.

Não parece mas é ligeiramente maior e isso tem também reflexos sobre a habitabilidade.

As dimensões do Renault Kadjar - 4,45 metros de comprimento e 1,84 metros de largura – colocam-no entre o Captur e o Koléos.

Tem um volume de carga máximo da mala é de 472 litros e oferece mais 30 litros de volume útil em locais de arrumação distribuídos pelo habitáculo.

Motores e preço do Kadjar em Portugal


Na Europa estará equipado com motores diesel conhecidos e eficientes da Renault, casos do 1.5 dCi e 1.6 dCi.

Em Portugal é exclusivamente comercializado na motorização 1.5 dCi de 110 cv, com uma caixa manual de 6 velocidades e dois níveis de equipamento: XMOD (com sistema Grip Control e pneus Mud & Snow 215/60 de 17″) e Exclusive.

O Grip Control permite manter a aderência em condições de condução difíceis.

Tem uma distância ao solo de 19 cm e ângulos de ataque e de saída de 18º e 28°, respectivamente.

Quadros com todas as características técnicas estão AQUI e AQUI.

Design sensual e musculado


Como no Clio e no Captur, as protecções inferiores das portas representam um pára-choques adicional que, juntamente com as protecções laterais das cavas das rodas, reforçam-lhe o lado aventureiro.

Essa mesma capacidade para sair dos trilhos tradicionais é ajudada pelos 19 cm de distância ao solo, enquanto jantes que podem ir até às 19’’ sublinham uma vocação desportiva.

A identidade é vincada por barras de tejadilho em alumínio anodizado e por uma nova assinatura luminosa: uma guia de luz LED (Light Emitting Diode) em forma de "C", sobre os faróis diurnos (DRL) dianteiros, enquanto na traseira, esta mesma assinatura dos faróis, cria um trilho luminoso na máscara do farol.

Interior espaçoso e ergonómico


O habitáculo do Renault é marcado por um painel de bordo com um quadro de instrumentos moderno, com ecrã capacitivo TFT a cores de 7’’, e por uma alavanca de velocidades que sublinha o carácter desportivo.

Do pesponto duplo dos bancos, às pegas de cortesia ou à pala sobre o painel de instrumentos, tudo serve para diferenciar o interior do Renault Kadjar.

Já o tejadilho em vidro fixo de 1,4 m2 proporciona extraordinária luminosidade ao habitáculo.

A modularidade interior utiliza o sistema "Easy Break" que permite o desbloqueio e o rebatimento automático do banco traseiro na configuração 1/3-2/3 a partir de manípulos situados no porta-bagagens.

Adicionalmente, o banco do passageiro pode ser colocado na posição de mesa, graças a um manípulo situado sob o assento, para permitir o transporte de objectos longos. 

As duas posições do piso do porta-bagagens permitem escolher entre uma posição alta de piso plano completo, para facilitar o transporte de objectos volumosos, ou uma posição baixa para um volume de carga máximo de 472 litros, ampliáveis até 1500 litros com o rebatimento dos bancos traseiros.

O espaço nos lugares traseiros tem uma habitabilidade vertical de 910 mm e uma largura ao nível dos cotovelos de 1456 mm, ao nível do melhor nível do segmento.

O Kadjar dispõe, ainda, de 30 litros de volume útil em locais de arrumação distribuídos pelo habitáculo. 

Condução fácil e intuitiva


Com uma posição de condução equivalente a uma berlina e, por isso mesmo, de adaptação muito fácil, o Renault Kadjar beneficia de todas as tecnologias úteis e intuitivas destinadas a proporcionar uma condução eficaz e tranquila.

Fácil de manobrar, conta com um diâmetro de viragem de 10,72 m e de todas as tecnologias de ajuda à condução necessárias para a condução urbana, como o estacionamento "mãos livres" ou a câmara de marcha atrás.

Com consumo médio de 3,9 litros (urbano, 4,2 l; extra urbano, 3,6 l/100 km) e emissões CO2 de 103 g/km (consumos e demais dados estão AQUI), o Renault Kadjar dispõe de todos os sistemas de segurança e ajudas à condução dos restantes modelos da marca, incluindo auxílio à travagem de urgência, alerta de saída de via, reconhecimento da sinalização rodoviária com alerta dos limites de velocidade, assistência ao estacionamento e câmara de marcha atrás.

O Renault R-Link 2®, presente também no novo Espace, está equipado com comando de voz para a navegação, telefone, aplicações e rádio, para um acesso fácil e seguro às funcionalidades. A página inicial personalizável permite, ainda, encontrar facilmente as funções mais utilizadas.

Blocos ópticos integram dois módulos LED "Pure Vision" que cumprem a função de médios e máximos. O feixe emite uma luz semelhante à do sol, 20% mais potente que um feixe de halogénio, melhorando a visão nocturna.

Construído à medida de Portugal


Devido à legislação relativa à classificação dos veículos para efeitos de portagens, a Renault teve de construir um Kadjar “à medida” para o mercado português.

Com especificações desenvolvidas e fabricadas especificamente para o nosso país, de forma a poder reivindicar um peso bruto superior a 2.300 quilos e assim ser taxado como Classe 1 nas portagens nacionais (com Via Verde), todos os Renault Kadjar comercializados em Portugal beneficiam da estrutura autoportante reforçada das versões 4X4 e de um eixo traseiro multibraço, também oriundo da versão 4X4, com afinação específica para a versão 4X2.

Esta solução permitiu aumentar a capacidade de carga útil para 879 kg (é de 536 kg nos restantes mercados), além de lhe reforçar as capacidades, as qualidades dinâmicas, o prazer de condução e o conforto.


4 comentários:

  1. EStou interessado em saber mais premenores sobre esta viatura e se já se encontra á venda em Portugal

    ResponderEliminar
  2. EStou interessado em saber mais premenores sobre esta viatura e se já se encontra á venda em Portugal

    ResponderEliminar
  3. Anónimo13 setembro

    Ainda não, so em 2016 visto que o carro tem de momento 2.5cm a mais para ser considerado um classe 1 nas portagens nacionais...

    ResponderEliminar
  4. Gostaria de saber o PVP do Kadjar tanto na versão 1.5 como da versão 1.6. O kadjar so terá estas 2 versões?

    ResponderEliminar