APRESENTAÇÃO: Peugeot 508 RXH Limited Edition


Após o lançamento, na Primavera de 2011, dos 508 berlina e SW, reconhecidos pela elegância, prestações e nível de exigência, o 508 RXH vem confirmar o avanço tecnológico e ambiental da marca francesa, além de oferecer uma visão inédita do universo “all road”. Pela primeira vez, neste segmento, um automóvel associa a tecnologia Full Hybrid Diesel à distinção e elegância de nível superior. Esta inovadora motorização HYbrid4, capaz de conferir ao 508 RXH prestações que permitem aliar liberdade e prazer de condução, tem como características principais uma potência de 200 cv, 4 rodas motrizes, modo de andamento 100% eléctrico e emissões limitadas a 107 g/km CO2. Veja a seguir os preços e as principais características do novo híbrido da marca francesa.

Depois de um período de reservas para quem desejasse adquirir uma primeira edição, especial, numerada e limitada a apenas 300 exemplares (das quais somente 10 reservadas para o nosso mercado por 47.500 euros), o Peugeot 508 RXH já entrou na sua fase normal de comercialização.
Este modelo baseia-se naturalmente na versão "civil" do Peugeot 508, cujo ensaio à versão 1.6 HDi pode ser consultado AQUI.

Esta edição limitada possui um equipamento específico topo de gama. Disponível com uma única cor – Castanho Calern –, o interior caracteriza-se por nuances acobreadas, decoração do painel de instrumentos e dos bancos em couro Lama-Alcântara, eléctricos, aquecidos e com memória de posição.
O acesso e arranque mãos livres, o ar condicionado automático em quatro zonas, o pack HiFi JBL, os faróis de xénon com LED, o portão da bagageira motorizado ou ainda a assistência ao estacionamento à frente e atrás fazem parte do equipamento de série.
No exterior, sublinhando o dinamismo do 508 RXH, destacam-se as jantes de liga leve de 18'' Attila, as pinças de travão de cor preto lacado e os faróis diurnos em LED.

Híbrido com tracção integral

Adaptada ao chassis e carroçaria da 508 SW, a mecânica é toda ela semelhante à utilizada no Peugeot 3008 Hybrid4. Daí a presença do propulsor diesel 2.0 HDi FAP (163 cv/300 Nm) e do motor eléctrico com 37 cv acoplado às rodas traseiras.
Essa conjugação garante-lhe uma potência máxima é de 200 cv, para um binário que pode atingir 450 Nm. Graças às suas quatro rodas motrizes, à postura e ao desenho específico que o situam, desde logo, no universo “all road”, esta viatura exclusiva e requintada foi concebida para corresponder a todos os tipos de utilização.
O 508 RXH abre ainda novas perspectivas no segmento, propondo um modo 100% eléctrico, ideal para circular na cidade e para reduzir o consumo em ciclo misto para menos de 4,1 l/100 km, a que correspondem emissões de CO2 inferiores a 109 g/km.
Esta cadeia mecânica é apoiada por um sistema STOP & START de nova geração e por uma caixa de velocidades automática "2-Tronic" de 6 velocidades.
São permitidos quatro modos de condução: Zero Emission Vehicle, 4WD, Sport, Auto.

Vantagens da adição eléctrica e capacidade de reboque

É possível circular em tracção eléctrica pura até cerca de 60 km/h e durante 4 km.
Mesmo com as baterias descarregadas e independentemente do modo seleccionado, a função 4 rodas motrizes encontra-se sempre disponível graças aos 8 kW de potência contínua que o alternador motor de arranque podem fornecer em caso de necessidade. Esta energia complementar é suficiente para manter a motricidade nas situações prioritárias, ou seja, no arranque ou a baixa velocidade.
Por outro lado, graças ao incremento de força e capacidade de tracção, o 508 RXH é capaz de puxar um reboque com travões que pode ir até 1.100 kg com transferência de carga (800 kg sem transferência de carga. São propostos vários ganchos de reboque, entre os quais as versões ‘Rótula Desmontável Sem Ferramentas’, que preservam a estética do veículo graças a um engenhoso sistema de montagem/desmontagem do gancho sem necessidade de ferramentas.

Presença exterior


Com vias alargadas em 40 mm e uma altura aumentada em 50 mm, a utilização de jantes em aço forjado de 18” ARCHIPEL (de série a partir de Julho 2012), inéditas neste nível de gama, permitiu aos estilistas esculpirem rodas muito finas, com um diâmetro interior aumentado em 10 mm por comparação com as jantes tradicionais, daqui resultando uma silhueta dinâmica e elegantemente elevada.
Extensões de carroçaria de cor cinzenta, discretamente acetinada, contornam a parte baixa da carroçaria. Partindo da zona inferior do pára-choques da frente, esta linha prolonga-se pelas cavas das rodas e pela zona baixa da carroçaria, terminando no pára-choques traseiro.
Acompanhando uma silhueta mais larga e mais elevada, a grelha é maior, nomeadamente na sua parte inferior. Esta nova “boca” exacerba o seu aspecto flutuante e, para atingir este resultado, os estilistas apoiaram-se em referências aeronáuticas, inspirando-se em formas dos aviões. Deste modo, o ar parece bem canalizado em torno da grelha, que se destaca distintamente do capot dianteiro.

Distintivo pelas suas linhas, é o primeiro Peugeot que utiliza o tema emblemático da “garra” na frente do automóvel. Os faróis diurnos de LED desenham 3 garras, imediatamente reconhecíveis, tanto de dia como de noite, sublinhando o olhar felino dos faróis.
Esta assinatura exclusiva e dinâmica pode ser completada pela iluminação laranja dos 7 díodos electroluminescentes do canhão de LED que, neste caso, assegura de forma original a função avisador de mudança de direcção.
A enquadrar o gigantesco tejadilho panorâmico em vidro, na continuidade do pára-brisas, as barras de tejadilho em alumínio praticamente fundem-se com a carroçaria. Já a traseira recorre ao tema de uma “espiral”, com uma banda vermelha que se ilumina quando os faróis são activados.

Imagem interior

Requintado e tecnológico, o habitáculo do Peugeot 508 RXH apoia-se nos temas de qualidade, pureza e elegância evocados pelo design exterior.
Esta pureza surge no desenho e na integração do selector dos modos de condução HYbrid4 e da alavanca de velocidades. A meio caminho entre a alavanca tradicional e o rato de computador, a alavanca de velocidades integra-se perfeitamente no universo puro e tecnológico.
 A retroiluminação branca está generalizada no interior do 508 RXH (painel de instrumentos, mostradores e diferentes zonas de iluminação interior), com revestimentos que inspiram requinte sem ostentação.
O alumínio maquinado com vernizes esbatidos é utilizado pela primeira vez no painel de bordo.
Para um efeito espectacular, mas também para recordar a electricidade ligada à tecnologia HYbrid4, este ambiente pode integrar um esbatido de cobre.
Este tema, também inédito, é subtilmente declinado no interior do automóvel através de pespontos disponíveis no mesmo tom. No exterior, a tonalidade cobre é proporcionada pela coloração Castanho Calern, uma cor exclusiva do 508 RXH.
A escolha de um couro/alcântara de cor clara com uma inovadora malha gravada a laser, de modo a compor um revestimento em dois tons, sublinha a imagem de requinte. Em função do gosto pessoal, o cliente pode optar entre um couro Nappa e um revestimento meio couro, disponível em várias cores.

Preços

A estrutura de preços é muito simples e apoiada apenas em dois níveis de equipamento:

Capacidades

O 508 RXH oferece 34 litros de espaços para arrumação de objectos. Dispõe de grandes bolsas rígidas nas portas dianteiras (cada uma com uma capacidade de 4 l e capazes de receber uma garrafa de água de 1,5 l), de painéis de porta traseiros (que podem receber uma garrafa de 0,5 l), de um porta-luvas (capacidade de 9 l) de um espaço sob o apoio central de braço (2 l), de um espaço de 12 l sob o piso da bagageira, além de vários outros espaços mais pequenos (zona sob o volante, etc…).
O compartimento de bagagens foi cuidadosamente planeado e equipado. O piso da bagageira dispõe de calhas em alumínio e 4 sólidos ganchos cromados, enquanto uma protecção do limiar de carga, no mesmo material, sublinha o seu aspecto robusto e “aventureiro”.

A capacidade da bagageira, abaixo da chapeleira, é de 423 litros em água (ou 400 dm3 segundo a norma VDA 210). A sua forma rectangular, a possibilidade de dispor de uma porta motorizada e os espaços preparados sob o piso (14 litros) tornam-na facilmente explorável. A bagageira pode ainda ser compartimentada graças a barras vendidas como acessórios, as quais se fixam nas calhas de alumínio que equipam o piso.
O volume de carga pode ser aumentado até 1.439 litros com o simples do rebatimento do banco traseiro assimétrico.

Estratégia da marca

Após o 3008 HYbrid4, o 508 RXH corporiza a estratégia da Peugeot no alargamento da HYbrid4 a vários modelos seus.Uma estratégia que ganha ainda mais razão, ao transformar as suas vantagens ecológicas num bónus económico para os clientes. Além do reduzido nível de consumo e do custo de utilização, o 508 RXH beneficia da importante redução de 50% no ISV, graças ao excelente patamar conseguido nas emissões de CO2.
Segue-se um resumo das suas características técnicas:

Sem comentários