APRESENTAÇÃO: Chevrolet Aveo 1.2 Bi-Fuel

A nova lei do GPL, prestes a entrar em vigor em Portugal, tem feito crescer o interesse sobre modelos que também utilizam este tipo de combustível e que, no geral, representam uma poupança de mais de 30 por cento face à gasolina. Recorde-se que esta lei inclui a possibilidade de estacionamento em locais fechados abaixo do nível do solo e a abolição do dístico identificativo exterior de grandes dimensões, conforme explicamos NESTE TEXTO. O novo Aveo Bi-Fuel, disponível nas variantes de 4 e 5 portas, é, assim, mais uma proposta a ter em conta, até porque mantém todas as características de design, qualidade, equipamento, segurança e garantia do construtor. O preço desta versão Bi-Fuel é de 14240 euros, cerca de 2000 mil euros a mais do que a correspondente equipada somente com motor a gasolina e um pouco menos do que a variante a gasóleo 1.3 de 75 cv.

-->

Marca pioneira na introdução do GPL em larga escala no mercado português, a Chevrolet introduz mais uma versão bi-fuel numa gama que conta já com o pequeno Spark (saber mais sobre este modelo), comercializado com os motores 1.0 e 1.2 litros, a gasolina e GPL.
Cabe a estas versões Bi-Fuel do Spark uma fatia de mais de 60 por cento das vendas, número que expressa a crescente apetência por esta solução.
Quanto ao Aveo Bi-Fuel, o motor a gasolina de 1229 cc conserva uma potência de 86 cv e dispõe de caixa manual de 5 velocidades. Os consumos estimados são de 5.5 litros e de 7,4 litros, de gasolina e GPL respectivamente. Na mesma ordem, as emissões anunciadas são de 129 g/km e 119 g/km.

Vantagens económicas sem afectar a segurança, os períodos de manutenção e a garantia do fabricante

Os sistemas GPL, integrados de série nos seus modelos, são dos tecnologicamente mais avançados existentes na indústria, cumprindo os mais exigentes requisitos de segurança. Na verdade, estes sistemas GPL oferecem padrões de segurança tão ou mais elevados que os dos combustíveis tradicionais.
Outra vantagem dos sistemas Bi-Fuel é o aumento significativo da autonomia do automóvel, podendo circular-se com um ou outro combustível (GPL ou gasolina), consoante o que for mais conveniente. A alternância entre os dois combustíveis é comandada por uma tecla posicionada no painel de instrumentos, sendo essa mudança praticamente imperceptível.
A redução de custos de utilização estimada é da ordem dos 30 a 40 por cento, considerando o actual custo do litro de GPL, cerca de 0,80 €/litro. Valores muito significativos não apenas para condutores particulares como para clientes empresariais, sendo que, os últimos, podem ainda beneficiar de vantagens fiscais similares às que obtêm com veículos a gasóleo.
Não menos importante é também a vantagem ambiental, por via das emissões mais reduzidas da alimentação a GPL.
Tal como todos os modelos Chevrolet, as versões Bi-Fuel estão abrangidas de origem por uma garantia de fabricante de três anos (ou 100.000 km), possuindo intervalos de manutenção iguais aos das versões mono-fuel a gasolina.

Sem comentários