Caramulo Motorfestival é já dia 6 de Setembro!

O evento acontece de 6 a 8 de Setembro de 2013 e irá juntar em Portugal uma grande diversidade de veículos históricos e clássicos, de competição e não só. Ao longo dos 3 dias será possível apreciar automóveis de corrida, clássicos, Super Desportivos e Fórmulas, entre outros, mas também motos clássicas e de competição, bicicletas antigas, veículos todo-o-terreno e militares e até um avião acrobata. Numa imensa variedade que inclui também acções lúdicas como exposições, a Feira de Automobília, concentrações diversas e parque infantis, o Caramulo Motorfestival assume-se como um evento orientado não só para os verdadeiros aficionados dos automóveis e motociclos, mas também para todo o público em geral. Em especial para as famílias que, assim, podem desfrutar de um fim-se-semana inesquecível na Serra do Caramulo.

O Caramulo Motorfestival é, cada vez mais, um evento internacional que combina provas competitivas com um conjunto de acções lúdicas e turísticas, como sejam a Rampa do Caramulo (Campeonato de Portugal de Montanha), a Rampa Histórica do Caramulo, o Rally Histórico Luso-Caramulo, o Passeio Histórico Viseu-Caramulo, a colecção de Automóveis, Motociclos, Velocípedes e Miniaturas do Museu do Caramulo, a Feira de Automobília do Caramulo, Concentrações de automóveis e motociclos clássicos no Caramulo (Clubes), actividades lúdicas Outdoor, parques infantis insufláveis, bares e zonas chill out com música durante todo o evento, entre outras.
Organizado pelo Museu do Caramulo, através de uma equipa própria e com larga experiência na produção de grandes eventos automobilísticos, como sejam o Raid Figueira da Foz-Lisboa, o Salão Motorclássico, o Estoril Experience Day ou o Espírito do Caramulo, nesta que é a sua 8ª edição, o Caramulo Motorfestival promete ainda mais emoção a todos os visitantes. As principais novidades deste ano são o Trial de Motos em Demonstração, o Passeio de Ferraris e a Prova em Regularidade na Rampa do Caramulo que, juntamente com a prova de Velocidade, integrará o Motorfestival.

Bicicletas, Vespas, Automobilia e, claro, o Museu

Mas nem só de automóveis vive esta festa. As bicicletas antigas também irão desfilar pela Serra do Caramulo até ao Museu, onde ficarão expostas para que todos os visitantes as possam apreciar.
A concentração Vespa Caramulo regressa a esta edição do Motorfestival, desfilando na Rampa do Caramulo e juntando-se à Grande Parada, onde todos os participantes e automóveis da rampa, clubes, ralis, passeios e concentrações alinham.
Na sequência do enorme sucesso que se registou nas últimas edições, a Feira de Automobília regressa e irá realizar-se no Pavilhão Multiusos do Caramulo, ao lado do Museu do Caramulo. Aqui os visitantes podem comprar, trocar ou vender todo o tipo de peças de automobília, designadamente peças de automóveis, miniaturas, posters antigos, etc.
As colecções permanentes do Museu do Caramulo são, a seguir à Rampa do Caramulo, o segundo maior atractivo do Caramulo Motorfestival, assumindo-se como o complemento ideal para um programa de eventos ligado a automóveis clássicos e desportivos.
O museu apresenta ainda aos seus visitantes a maior colecção de automóveis, motociclos e velocípedes em exposição em Portugal, cobrindo 150 anos de história e da engenharia.
No museu podem ainda ser visitadas a colecção de arte, com mais de 500 peças que vão da era Romana até Picasso, assim como uma exposição de miniaturas e brinquedos antigos com mais de 3.000 peças, cobrindo várias épocas de brinquedos.

Ferrari 225 de Vasco Sameiro regressa a Portugal

Mas a grande estrela desta 8.ª edição promete ser o raríssimo Ferrari 225 Sport Spider Vignale de 1952.
Este Ferrari 225S foi conduzido pelo lendário piloto Vasco Sameiro durante a época de 1952, onde brilhou nos Circuitos da Boavista, Vila Real e Vila do Conde. A última vez que este automóvel pisou solo Português foi em 1954, quando competiu no II Grande Prémio de Portugal em Monsanto, tripulado então pelo piloto Brasileiro Sérgio Bernardes.
Depois de ter passado boa parte da sua vida no Brasil e de ter regressado à Europa na década de 70, este 225S chassis #0198ET é actualmente propriedade do australiano Marc Newson, um dos mais importantes nomes do Design contemporâneo, e considerado como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo pela revista Time, em 2005.
O Ferrari foi objecto de um cuidado restauro pelas mãos do reputado Philippe Rochat e recuperou a cor amarela e a decoração originais - como o trevo de quatro folhas por cima de um triângulo branco - com que Vasco Sameiro correu em 1952, ano em que este 225S veio novo para o nosso País.
O mítico Ferrari regressa agora a Portugal para uma derradeira participação em solo nacional, no Caramulo Motorfestival, praticamente 60 anos depois da sua última prestação no nosso país. Esta presença permitirá não só reviver uma época gloriosa do Automobilismo Nacional mas também dará oportunidade a todos de verem na estrada uma autêntica "obra de arte sobre rodas", avaliada em mais de um milhão de euros.

-->

Sem comentários