APRESENTAÇÃO: Peugeot 308 SW (MY 2014)

Uma versão bastante mais actualizada deste texto, incluindo detalhes de motores, características de equipamento e preços, encontra-se AQUI

Versão mais familiar do novo Peugeot 308. Tal como o “5 portas”, também esta carrinha distinta e espaçosa foi totalmente repensada. A única característica que mantém da antecessora é o nome. Com um volume de 610 dm3, a sua bagageira posiciona-se ao nível das melhores do segmento. Tem ainda a modularidade facilitada pela simplicidade de rebatimento dos bancos com um simples movimento a partir da bagageira, proporcionando uma superfície inferior inteiramente plana. Uma versão BlueHDi, com consumo médio homologado de 3,3 litros, emite apenas 85g de CO2 por km e constitui nova referência da classe. Estreia mundial na edição 2014 do Salão de Genebra, comercializada a partir de Junho desse ano.

Uma carrinha dinâmica com uma aparência forte, distinta e desportiva. As suas dimensões generosas (comprimento de 4,58 m, 33 cm a mais do que o “5 portas” por uma altura de 1,47m) permitem-lhe o volume, habitabilidade, modularidade e comodidade desejáveis num veículo com estas características.
O volume da bagageira da nova Peugeot 308 SW é de 610 dm3 VDA 210 (660 em litros de água) e formas simples criam um espaço prático e desimpedido.
A sua modularidade é complementada pelo rebatimento simplificado dos bancos apenas com um simples gesto a partir da bagageira. Além de uma superfície inferior perfeitamente plana, os acabamentos interiores são dignos de um segmento superior.
Partilhando muito do interior e da posição de condução da versão de 5 portas (ver AQUI o ensaio com os motores 1.6 HDi 92 e 1.6 e-HDi 115), o inovador PEUGEOT i-Cockpit proporciona ao seu condutor e passageiros um ambiente e sensações inéditos: um volante de dimensões reduzidas, um painel de instrumentos elevado para ler as informações sem tirar os olhos da estrada e uma consola central onde desponta um grande ecrã táctil de 9,7’’.
Neste ecrã concentram-se os comandos de vários equipamentos: climatização, ajudas à condução, multimédia, navegação, telefonia, PEUGEOT Connect Apps e parâmetros do veículo. Os sete botões de acesso directo às funções tornam a manipulação do ecrã evidente. Resulta daqui um painel de bordo com apenas alguns botões.

Estrutura e motores

Tal como a berlina, a nova Peugeot 308 SW beneficia da nova plataforma modular EMP2, condição de maior leveza e de uma eficácia dinâmica. No global consegue ser 140 kg mais leve que o seu antecessor.
É graças a esta nova plataforma que ficam asseguradas as novas e melhoradas qualidades dinâmicas, bem como para a segurança e o conforto, ao permitir a aplicação de vários sistemas de ajuda à condução.
Disponíveis desde o lançamento, as motorizações Euro 6 a gasolina e Diesel garantem desempenhos notáveis. Uma versão BlueHDi, que emite apenas 85g de CO2 por km, posiciona-o como a nova referência do segmento.
Com este novo modelo deverá surgir o prometido e inédito motor de 3 cilindros a gasolina turbo (1.2 e-THP) e novas versões BlueHDi, além de caixas automáticas de 6 velocidades de nova geração. 
Os restantes motores deverão ser comuns ao “5 portas” (mais detalhes no TEXTO DE APRESENTAÇÃO do modelo disponível AQUI).

-->

Sem comentários