Este será o futuro táxi de Londres (Nissan NV-200)

Depois de aprovada a sua proposta para o novo Táxi de Nova Iorque (ler AQUI a notícia), a Nissan marca japonesa revelou a sua proposta para a capital inglesa. Desenhado em Londres, para Londres, no Centro Europeu de Design da Nissan, a versão de produção será lançada em Dezembro de 2014, estando prevista uma versão inteiramente eléctrica, de emissões zero, para 2015. Discutível em termos de linhas, e por isso polémico uma vez que se trata de um modelo que marca a paisagem característica daquela cidade, este modelo faz parte do programa global de táxis da Nissan, o qual inclui Nova Iorque, Barcelona e Tóquio. O design da versão de Londres é específico, reflectindo a herança dos típicos táxis pretos londrinos.


Este novo Táxi da Nissan foi concebido para o tornar imediatamente reconhecível como um dos icónicos táxis pretos da capital britânica.
Desenvolvido para Londres e em Londres, pelo Centro Europeu de Design da Nissan (NDE - Nissan Design Europe), em Paddington, o mesmo centro responsável pela concepção do Qashqai e do Juke, ele é baseado na bem-sucedida plataforma polivalente do NV200.
O novo táxi será lançado em Dezembro de 2014 com um motor moderno motor de 1,6 litros a gasolina equipado com uma caixa de velocidades automática. Em comparação com os actuais táxis a diesel de Londres, este motor a gasolina consegue ser “mais limpo”, com níveis mais baixos de emissões de NOx e de partículas.
Mas já em 2015 um táxi 100 por cento eléctrico - o e-NV200 – irá chegar às ruas de Londres. Alguns anos antes de 2020, o ano-objectivo do Presidente da Câmara de Londres para o desenvolvimento de um táxi de emissões zero.
Entre as alterações específicas na Nissan NV 200 adaptada para se tornar no táxi de Londres incluem-se:
- Faróis redondos e uma grelha remodelada que espelha a imagem tradicional do táxi preto
- Iluminação LED de forma a melhorar a visibilidade do tradicional sinal de táxi
- Painéis do pára-choques dianteiro completamente novos
A Nissan já tem um valioso historial no sector dos táxis em Londres. O seu motor a diesel TD27 de 2,7 litros equipou os táxis pretos FX4 “Fairway” e TX1 durante os anos 80 e 90 e angariou uma boa reputação quanto a fiabilidade e durabilidade. Ao desenvolver o Táxi para Londres NV200, a Nissan assegurou que o mesmo cumpre os rigorosos regulamentos da TfL que regem os Hackney Carriages, incluindo o exigido raio de viragem de apenas 25 pés (7,6 metros).

-->

Sem comentários