APRESENTAÇÃO: Mercedes-Benz classe S Coupé

Com uma estética própria, equipamentos exclusivos e um refinado toque desportivo, o novo S Coupé de duas portas propõe, na lista de equipamento opcional, o controlo de suspensão MAGIC BODY CONTROL com função de inclinação em curva (“curve tilting function”). Entre outras inovações de que dispõe estão os sistemas de projecção de informação no pára-brisas (“head-up display”) e de escolha e accionamento de funções por toque (“touch pad”). Como opção podem ainda ser escolhidas impressionantes ópticas dianteiras dotadas, cada uma, de 47 cristais Swarovski, cuja presença reforça a exclusividade e o impacto estético do novo modelo. Com estreia mundial agendada para o próximo Salão de Genebra (6 a 16 de Março de 2014), as entregas a clientes começarão a partir da segunda metade de 2014.

Com arquitectura exclusiva de duas portas possui motor V8 biturbo de 4663 cc. O S 500 Coupé apresenta uma potência nominal de 455 cv (335 kW), disponibilizando um binário máximo de 700 Nm. A sensação desportiva é amplamente garantida pela expressiva sonoridade do sistema de escape.
O sistema MAGIC BODY CONTROL, a primeira "suspensão capaz de ver", fez a sua estreia mundial no Classe S. Com a adição da função de compensação da inclinação em curva, o carro “inclina-se” nas curvas de uma maneira comparável à de um motociclista. Assim, a aceleração lateral que incide sobre os ocupantes é fortemente reduzida de uma forma semelhante a quando se descreve uma curva acentuada. A nova função de compensação da inclinação em curva é particularmente notória em estradas secundárias, incrementando o prazer de condução e o conforto.
Vejamos então com mais pormenor algumas características do novo S Coupé da Mercedes-Benz, versão final do protótipo que foi AQUI apresentado.

Exterior fluido e proporcional

Com uma distância entre eixos de 2945 mm, o Coupé tem 5027 mm de comprimento, 1899 mm de largura e 1411 mm de altura.
O perfil fluído caracteriza-se por uma linha traseira descendente distintiva da Mercedes-Benz, pelo capot comprido com linhas pronunciadas e relevos acentuados e por uma zona do habitáculo rebaixada com linha de cintura elevada. Os guarda-lamas acentuados, as rodas de grandes dimensões (de 18 a 20 polegadas) e o efeito visual criado pela secção traseira, reforçam-lhe o requinte.
Em combinação com o Sistema de Luzes Inteligentes, de série, estão disponíveis, como opção, as exclusivas ópticas dianteiras com nada menos de 47 cristais Swarovski. Estas ópticas são formadas por 17 cristais angulares nas luzes diurnas, e por 30 cristais redondos para os indicadores de mudança de direcção.
A deslocação do ponto de fixação da matrícula para a zona mais baixa do pára-choques permitiu um acabamento mais elegante da tampa da bagageira mas também a colocação da estrela de três pontas numa melhor posição. É que ela pode girar para o exterior de forma a alojar a câmara de 360º opcional.
Com LEDs dispostos em duas filas horizontais nas ópticas traseiras, uma parte destas ópticas situa-se nas laterais e a outra parte está alojada na tampa da bagageira. O pára-choques traseiro dividido em duas partes e o difusor aerodinâmico, pintado em preto brilhante, estão em sintonia com os padrões exigidos tanto pela aerodinâmica como pelo design. Abaixo do difusor, tal como no pára-choques dianteiro, está uma asa horizontal em prateado. As elegantes saídas de escape encontram-se integradas no difusor.
O Classe S Coupé apresenta ainda um tecto panorâmico que ocupa mais de dois terços do total do tejadilho do veículo e tem uma área de cerca de 1,32 m2. Com o toque de um botão, o sistema MAGIC SKY CONTROL permite alterar a transparência do tecto entre o ambiente luminoso e a atmosfera mais escura. Quando na versão luminosa, o tecto é quase totalmente transparente e proporciona uma sensação de ar livre, mesmo nos dias mais frios. Na versão mais escura, a proporção de luminosidade que penetra no habitáculo é reduzida para menos de 1%, reduzindo, dessa forma, a entrada de calor no veículo. Além disso, uma cortina móvel permite proteger todo o interior da entrada de luz ou de calor.

Interior moderno e luxuoso como convém

O tablier do Classe S Coupé encontra-se dividido numa secção superior de desenho envolvente que se estende às portas e numa secção inferior esculpida de forma a parecer suspensa.
Esta arquitectura foi possível graças à deslocação do airbag para um local totalmente diferente. A inovação permite também que o generoso ecrã TFT duplo esteja agora alojado numa posição em que parece “pairar” sobre esta superfície guarnecida. Em baixo do ecrã, a consola central de desenho desportivo e em posição elevada, alonga-se até à traseira do habitáculo. Tanto as tampas dos compartimentos como os apoios de braço são revestidos a pele.
O novo volante desportivo, com braços galvanizados que parecem emergir da coluna de direcção, criam uma forte sensação de profundidade no volante.
À utilização de materiais nobres e às superfícies suaves com elegantes combinações de tom juntam-se saídas da ventilação, os botões, os extensores dos cintos de segurança e os revestimentos elaborados num material galvanizado com a designação "Silver Shadow".
À frente do apoio de braço, encontra-se o teclado sensível ao toque (touchpad), disponível em opção. Tal como num smartphone, o teclado sensível ao toque permite operar todas as funções principais utilizando apenas os dedos. O teclado também permite introduzir manualmente letras, números e caracteres especiais em qualquer uma das línguas reconhecidas pelo sistema. Diversos comandos, como, por exemplo, o sistema multimédia, estão agrupados em teclas num semicírculo em frente do elemento de comando central.
Os bancos dianteiros e traseiros apresentam um desenho desportivo, embora os dois bancos traseiros tenham sido concebidos como bancos individuais. O Pack Exclusive inclui bancos em pele designo Exclusive, com um padrão de costuras em forma de diamante nas costas e nos assentos. Os cintos de segurança dos bancos dianteiros estão integrados no painel lateral traseiro, sem interferir na linha de cintura quando as janelas estão abertas; os extensores dos cintos de segurança facilitam o acesso aos cintos por parte dos ocupantes dos bancos dianteiros.
Novas cores interiores, como vermelho Bengal, castanho Saddle e porcelana, proporcionam a personalização do habitáculo. A luz ambiente de série, com diversas tonalidades, proporciona a correspondente sensação de bem-estar. O cliente pode optar entre sete ambientes de luz diferentes.

Menos distracção com a projecção de informação no pára-brisas

O sistema de projecção de informação (head-up display), coloca um elevado nível de dados importantes directamente no campo de visão do condutor, apresentando-a no pára-brisas de forma de forma a causar menos distracção face à condução. O sistema fornece informações acerca da velocidade do veículo, limites de velocidade, indicações de navegação e mensagens dos sistemas de assistência à condução.
A base técnica do sistema consiste num dispositivo óptico e num módulo totalmente a cores, com uma resolução de 480 x 240 pixels, que funciona a LEDs de alta capacidade. O sistema projecta a imagem virtual, com cerca de 21 x 7 cm de dimensão, no campo de visão do condutor; ao condutor, a imagem parece que flutua a cerca de dois metros de distância por cima do capot. Um sensor de luz especial, localizado junto da extremidade superior do tecto, ajusta automaticamente a claridade do head-up display em função da luz proveniente do exterior.

Ajudas à condução e à segurança

Tal como no Classe S Limousine (AQUI apresentado na versão S 500 PLUG-IN HYBRID), o novo Coupé está disponível com numerosos sistemas de assistência que tornam a condução ainda mais confortável e segura. Os sistemas integrados no conceito “Mercedes-Benz Inteligent Drive”, entre outros dispositivos, os travões PRE-SAFE® com detecção de peões, DISTRONIC PLUS com Assistência à Direcção e Stop&Go Pilot, BAS PLUS com assistente de cruzamentos, Assistente ativo de Faixa de Rodagem, Sistema adaptativo luzes de máximos, Assistência à condução nocturna. O sistema COLLISION PREVENTION ASSIST PLUS apresenta uma função adicional ao assistente adaptativo de travagem, passando a proporcionar protecção contra colisão a partir de 7 km/h: se o risco de colisão permanecer e não houver resposta do condutor, o sistema é capaz de efectuar uma manobra de travagem autónoma a velocidades até 105 km/h, reduzindo desse modo a gravidade de colisão. O sistema também acciona os travões face a veículos imobilizados, até uma velocidade de 50 km/h, sendo capaz de evitar colisões traseiras até 40 km/h.
Tal como na limousine, o sistema preventivo de protecção de ocupantes PRE-SAFE® foi melhorado e evoluiu para o sistema PRE-SAFE® PLUS. O PRE-SAFE® PLUS é capaz de reconhecer uma colisão traseira iminente e avisar o tráfego precedente accionando as luzes intermitentes. Se o perigo de colisão persistir, o sistema pode também aplicar firmemente o travão de estacionamento assim que o veículo fique imobilizado, minimizando o risco de lesões por efeito de chicote ao reduzir o impulso para frente causado pelo embate na traseira.

Função activa de compensação da inclinação em curva

O sistema MAGIC BODY CONTROL, a primeira suspensão “capaz de ver”, fez a sua estreia mundial no Classe S.
Ao inclinar-se nas curvas de uma maneira comparável à de um motociclista ou de um esquiador, a aceleração lateral que incide sobre os ocupantes é fortemente reduzida.
A nova função de inclinação em curva é particularmente notória em estradas secundárias, incrementando o prazer de condução e o conforto. O objectivo não é atingir velocidades mais elevadas, mas sim proporcionar uma condução e uma dinâmica mais confortável e aprazível.
Disponível em opção para o S 500 Coupé, o sistema de suspensão MAGIC BODY CONTROL inclui ainda as funções ABC - Controlo Activo da Carroçaria (Active Body Control) e Detecção da Superfície da Estrada (ROAD SURFACE SCAN).
No sistema ABC (Controlo Activo da Carroçaria), os amortecedores da suspensão estão dotados de cilindros hidráulicos, de forma a ajustar individualmente a força em cada um. Dependendo da curva descrita, a função de inclinação altera o ponto base de cada amortecedor. Isto permite que o veículo se incline automaticamente e continuamente em fracções de segundo e a ângulos de até 2,5 graus - dependendo do ângulo da estrada e da velocidade do veículo. Este inovador sistema de suspensão utiliza uma câmara estéreo colocada atrás do pára-brisas, que regista a curvatura da estrada até 15 m à frente do veículo, bem como um sensor adicional para medição da aceleração transversal. A função de inclinação em curva pode ser seleccionada como um dos três modos de condução disponíveis no comando do sistema ABC, e mantém-se activa numa gama de velocidades compreendida entre 30 e 180 km/h.
-->

Sem comentários