APRESENTAÇÃO: Renault Talisman (MY 2016)

- O sucessor do Renault Laguna é um modelo global baseado na versão asiática produzido na China e na Coreia.

- Revisto e melhorado nos detalhes de conforto e classe para concorrer com VW Passat, Ford Mondeo, Opel Insignia ou Mazda 6

- Gama de motores Euro6, incluindo versão bi-turbo do 1.6 dCi com 160 cv estreada no Espace

- Produzido na China tem data prevista de comercialização Novembro de 2015



O novo familiar francês com características mais executivas vai designar-se Talisman e foi concebido para ser comercializado em diversos mercados mundiais.

O sucessor do Laguna tem na China o mesmo nome mas, no mercado coreano, o Renault/Samsung recebe a designação SM5, Daqui sairão unidades para o mercado sul-americano e está também previsto que a unidade fabril coreana possa produzir um representante da Mitsubishi para o segmento D.

Revisto e melhorado nos detalhes de conforto e classe, para concorrer com modelos como o VW Passat, Ford Mondeo, Opel Insignia ou Mazda 6, é produzido na Europa na unidade fabril da Renault de Douai, região de Calais, juntamente com o novo Espace.

Tem carroçaria de 4 portas em vez das 5 do Laguna e uma enorme mala com 608 litros de capacidade. A carrinha familiar é designada Sports Tourer em Portugal (ver apresentação).

No que toca a motores vai dispor de uma gama bastante ampla e adaptada aos mercados onde será comercializado.

Para a Europa a maior aposta é feita com as versões diesel que dispensam o ADBlue.

Assume particular relevância a unidade dCi Twin Turbo com 160 cv utilizada no Renault Espace actual. Mas a oferta a gasóleo contempla motores com 110 cv e 130 cv que podem ser associados a caixas manuais de 6 velocidades ou a automática com igual número de relações (EDC6). O 1.6 dCi com 160 cv contará apenas com uma transmissão automática de 6 velocidades (EDC6).

O consumo anunciado para o 1.6 dCi 110 cv é de 3,6 l/100 km

A gasolina a oferta compreende os novos blocos Energy TCe de 150 cv e de 200 cv, ambos equipados com a caixa EDC7.

Uma estreia, a tecnologia de amortecimento pilotado Multi-Sense permite actuar sobre os parâmetros do motor e da suspensão, dispondo de 5 modos de funcionamento: Eco, Neutro, Sport, Perso e Confort.

O sistema de quatro rodas direccionais (4Control) utilizado pelo Laguna vai estar também presente no Renault Talisman em conjunto com o controlo eletrónico da capacidade de amortecimento.

Existirá ainda uma versão com tracção integral.


Os faróis Full LED conferem uma inédita assinatura luminosa e a gama de jantes vai das 16 e as 19 polegadas.

Renault Talisman com interior semelhante ao do novo Espace


O grande rival interno do Renault Talisman pode, afinal, ser o igualmente novo Renault Espace, dada as novas preferências europeias por modelos do tipo SUV ou crossover.

Baseado na plataforma CMF do novo Espace, o Renault Talisman tem 4,85 metros de comprimento por 1,87 metro de largura e 1,46 metro de altura. Uma distância entre eixos de 2,81 m de distância entre-eixos assegura-lhe bastante espaço interior e uma bagageira com 608 litros de capacidade.

Os assentos dianteiros foram fabricados como uma caixa rígida para ganhar peso e espaço para as pernas dos passageiros traseiros. Os bancos dianteiros podem dispor de aquecimento, ventilação e até 10 funções de massagem.

Além das características de classe, conforto e habitabilidade, Talisman e Espace vão partilhar muito equipamento como a instrumentação digital e a versão mais avançada da tecnologia de info-entretenimento R-Link2.

Incluindo o volumoso ecrã táctil de 8,7 "colocado na posição vertical ou de 7” na horizontal, a partir do qual é possível comandar diversas funções do veículo e o sistema de som de alta-fidelidade da Bose.

Entre as ajudas à condução e sistemas de segurança pode contar com alertas para a saída da faixa de rodagem e de objectos no ângulo morto, aviso de distância de segurança, travagem activa de emergência, cruise control adaptativo, câmara de marcha-atrás, sistema automática dos faróis e parqueamento automático.

Consoante os mercados existirão cinco níveis de equipamento: Life, Zen, Business, Intens e Initiale Paris. Este último com detalhes diferenciadores e benefícios exclusivos para os proprietários.

O nome Talisman é usado há muito pela Renault no mercado asiático e o construtor afirma que a designação "evoca as noções de protecção e de poder", além de ser "uma palavra fácil de pronunciar e de entender em todo o mundo", assumindo desta forma a sua vocação de carro mundial.

PUB

Sem comentários