APRESENTAÇÃO: Volvo V40 (MY 2013)

A habitual noção de segurança presente em cada um dos modelos da marca escandinava aliado ao igualmente tradicional luxo nórdico que habita o interior de cada Volvo. Na nova V40 pressente-se ainda um invejável carácter capaz de proporcionar uma surpreendente dinâmica de condução, que só motores económicos mas com grande performance são capazes de assegurar.
Com 3 motorizações na altura do seu lançamento em Portugal - os eficientes motores diesel D2 e D4 e o motor turbo a gasolina T4 - as primeiras unidades chegarão ao nosso País entre Julho e Agosto. Mas já está disponível para encomendas, com um preço de entrada de 28.150€. Os primeiros 100 compradores terão direito a uma inesquecível experiência ao volante da nova V40 no Autódromo do Estoril para que possam tirar o melhor partido da sua dinâmica de condução. Traz ainda, como grande novidade, um airbag para peões!
Não regateia desafios e é o próprio construtor quem anuncia o intuito de enfrentar a concorrência alemã na classe "Hatchback Premium". Numa nova carrinha compacta e elegante, com tudo o que encontra em qualquer Volvo de maiores dimensões - segurança, design escandinavo, conforto, ergonomia e dinâmica de condução – há ainda espaço para uma mão cheia de inovações.
Totalmente centrado no consumidor e concebido a pensar em quem o irá conduzir e à altura das suas expectativas, foram tomados em consideração um conjunto de comentários e sugestões de milhares de consumidores, recolhidos em todo o mundo.

Traço dinâmico

Com um design marcante e original, existe uma aura de qualidade premium na atenção dedicada aos detalhes.
Exteriormente, a forte imagem de marca é marcada pelo conjunto óptico e pela grelha. As linhas vincadas do capot contrastam com um pára-choques fluído e moderno, dotado de iluminação diurna em led.
A dianteira mais arredondada e os faróis colocados à face destinam-se a diminuir as lesões para os peões, enquanto o capot dispõe de zonas de deformação que servem para absorver as energias de um impacto e atenuar as consequências daí resultantes. Em caso de embate é accionado ainda um airbag para peões (ver mais abaixo).
A traseira é bastante envolvente, disfarçando o acréscimo típico das carrinhas e integrando-se harmoniosamente no resto do conjunto. Acaba com isso por sacrificar a capacidade da mala, que não deverá chegar sequer aos 400 litros.
A zona traseira eleva-se ao nível da parte inferior do pára-choques, para reforçar o dinamismo das linhas e revelar, em cada extremidade, as ponteiras cromadas de saída de escape.



Acima de tudo isto, o tejadilho panorâmico fornece ao habitáculo a iluminação e o bem estar necessários a uma condução tranquila.
Interiormente, seguindo o traço típico que caracteriza os restantes modelos da marca sueca, o novo painel de instrumentos é integralmente gráfico e apresenta um layout personalizado capaz de o tornar mais intuitivo e informativo.
Significa isto que ele pode ser personalizado em três modos distintos, dispondo e revelando ao condutor as informações da forma que ele mais desejar: Elegance, Eco e Performance. (ver video)
Apesar da silhueta inconfundível do painel de bordo manter-se, sobretudo ao nível da sua parte central, os contornos aligeirados e os pormenores de design destinaram-se a conservar a nobreza típica da marca e simultaneamente modernizarem um conceito que já prima pela sua funcionalidade.

Dos motores à segurança

Toda esta abordagem nova completa-se com uma estrutura que prima por uma ágil dinâmica de condução.
A gama de motores anunciada estende-se do ecológico D2 com emissões de CO2 de apenas 94 g / km ao motor turbo a gasolina T5 com 254 cv e aceleração de 0 a 100 km / h em 6,7 segundos.
Além de todos os motores estarem equipados com sistema auto/stop e dispositivo de recuperação de energia, passa a estar disponível o sistema automático de estacionamento.
Para executar a manobra, passa a ser necessário controlar apenas a caixa de velocidades e acelerar ou travar quando é pedido pelo sistema. O dispositivo encarrega-se, de modo automático, de realizar as manobras necessárias de direcção.
Como é da praxe, a aposta maior é na área da segurança, disponibilizando o “City Safety” (até 50Kms/h), que é de série, ou o equipamento de detecção de peões, este como um opcional.
Sempre na vanguarda em matéria de segurança, a marca sueca volta a inovar ao apresentar o primeiro airbag para... peões! Esta novidade mundial visa reduzir e/ou evitar as lesões em atropelamentos em tráfego urbano.
Por isso, a Volvo anuncia a V40 como o mais inteligente e seguro modelo Volvo na história da marca, esperando vir a vender 90.000 unidades por ano.
A produção arranca em Maio, na Bélgica, com as primeiras unidades a chegarem a Portugal durante o Verão.
A seguir, em inglês, estão as características de todas as motorizações escolhidas para a nova gama, ainda que, naturalmente, nem todas se destinem a Portugal. Consoante o mercado algumas destas especificações podem sofrer ligeiras alterações:



Procura automóvel novo, usado ou acessórios? Quer saber mais sobre este ou sobre outro veículo?

Sem comentários