APRESENTAÇÃO: Mitsubishi Outlander (MY 2013). Versão híbrida “PHEV”

Com dimensões semelhantes ao modelo actual, a nova geração Outlander estará disponível com duas ou quatro rodas motrizes e motorizações: 2.0 MIVEC, a gasolina, e o 2.2 MIVEC Clean Diesel. Estará ainda disponível uma nova caixa automática de 6 velocidades. Já a versão Outlander PHEV recorre a um sistema Plug-In Hibrido Eléctrico, sendo o primeiro SUV a recorrer à tecnologia plug-in Híbrida. Proporciona por isso o melhor de 3 mundos: a performance ambiental de um veículo eléctrico (VE), a autonomia de um veículo com motor de combustão interna (ICE) e a performance em todas as estradas e trilhos de um SUV. A comercialização do Outlander iniciou-se em Julho no mercado Russo e, progressivamente, será lançado nos outros países europeus a partir do final de 2012. A do Outlander PHEV arranca no início de 2013 no Japão.

Além de desvendar uma nova identidade global da marca japonesa, o novo Outlander reclama como característica sua uma qualidade sem compromissos. E isso evidencia-se num interior cujos materiais e acabamentos de alta qualidade (superfícies almofadadas, acabamentos suaves, pormenores cromados e aplicações em preto polido) acentuam o painel de instrumentos que, na melhor tradição Mitsubishi, dá prioridade à concentração do condutor e à ergonomia.
O pacote tecnológico inclui também um sistema para promover a “condução sustentável”, que notifica o condutor quando atinge o ponto de máxima eficiência. Isto permite ao condutor adaptar o seu estilo de condução para atingir menores consumos de combustível, uma opção disponível consoante a versão e o mercado.
Já o Outlander com sistema “Plug-in” Híbrido, desenvolvido integralmente pela Mitsubishi Motors, é o primeiro SUV que alia a performance ambiental e a suavidade de funcionamento de um veículo eléctrico, com a polivalência e segurança activa de um SUV 4WD ou a autonomia de um veículo convencional.

Consumo médio inferior a 2 l/100 km!

Os valores anunciados comprovam isto mesmo: utilizando a energia eléctrica armazenada nas baterias, o sistema “Plug-in” Hibrido Eléctrico permite consumos combinados inferiores a 1.6 L/100 km2 e uma autonomia superior a 880km. Que, neste último caso, está em linha com o conseguido actualmente por um veículo de motorização convencional.
O Outlander PHEV recorre a dois motores eléctricos (um para cada eixo), um motor a combustão interna a gasolina e um gerador, para além dos inversores necessários à utilização da energia eléctrica armazenada nas baterias. As baterias podem ser carregadas quer através de uma ligação à rede energética, quer pela regeneração de energia ou ainda pelo gerador associado ao motor de combustão interna.
O sistema 4WD efectua-se com os dois motores eléctricos a gerarem tracção no eixo dianteiro e traseiro. Para além de gerarem menores perdas por atrito, o sistema 4WD de Motores Gémeos garante uma melhor resposta e um controlo mais fino que os sistemas mecânicos convencionais. Isto é conseguido sem veios de transmissão ou outros componentes mecânicos comuns nos sistemas tradicionais. O sistema 4WD de Motores Gémeos está integrado com o comprovado S-AWC (Super All Wheel Control), um sistema de controlo dinâmico do veículo capaz de garantir elevados níveis de estabilidade e tracção em todos os tipos de terreno.
Adicionalmente, os motores eléctricos dianteiros e traseiros geram instantaneamente o binário máximo, uma característica inerente aos motores eléctricos, o que permite ao Outlander PHEV acelerações comparáveis a um motor térmico de elevada cilindrada.

Três modos de condução para a máxima eficiência.

Dependendo das condições de condução e da carga de bateria disponível, o Plug-in Híbrido Eléctrico selecciona automaticamente o modo de condução de modo a conseguir uma máxima eficiência energética:
- Modo EV (Eléctrico): Os motores - dianteiro e traseiro - propulsionam o veículo recorrendo unicamente à energia armazenada nas baterias. Sem consumo de combustível, zero emissões de CO2 e silêncio de rolamento.
- Modo Híbrido Série: O motor opera como um gerador, fornecendo energia aos motores eléctricos. Este é o modo escolhido pelo sistema quando o nível de carga de baterias desce abaixo de um nível pré-determinado, ou quando é necessário uma maior performance (tal como aceleração ou subidas acentuadas).
- Modo Híbrido Paralelo: O motor a gasolina fornece a maior parte da energia de tracção, sendo assistido pelos dois motores eléctricos. Este é o modo escolhido pelo sistema a velocidades elevadas, quando o motor de combustão interna funciona no pico da sua eficiência.

Baterias com elevada capacidade

As baterias de Iões de Lítio de elevada capacidade e 12 kWh permitem ao Outlander atingir uma autonomia em modo eléctrico superior a 50 km, suficiente para uma operação totalmente eléctrica na maioria das utilizações diárias.
O condutor pode seleccionar manualmente o modo de “Carga de Bateria”, no qual o motor a gasolina actua como um gerador e carrega as baterias, quer o carro esteja em andamento ou estacionário. O Modo de “Carga de Bateria” dá ao condutor a flexibilidade de poder escolher em qualquer momento, a utilização do motor de ICE como gerador.

Comp. x Larg. x Altura (mm)
4 655x 1 800 x 1 680
Distância Entre Eixos (mm)
2 670
Pneus
225/55R18
Peso  (kg)
1 810
Lotação
5
Tracção
4WD de Motores Gémeos
Motores Eléctricos
Tipo
Síncrono, Magnetos Permanentes
Quantidade
2 (1Frt/1 Trs)
Potência Máxima (Frt/Trs)
60 kW /60 kW
Binário Máximo (Frt/Trs)
137 N.m /195 N.m
Bateria
Tipo
Iões de Lítio
Voltagem
300 V
Capacidade Nominal
12 kWh
Motor Gasolina
Tipo
4-cil; 2.0 MIVEC
Gerador
Capacidade
70 kW
Período Carga
(desde 0%)
200 V AC (15A)
4.5 h (Carga Completa)
Carga Rápida
30 minutos (80% carga)
Autonomia Eléctrica
Superior a 55 km (Modo JC08)
Autonomia Combinada (Objectivo)
Superior a 880 km (Modo JC08)
Eficiência Consumo Combustível (Objectivo)
Superior a 1.6 L/100km (61 km/L) Modo JC08


Procura automóvel novo, usado ou acessórios? Quer saber mais sobre este ou sobre outro veículo?

Sem comentários