APRESENTAÇÃO: Opel Astra (MY 2013)

Novos motores e sistemas de assistência à condução assentes na mais recente tecnologia, um carácter ainda mais dinâmico e uma aparência exterior e interior mais refinada são características do novo Astra. A gama integra um sedan de quatro portas, a variante de cinco portas, a carrinha Sports Tourer e o coupé GTC de três portas, que inclui a versão OPC de elevadas prestações.

A competitividade deste modelo no mercado português foi reforçada.

Por exemplo, as versões Executive baixam de preço, sem abdicar do equipamento de série completo que já ofereciam na gama anterior, enquanto que as versões Cosmo passam a ter mais equipamento de série, nomeadamente o sistema Bluetooth de telefone mãos-livres.

Os preços não sofrem alterações e, assim, a nova série Astra está disponível a partir de 20.750 euros. Confira a seguir as características mais importantes e os preços de todas as versões em Portugal.

O novo Astra Sports Sedan de quatro portas posiciona-se entre a variante de cinco portas e a Sports Tourer, com preços que representam um acréscimo de apenas 500 euros face ao Astra de cinco portas e menos 300 euros que a station-wagon.

A gama oferece à escolha três motores – 1.4 Turbo (140 cv), 1.3 CDTI (95 cv) e 1.7 CDTI ecoFLEX (130 cv) – e dois níveis de equipamento: Enjoy e Cosmo. Da nova gama Sports Sedan faz ainda parte uma opção 1.4 Turbo com caixa automática Active Select.

A nova gama vai ao encontro de um alargadíssimo leque de preferências. Desde o Astra mais eficiente de todos os tempos – o 1.7 CDTI ecoFLEX de 130 cv com emissões de apenas 99 g/km CO2 (3,7 l/100 km) – ao mais potente Astra turbodiesel 2.0 BiTurbo CDTI de 195 cv e ao Astra mais rápido da história, o novo OPC com 280 cv.

A oferta inclui ainda o económico turbodiesel 1.3 CDTI de 95 cavalos e um enérgico 1.4 Turbo a gasolina com 140 cv.

No início do próximo ano o Astra irá estrear uma das variantes da nova geração de motores ECOTEC a gasolina SIDI (Spark Ignition Direct Injection) com 1,6 litros de cilindrada, turbocompressor e injecção direta de combustível. Esta nova geração vai destacar-se por consumos extremamente baixos e também por níveis de potência elevados que podem chegar a 200 cv.

PREÇOS:



Design mais apurado


As variantes Astra de cinco portas e Astra Sports Tourer receberam um visual rejuvenescido, que está ainda mais dinâmico e exclusivo do que antes. O mesmo se pode dizer da nova berlina de quatro portas.

Na dianteira a grelha inferior está mais pronunciada, com um desenho inspirado no recém-lançado Astra GTC.

A grelha superior do Astra de cinco portas, da station wagon Sports Tourer e da berlina de quatro portas passa a apresentar uma barra cromada mais proeminente, em forma de asa, com profundidade visual tridimensional. Esta nova barra cromada está mais centrada e parece flutuar na grelha.

 Na secção traseira, a reentrância onde se situa a chapa de matrícula do Astra de cinco portas foi esculpida de forma diferente, criando visualmente uma maior largura. No Astra de cinco portas e na Sports Tourer existe um novo friso cromado no pára-choques, logo abaixo da chapa de matrícula, que contribui para reforçar a mesma impressão.

Para as novas versões BiTurbo do Astra de cinco portas, da Sports Tourer e do GTC foi criada uma aparência exterior ainda mais dinâmica e distinta, que varia de modelo para modelo.

No habitáculo, o Astra de cinco portas, a Sports Tourer e a berlina de quatro portas apresentam-se com nova decoração graças à utilização de novos tecidos, cores e molduras com pintura de alto brilho.

No caso dos modelos BiTurbo, os tecidos ou couro na cor preta são combinados com pespontos vermelhos nas costuras dos bancos, aplicações nas portas e fole da alavanca da caixa de velocidades.

O novo volante forrado a couro, com base plana, e os tapetes especiais com contornos vermelhos, são mais alguns elementos distintivos do habitáculo do BiTurbo.

Equipamento dotado de tecnologias inovadoras


Novas tecnologias incluem a câmara dianteira ‘Opel Eye’ de segunda geração, com reconhecimento de sinais de trânsito (TSA II), aviso de saída de faixa (LDW), indicação da distância ao carro da frente (FDI) e alerta de colisão dianteira (FCA). Todos os dispositivos emitem avisos para ajudar a evitar situações críticas, por exemplo, quando o condutor está distraído ou perde a concentração.

Outros sistemas de assistência são a câmara de visão traseira, o sistema de ajuda ao estacionamento – que identifica espaços e dá indicações de manobras – bem como um avisador de ângulo cego e o programador de velocidade adaptativo baseado em radar, com sistema de travagem automática em caso de colisão iminente, que funciona entre os 50 km/h e os 180 km/h.

O programador de velocidade com radar mantém a velocidade seleccionada pelo condutor, desacelerando automaticamente por momentos para manter a distância de segurança pré-definida (definida pelo condutor) em relação ao veículo da frente.

Estes novos sistemas complementam a ampla oferta de tecnologias inovadoras, algumas das quais são raras, ou mesmo únicas, no segmento dos compactos. Entre estas conta-se a mais recente geração de faróis dianteiros adaptativos (AFL+), com lâmpadas bi-xénon, e todo um leque de funções de iluminação sofisticadas, nomeadamente a comutação automática entre médios e máximos, a luz dinâmica de curva, a luz de cruzamento e a distribuição variável dos feixes de iluminação que se ajusta automaticamente em função das condições existentes, inclusivamente as atmosféricas.

Suspensão eletrónica FlexRide e HiPerStrut


A par da excelente base dinâmica do Astra, unanimemente reconhecida desde o lançamento do modelo, a Opel oferece o sistema mecatrónico adaptativo FlexRide que permite ajustar automaticamente às condições de condução. Este equipamento dispõe de três modos de funcionamento: o modo ‘Standard’, o modo ‘Tour’ mais orientado para o conforto, e o modo ‘Sport’, uma alternativa mais dinâmica.

Os Astra GTC e Astra OPC possuem a configuração HiPerStrut na suspensão dianteira. Ao desacoplar os movimentos da direcção do conjunto mola-amortecedor McPherson, a arquitetura HiPerStrut melhora a aderência e reduz significativamente os efeitos do binário na direção, permitindo aos condutores tirar o maior partido do desempenho do Astra.

O sistema porta-bicicletas FlexFix é um exclusivo da Opel e está plenamente integrado no pára-choques traseiro, onde se oculta como uma gaveta quando não está a ser utilizado.

O engenhoso sistema de última geração permite transportar quatro bicicletas em simultâneo no Astra Sports Tourer. Por seu turno, o pára-brisas panorâmico, criado e patenteado pela Opel, prolonga-se até meio do tejadilho, proporcionando ao condutor e restantes ocupantes dos modelos Astra GTC um campo de visão alargado.

Ao contrário de outras soluções de tejadilho de vidro, não existe qualquer barra transversal a reduzir a visibilidade.

Sem comentários